Tem certas coisas que só quem “está dentro” sabe. É claro que compartilhamos as notícias mais importantes do “universo PlayStation” com nossos milhões de leitores que acessam o Meu PS4 todo mês. Mas vocês não têm ideia de como é divertido o nosso dia a dia – e do quanto significa fazer parte dessa equipe.

Por isso, nesses #6AnosDeMeuPS4, vamos revelar certas curiosidades da nossa equipe e da nossa rotina, além de dar espaço para cada um falar um pouco dessa experiência. Esperamos que você gostem e sintam-se ainda mais perto da galera que faz isso aqui ser realidade.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 1

Se você acompanha a gente no Twitter, provavelmente viu essa thread e já sabe de algumas curiosidades que vamos falar aqui. Mas vamos lá:

– Pautas: A gente tem um aplicativo para gerenciamento de projetos ágeis bem organizado onde vamos colocando pautas sobre as quais vamos escrever. Todo mundo é livre para colocar sugestões lá, e aí quem quiser/puder ir fazendo coloca seu nome na pauta desejada, arrasta ela pra “em andamento” e depois publica no nosso admin.

A gente tem duas pessoas revisando os textos, o Daniel, e o Hugo Bastos. Claro, as vezes sai um errinho ou outro, tipo o Raphael inventando palavra aqui e ali, mas a ideia é entregar conteúdo priorizando a qualidade, sempre o mais rápido possível.

Sempre ficamos de olho em sites internacionais e nos informes oficias, criamos nossos especiais, com os textões de TB, Bruna e Hugo, tutoriais, da Tati, e ficamos atentos a novidades oficiais da Sony para trazer rapidinho pra vocês – como promoções e os jogos grátis da PSN.

– Reviews: A escolha de quem faz cada review é divertida. Rola uma planilha com os próximos lançamentos – e cada um coloca o nome no que possui o interesse. As vezes, rolam uns subornos e uns acordos por trás dos panos; como Bruna e Barros negociando Tomb Raider e Assassin’s Creed.

Tem também o perfil de cada um, né? Esporte com Barros, indie é Hugo, PES e luta com Charles, RE com Bruna e alguns que precisam de dedicação exclusiva… Aí acabamos nos entendendo e encontrando sempre as pessoas mais adequadas para cada título, podendo levar a melhor análise para os leitores.

– Eventos: Sim, a gente faz apostas para os eventos. Algumas viram até textos no pré-evento, outras ficam só na resenha do Messenger. Mas, no geral, quando nós estamos confiantes, deixamos alguns textos “pré-prontos”. Em 2016, deu certo. O Daniel apostou em um novo God of War e publicamos rapidão.

No ano passado, teve gente aí achando que vinha Bloodborne 2 e… nada! E, claro, aquele banho de água fria sem um trailer de Death Stranding no TGA. Aliás, nossa cobertura em eventos é sempre muito divertida, com papo no chat e no Skype, pra fazermos podcasts, lives e, claro, as matérias que vocês leem por aqui.

Sem contar os eventos presenciais, né? Rapha e Bruna tão sempre nas ativações que rolam em São Paulo, Barros já foi quatro vezes pros EUA, Tati e Daniel tentam ir pra SP quando dá, e a galera tenta sempre se reunir na BGS (a de 2018 foi bem épica, inclusive).

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 2

– Sony: Não, nós não temos nenhuma “relação oficial” com a PlayStation do Brasil a não ser institucional como qualquer outro veículo do gênero. Eles são super legais, temos contato frequente, já fizemos diversas parcerias bem épicas (como o lançamento de God of War), mas não somos um canal oficial, nem temos qualquer poder junto à empresa….ainda que alguns peçam para nós baixarmos os preços dos jogos.

Nunca é demais esclarecer isso. Já fomos à sede da empresa, mas somos apenas um site que tornou-se um portal referência no assunto. Trabalhamos de forma independente e nossa missão, claro, é sempre informar vocês da melhor maneira possível.

– Visitas: Vocês, como nosso público, devem ter noção do quanto são importantes para nós. Mas números sempre ajudam, né? Fiquem com um deles, que é bacana demais: em dezembro de 2018, o Meu PS4 teve mais de 8 milhões de acessos.

– Equipe: Nossa equipe é bem heterogênea. Tem engenheira, doutora (PHD de verdade!), funcionário público, cientista da computação e até futuro teólogo. Jornalista mesmo só um. Tem fã de FIFA e fã de PES. Direita e Esquerda. Gente que também joga em outro console. E todo mundo se dá super bem, provando que essas briguinhas aí não estão com nada!

E os causos são vários: autógrafo na careca, relacionamento em evento, platinas antes da hora, dores de cabeça por jogar muito tempo direto pra entregar review, cartinhas sobre o status do site, sair da E3 pra comprar celular porque o “antigo” morreu… São seis anos de muitas histórias!

Confira o que cada integrante da equipe falou sobre o Meu PS4:

Bruna Mattos – Revisora de localização de games – 31 anos – Natural do Rio de Janeiro, morando em São Paulo

O Meu PS4 é uma grande reunião de amigos pra mim. É o lugar para escrever ou falar do que eu gosto e espairecer das loucuras do dia-a-dia. Não só com o público, mas com essa galera incrível da equipe. Tenho vários amigos na internet, mas com o pessoal do Meu PS4 eu falo todo dia, todo dia mesmo, nem que seja uma única vez para mandar uma imagem engraçada, um meme, ou porque no meio de uma correria eu vi alguma coisa e me lembrei de algum deles.

O dia mais incrível que eu já vivi estando no Meu PS4 foi quando entrevistei o Cory Barlog na BGS 2018. Até hoje eu não sei como eu consegui me manter calma pra falar com o cara (em outro idioma ainda)! God of War foi o jogo dessa geração pra mim, me emocionou imensamente e tem um lugar muito especial no meu coração, então poder sentar por uns minutos e conversar com um dos maiores responsáveis por aquele game foi mágico. Sem o Meu PS4, jamais teria essa oportunidade – que foi pra poucos na feira, aliás!
Não vou desejar vida longa ao Meu PS4 porque eu espero que venha o Meu PS5, Meu PS6… ou, se os sites acabarem, que essa amizade que move a gente todos os dias dure mais do que muitas gerações de consoles.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 3

Charles Paim – Analista de Sistemas – 42 anos – Salvador (BA)

Fazer parte do Meu PS4 é uma mistura de prazer com responsabilidade. Prazer em trabalhar com algo que gostamos muito, os games, e a grande responsabilidade de trazer um conteúdo bacana para os milhões de leitores do site. Juntar essas duas coisas é muito, muito legal.

Um dos momentos mais legais foi nosso primeiro amigo secreto de Natal, o que mostrou que mesmo geograficamente distantes, há uma consideração e carinho mútuo entre todos os membros da equipe. Isso é um diferencial muito bom, que, com certeza, não se vê em qualquer lugar.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 4

Hugo Bastos – Servidor Público Federal – 35 anos – Goiânia (GO)

Trabalhar no Meu PS4 é a realização de um sonho. Gamer desde criança, sempre sonhei em fazer parte desse meio. E quando surgiu a oportunidade de entrar para essa equipe extremamente diferenciada, não pensei duas vezes.

O momento mais marcante foi quando fui convidado pelo Daniel a fazer a análise de um jogo exclusivo da Sony. Pode parecer pouco, mas dada a importância do projeto, e o fato de ter sido pessoalmente convidado a encarar esse desafio, tal fato acabou ficando marcado na memória. 

Fazer parte de algo é uma coisa. Sentir-se parte de algo é outro nível. Ali, percebi que o Meu PS4 não tem uma equipe, tem uma família.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 5

Raphael Batista – Estudante de Teologia – 22 anos – São Paulo (SP)

O Meu PS4 significa mais do que um trabalho no qual me divirto. Construímos um ambiente em que podemos cobrar uns aos outros, mas com respeito e sempre visando o crescimento do site e de todos. Acho que o Meu PS4 significa mais uma família do que só um grupo de pessoas. 

Tenho dois momentos inesquecíveis: na BGS 2017, último dia. Estávamos mortos e fomos experimentar a cadeira de massagens. As reações foram hilárias.  E no ano seguinte, nossas noites no karaokê e hambúrguer. Foi a primeira vez que todos nós estivemos juntos no mesmo lugar (exceto o Lima).

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 6

Tatiane Inês – Social Media – 28 anos – Uberaba (MG) 

O Meu PS4 é muito mais do que o meu trabalho, ele é minha vida… minha família! Se há 5 anos me dissessem que estaria fazendo isso hoje, jamais acreditaria. Mas o Meu PS4 é isso, é sobre vencer as limitações, ir além, aprender um pouco todos os dias.

E claro, nada disso seria realidade se o Daniel, que hoje é um grande amigo, não tivesse enxergado um talento que nem eu sabia que existia. O Meu PS4, pra mim, é tudo, e é com muito amor e carinho que me dedico a fazer o melhor e ser melhor para nossos leitores e amigos todos os dias!

O momento mais inesquecível que vivi no Meu PS4 foi conhecer o escritório da PS Brasil. E claro, vieram outros momentos épicos quando conheci os lindos da redação: Rapha, Bruna, Thi, Muso, Hugo… E claro: é sempre inesquecível quando estamos juntos!

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 7

Thiago Barros – Jornalista – 29 anos – Rio de Janeiro (RJ)

Eu já tive a oportunidade trabalhar em lugares onde sonhei e com pessoas que eu considerado grandes profissionais – e até alguns ídolos de infância. Tenho um bom emprego hoje, onde faço projetos muito relevantes. Mas o Meu PS4, onde eu atuo como colaborador, me proporciona momentos incomparáveis.

Seja na resenha do dia a dia no nosso épico chat no Messenger, nos reviews dos jogos ou nas coberturas de eventos. Sou grato demais ao Daniel pela confiança e ao time todo pelo clima, pelas histórias e pelas memórias. Poder fazer o que mais gosto com gente que eu gosto é sensacional.

E saber o quanto representamos para quem curte PlayStation no Brasil é surreal. Por isso, meu momento inesquecível foi a PlayStation Experience 2017, quando o site foi o único veículo de imprensa brasileiro no evento. Claro, fui às duas últimas E3 (e ficarei com saudades esse ano), mas o sentimento na PSX foi incrível.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 8

Thiago Lima – Assessor Administrativo – 36 Anos – Brasília (DF)

Fazer parte do MeuPS4 é aprender com o que gente mais gosta: jogar videogame. É entender um pouco das paixões das pessoas. É transformar sua experiência em referência para quem curte as mesmas coisas que você. Fora o grupo da redação, cada um com perfil e especialidades e personalidades diferentes. 

Lições de comprometimento, profissionalismo e qualidade são comuns e tornam a experiência ainda mais importante. Me lembro como hoje de um artigo que escrevi, com simplicidade e sem grandes pretensões, sobre botões do joystick PlayStation, que acabou alcançando milhares de pessoas. 

Mais importante que qualquer coisa é ter seu esforço reconhecido e ter esse crédito junto aos colegas de redação. A vida dá muitas voltas, pessoas passam, mas poder ficar aqui no MeuPS4 significa muito pela confiança. Escrever no MeuPS4 é como voltar para casa após um dia de trabalho. É relaxar e curtir um gameplay.

#6AnosDeMeuPS4: a equipe do maior site de PlayStation da América Latina 9