Os leitores mais presentes em nosso site já sabem que o PS4 tem algumas curiosidades e funções que nem todos conhecem. Apesar disso, quanto mais procuramos informações sobre o console, mais truques novos aprendemos.

Hoje vamos listar alguns recursos do PlayStation 4 que, além de muito úteis, não são amplamente utilizados pelos jogadores.

1 – Visualizar a data de expiração da PlayStation Plus

Pode parecer simples, mas nem todos sabem verificar quando expira a assinatura da PlayStation Plus. Talvez você argumente que é “fácil”, bastando somente pressionar o “Options” sobre um jogo oferecido pela assinatura, mas, e caso o jogador não possua nenhum game-plus instalado?

PS Plus

Basta acessar: [Configurações] >[Gerenciamento da conta] > [Informações da conta] > [Assinaturas do PlayStation] > [PlayStation Plus]

playstation plus expirar

Aqui o usuário pode visualizar a data da primeira vez em que ele assinou a PS Plus, quando expira e a próxima renovação automática. Ainda neste menu, ele pode renovar ou mesmo cancelar a renovação, caso desejar.

2 – Utilizar senha para fazer login no PS4

Em uma casa, um PlayStation 4 pode ser utilizado por várias pessoas e, para que todos possam ter configurações personalizadas e privacidade de uso, o console oferece a possibilidade de inserir senha de acesso para cada login.

Para ativar tal função, basta acessar: [Configurações] > [Usuários] > [Configurações de login] > [Gerenciamento de código de acesso]

Senha login PS4

Para os proprietários da PS Camera, é possível realizar o reconhecimento facial como login (não recomendado se possuir um irmão gêmeo idêntico).

reconhecimento facial

3 – Programar o console para desligar automaticamente

Muitos usuários, antes de dormirem, colocam o Netflix ou um filme para executarem no PS4 e acabam pegando no sono, fazendo com que o console fique ligado por horas sem que ninguém esteja de fato usando.

Para evitar desperdício de energia é possível programar um tempo para o video game desligar sozinho.

É só procurar o menu [configurações] > [Economia de energia] > [Definir o tempo até o PS4 ser desligado]. Assim é possível configurar o limite de tempo que o console irá aguardar, sem que haja reprodução de qualquer mídia, para se desligar sozinho.

Tempo até PS4 ser desligado

4 – Conectar o Dualshock 4 ao computador ou android via Bluetooth

Jogar em um celular (Android) ou mesmo em um PC as vezes pode não proporcionar a mesma experiência de um console de mesa, muito em virtude do joystick.

Uma das alternativas é utilizar o confortável Dualshock 4 como controlador. Isso é perfeitamente possível e nem é necessário instalar software adicional.

IMG_0098

  1. Ligue o bluetooth do celular (Android) ou computador;
  2. Pressione, simultaneamente, o botão PS e o botão Share do DS4;
  3. No computador ou celular, escolha a opção “Procurar” no menu de configurações bluetooth;
  4. O Dualshock 4 será exibido com o nome “Wireless Controller” nos dispositivos encontrados. Neste ponto clicar sobre o nome.

DS4 no android

Observação: Ao controlar outros dispositivos com o DualShock 4, os comandos podem apresentar pequenos delays.

OBS 1: Nem todas as versões do Android suportam esta funcionalidade.
OBS 2: Ao realizar este procedimento, o DualShock 4 perde a sincronização com o PS4, sendo necessário refazê-la através do cabo padrão.

5 – Utilizar teclado USB no PS4

Este aqui é fácil e nem por isso menos importante. Existem jogadores que preferem a praticidade de um teclado e mouse ao joystick, principalmente em conversas através de textos.

O PS4 tem suporte nativo para estes periféricos. Basta espetá-los nas saídas USB do aparelho.

teclado+mouse ps4

6 – Exibir todos os aplicativos na tela inicial

De fábrica, o PS4 sai configurado para exibir na tela principal do sistema apenas um resumo dos aplicativos instalados. Caso o usuário prefira exibir todos os aplicativos, sem excessões, na tela inicial basta:

[Configurações] > [Sistema] > [Limitar número de itens de conteúdo na tela principal] e desmarcar a caixinha correspondente.

Sistema tela inicial PS4

Ainda não é possível configurar quais itens aparecerão na tela, mas seria bem interessante essa função! #ficadicaSONY

7 – Realizar download remoto no PlayStation 4

Uma das funções que consideramos mais importantes no PlayStation 4 é a capacidade dos downloads serem feitos em modo de repouso. Este recurso pode ser muito útil em diversas situações como: um lançamento está prestes a acontecer, uma beta será disponibilizada ou um novo update foi lançado.

Você pode, por exemplo, estar no trabalho e, através do celular, dar início a um download e quando chegar em casa o console estará prontinho para o gameplay. Bacana né?

Para que isto seja possível, o console precisa estar em modo repouso e configurado para se conectar à internet neste estado. Com estas condições concluídas, basta procurar o jogo na PlayStation Store através de um celular, efetuar a compra e clicar em “fazer download”.

Download remoto

Dessa forma, quando você chegar em casa o jogo já vai estar instalado e prontinho para uso. 🙂

Esperamos que este artigo possa ter esclarecido algumas dúvidas e, de alguma forma, ter contribuído para ampliar seu conhecimento em relação ao PlayStation 4.

Como é de costume, estamos aqui esperando seus comentários e sugestões de conteúdos ou mesmo inclusão de outros assuntos neste tópico.