Listas

7 manias prejudiciais que todo dono de PS4 precisa esquecer (AGORA)

Conheça 7 coisas que você deve parar de fazer agora, ou não fazer de forma alguma com seu PS4

por Hugo Bastos
7 manias prejudiciais que todo dono de PS4 precisa esquecer (AGORA)

Como todo bom aparelho eletrônico, o PS4 requer alguns cuidados. Para que o console possa durar muitos anos, certas atitudes devem ser tomadas, enquanto outras precisam ser evitadas a qualquer custo.

Esta matéria especial visa alertar os donos de PlayStation 4 sobre algumas manias que muitos têm, mas que podem ser prejudiciais. São pequenas atitudes que diminuem a vida útil do console e, em último caso, podem até transformá-lo em um peso de papel de mais de R$ 2.000,00.

Confira abaixo, portanto, o que NÃO fazer com seu PlayStation 4 – além do óbvio “manter longe de crianças pequenas e animais domésticos”.

Instalação em cantos e próximos a paredes

Muitos têm o costume de instalar o PlayStation 4 próximo a paredes ou em cantos nos cômodos. Esta atitude é mais comum em locais com pouco espaço (Imagina com o PS5!?). Fazendo isso, a dissipação de calor não acontece de forma efetiva, gerando superaquecimento do sistema.

Isso faz com que sua vida útil seja comprometida e, as vezes, ele desliga sozinho devido ao superaquecimento. Além disso, uma instalação em locais mais abafados contribui para o acúmulo de insetos (como baratas) em dias mais frios.

  • O que fazer: o ideal é instalar o console em um local bastante arejado, e com um espaço livre de, pelo menos, 30 centímetros. Se não for possível, uma ideia é investir em um suporte de parede (como prateleiras suspensas), não se esquecendo de considerar o espaço livre.

Deixar luz solar incidir diretamente no console

Isso é extremamente prejudicial por duas razões. Primeiro, porque o console é geralmente preto, cor que absorve luz e, consequentemente, calor. Isso faz com que o seu PS4 aqueça de forma desproporcional.

Segundo, quando a luz solar incide diretamente sobre eletrônicos (quaisquer que sejam eles), também ajuda a superaquecer. Agora faça as contas: calor do PS4 + calor do sol + calor da absorção da luz = PS4 com um tempo de vida bem curto.

  • O que fazer: instale seu console longe de qualquer lugar com incidência de luz solar. Mesmo que isso ocorra apenas por um período, apenas em uma parte e mesmo que a luz tenha que atravessar vidros de janelas. Mesmo a luz “filtrada” carrega calor consigo. Basta verificar a temperatura no local onde ela incide e comparar.

Ligar o PS4 em estabilizadores

Talvez a principal causa de tantos consoles inutilizados: estabilizadores são extremamente prejudiciais ao PS4. Eles não regulam a energia de forma eficiente e não possuem proteção contra ruídos e distorções.

Qualquer que seja a variação de energia pode danificar permanentemente a fonte ou componentes internos de seu PS4. E tendo em vista que nos períodos chuvosos é muito comum haver descargas elétricas, imagina-se o motivo que faz com que isso seja uma prática nada recomendável.

  • O que fazer: invista em um nobreak senoidal puro (vide artigo acima para entender ô porquê). Caso não possua recursos, adquira um bom filtro de linha (filtro de linha, não régua de energia). Isso minimiza os danos causados por variações elétricas.

Menosprezar a importância da limpeza do console

Pense no cooler do PS4 como o cooler de um PC de mesa, notebook ou mesmo o filtro de um aspirador de pó. Com o acúmulo de poeira, a circulação de ar fica comprometida. No caso dos aparelhos eletrônicos, isso significa que o calor gerado pela sua operação não se dissipa, ou se dissipa com mais dificuldade, gerando superaquecimento.

Além disso, o acúmulo de poeira pode causa mau funcionamento do drive Blu-Ray e até danos nos componentes eletrônicos.

1
Fonte: Meu PS4
  • O que fazer: limpe regularmente seu PlayStation 4 com produtos não-abrasivos, especialmente as saídas de ar. Retire a tampa superior e use um pano seco para limpar o excesso de poeira. Faça isso ao menos uma vez por mês.
  • É recomendável ainda leva-lo para limpeza interna e troca da pasta térmica após o término do período de garantia. Abrir o console antes desse período causa violação da garantia do console.

Instalar o PS4 em suportes inadequados

Isso tem mais importância que muita gente imagina. Instalar o PS4 diretamente em locais que retém muito calor, como madeira, já causa o problema número 1 discutido neste artigo: o superaquecimento.

Por outro lado, colocá-lo em locais acolchoados, como mantas e flanelas, é uma sentença de morte, pois além do calor, há ainda o acúmulo de poeira destes itens. Imagine trabalhar com seu notebook em cima da cama. O efeito é mais ou menos o mesmo.

  • O que fazer: se possível, utilize materiais que sejam bons dissipadores de calor, como mármore. Caso não seja possível ou viável, uma boa ideia é utilizar suportes de cerca de cinco centímetros para suspender o console e facilitar a circulação de ar. Pedaços de cortiça funcionam bem.
2
Fonte: Meu PS4

Jogar com o console em locais desnivelados

Quando seu PS4 está funcionando, não é prudente que haja movimentos bruscos. Isso porque ele possui partes mecânicas sensíveis (como o HD e o leitor) que podem ser danificadas ao menor solavanco. Em suportes desnivelados (racks e afins), isso pode acontecer com frequência.

O risco é ainda maior se você utiliza seu console na vertical. Um solavanco no móvel em questão pode fazer com que seu PS4 ‘beije o chão’, estando ligado. Tente imaginar essa cena e não sentir dor…

  • O que fazer: SEMPRE se certifique que o local onde seu PS4 está instalado está firme e com todos os apoios fixos no chão ou parede. Faça isso constantemente, especialmente se precisa deslocar estes suportes com frequência.

Carregar o DualShock com carregadores de celular/carregar enquanto joga

Estes erros são bastante comuns por quem tem poucos controles. Utilizar carregadores que não sejam os do PS4 ou carregadores específicos para os controles sujeita-os a cargas inadequadas, o que compromete seus componentes eletrônicos e a duração da bateria.

Já jogar enquanto o controle carrega faz com que o calor excessivo gerado possa comprometer o componente eletrônico que alimenta a bateria, podendo inutilizá-lo, ou em últimos casos, provocar uma combustão por superaquecimento.

  • O que fazer: carregue o DS4 somente nas entradas USB do PS4 ou nos carregadores específicos para controles DS4 (estações de carga, bases verticais, etc). E não o utilize enquanto carrega. Além disso, não o deixe muito tempo sem carga e sem utilização.

Dicas e cuidados finais

Para terminar, seguem aqui algumas dicas e cuidados finais a ter com o seu console:

  • Não ponha objetos pesados sobre o console;
  • Evite desligar o console enquanto salva/carrega jogos, para evitar corrupção de saves;
  • NUNCA desconecte o HD Externo de forma abrupta, sem antes fazer a ejeção pelo menu do console;
  • NUNCA tire o cabo do console da tomada enquanto o procedimento de desligamento não for finalizado (todas as luzes apagadas), ou enquanto ele estiver em modo de espera (com a luz laranja ligada);
  • Evite, a todo custo, incidência de umidade e maresia no console.

Aproveite e confira também este artigo, sobre cuidados gerais com seu PS4.