Quanto mais o PES 2020 se aproxima do seu lançamento, maior é a ansiedade dos fãs. A expectativa para ter acesso antecipado ao jogo através da demo, é parte do calendário anual dos jogadores.

Afinal, os testes não se resumem apenas em saber o que jogo está trazendo de novo. Faz parte, também, averiguar se defeitos e/ou inconsistências da versão anterior permanecem ou foram corrigidos.

Diante disso, listamos alguns problemas bastante criticados pelos jogadores no PES 2019 e que a Konami deveria olhar com um carinho especial.

1 – Defesa perdida na saída de bola

Na saída de bola, é muito comum tomar/fazer gols. Este fato acontece porque, inexplicavelmente e frequentemente, a defesa fica inerte e parece perder a habilidade de segurar o ataque adversário.

Em razão disso, é comum vermos adversários diminuindo a barra de equilíbrio totalmente, visando minimizar esta vulnerabilidade do setor defensivo. Infelizmente, nem sempre surte efeito.

PES 2019 - Kickoff

2 – Defesa perdida nos acréscimos

Atire a primeira pedra quem nunca tomou viradas absurdas nos acréscimos. De forma análoga à saída de bola, os defensores parecem esquecer de fazer o dever de casa.

Este problema é considerado um dos principais problemas reportados pela comunidade. Mesmo mudando a tática para formações mais defensivas, ou até mesmo retrancadas, o jogo parece ignorar algumas vezes.

3 – Lei da vantagem desregulada

A forma como os juízes aplicam faltas precisa ser calibrada. Muitas vezes, o atacante toma uma trombada boba, recupera a bola e poderia iniciar um contra-ataque fulminante. Porém, o juiz marca falta e põe tudo a perder.

Uma feature antiga do PES seria ótima caso retornasse: a possibilidade de escolher o árbitro da partida. Com isso, teria-se total noção do que esperar da arbitragem, seja rigidez, seja flexibilidade.

4 – “Toma-toma” na zaga

Este defeito é irritante. É comum, dentro da área, o zagueiro tomar a bola do atacante e perder de novo, numa espécie de loop que, muitas vezes, termina em gol.

Este comportamento, somado ao fato que partidas online somente poder ser realizadas com setas aleatórias, torna o problema ainda pior. Atacantes turbinados costumam destruir defensores com setas inferiores.

PES 2019 - Zaga

5 – Troca de cursor imprecisa

Problema frequente na era pós-Fox Engine, a troca de cursor ainda não encontrou seu ponto de equilíbrio. Em muitas jogadas, o fato de não conseguir selecionar o jogador desejado em tempo hábil pode comprometer seriamente o setor defensivo.

Uma forma de minimizar este problema é realizar a troca manual com o analógico direito. Porém, é algo que exige bastante treino para funcionar de forma efetiva nas partidas.

PES 2019 - Cursor

6 – Super cancel (R1+R2) às vezes não funciona

Cancelar a execução de jogadas nas quais vocês mudou de ideia, antes da bola chegar nos pés do jogador, é muito importante. No entanto, acontece, com certa frequência no PES 2019, deste comando simplesmente não funcionar.

Vale salientar que este é um dos comandos mais importantes do PES. Afinal, também auxilia no setor defensivo, desligando o “magnetismo” dos jogadores. Isso permite controlá-lo livremente.

7 – Zagueiro que “esquece” a bola e sobra para o atacante

Outra situação frequente: seu zagueiro acompanha o atacante até certo ponto e, depois, parece esquecer o que estava fazendo. Abandona o atacante, sem explicações, deixando o jogador livre para prosseguir.

A maior evidência deste fato são as constantes partidas com placares elásticos. Isso comprova a imensa vantagem que o jogo proporciona para o setor ofensivo em relação ao defensivo.

PES 2019 - Ataque e Defesa

Demo do PES 2020 está chegando

No dia 28 de junho, dia do PES League World Finals, saberemos a data da demo do PES 2020. A partir deste momento, será possível saber se a franquia continua no caminho certo, e poderá lutar de igual para igual com o rival.