Seja você um novíssimo ganhador/comprador do PlayStation 4, ou um dono de longa data, é certo que sempre busca obter o máximo que seu console pode oferecer. Extrair o máximo do seu PS4 significa poder utiliza-lo de forma a usufruir de tudo o que ele tem a oferecer, e mais um pouco.

Mas você sabe o quanto seu console tem a oferecer, em termos gerais? Acredite, você pode ter deixado passar alguns recursos interessantes, e nem ter se dado conta. Por isso, hoje trazemos este especial bastante especial.

Confira aqui 8 dicas de como aproveitar ao máximo seu PS4.

Fique de olho nas promoções

Isso pode soar como propaganda. Sabemos que em épocas de crise, comprar jogos pode ser mais complicado. Mas constantemente a Sony lança promoções em jogos, com descontos que vão até a casa dos 80%. Em determinadas promoções, o desconto chega a ser maior, se você for assinante da Plus.

Então, é sempre uma boa ficar de olho em nosso site, para atualizações sobre promoções. 

Além disso, você também conta com a página oficial Meus Descontos (link patrocinado), para saber em primeira mão as melhores promoções em jogos físicos, acessórios, e uma pá de outras coisas do universo Gamer.

Atualização de jogos e upload de saves automáticos (requer PSPlus)

Se tem algo que os jogadores odeiam é iniciar aquele game tão esperado, e descobrir que ele tem updates de 45+ GB para realizar, antes de se poder jogar online. Para aqueles que assinam a PS Plus, é possível se esquivar desse pesadelo de uma forma bem simples.

Vá em Configurações -> Configurações de Economia de Energia -> Definir Recursos Disponíveis no Modo de Repouso. Selecione Continuar Conectado à Internet e Habilitar opção de Ligar PS4 a partir da rede. Depois, vá em Configurações -> Sistema -> Downloads Automáticos, e selecione o que deseja baixar automaticamente.

Escolha um dia da semana, e deixe seu PS4 em modo de repouso (segure o botão PS -> Energia -> Entrar no Modo de Repouso) logo de manhã, ou antes de dormir. Ao voltar, todos os jogos deverão estar atualizados.

É possível também fazer upload automático de todos os seus saves. Primeiro, sua conta deve ser a principal do console. Depois, em Configurações -> Gerenciamento de Dados Salvos do Aplicativo -> Upload automatico, habilite a opção Habilitar upload automáticos. E possível escolher quais saves você deseja fazer upload na nuvem.

Aumente sua capacidade de armazenamento

Com jogos que ultrapassam 100 GB, e atualizações que facilmente superam 50 GB, mesmo os mais recentes modelos com armazenamento de 1 TERA tem se mostrado insuficientes. Com o advento da utilização de HDs externos, este é um problema facilmente resolvível.

O ideal é um HD externo de, no mínimo, 2 TERA. E se você tem dúvidas sobre este periférico, o Meu PS4 tem duas matérias muito interessantes a respeito:

Periféricos indispensáveis

Você acaba de comprar seu novo PS4, e não pensa em (ou não tem como) realizar novos gastos. Mas talvez queira considerar adquirir dois periféricos considerados bem importantes – um HUB USB e uma estação de carga.

Uma HUB USB permite expandir o número de portas disponíveis para uso, além das duas do console. Já com a estação de carga, é possível deixar seus controles sobressalentes carregando, enquanto aproveita a jogatina com um já carregado.

Mas atenção: nem todo HUB USB pode ter um bom desempenho. Para tirar todas as suas dúvidas, acesse este artigo maneiro aqui.

Personalize seu console

Existem inúmeros temas disponíveis na PSN, para todos os gostos. Mas se você quer algo mais pessoal, é possível deixar o PS4 com a sua cara, desde coisas simples como o papel de parede, até o mais recente recurso de mudar sua ID online. O Meu PS4 já postou aqui diversos tutoriais, mas nunca é demais lembrar como:

Utilize o modo de espera eficientemente

O modo de espera (ou modo de economia de energia) serve para muito mais que poder reiniciar uma partida de onde parou. Veja o que você pode fazer, além das atualizações e upload automático de saves:

  • Atualização automática do sistema – O sistema pode ser atualizado automaticamente durante o modo de repouso, evitando assim aquela desagradável surpresa ao ligar seu console e perceber que uma atualização precisa ser feita;
  • Baixar jogos – Aquele jogo gigante pode ser baixado mais rápido no modo de espera, já que o PS4 não utiliza outros recursos neste modo;
  • Download de conteúdo remotamente – Se você estiver longe de casa, e seu PS4 já estiver em modo de espera, você pode iniciar downloads de conteúdos remotamente. Basta ir no que você quer baixar na PS Store, pelo aplicativo ou navegador, e selecionar “Baixar do meu PS4”. Você ainda pode acessar a lista de produtos adquiridos, e selecionar os que quer baixar remotamente, clicando em “Baixar no meu PS4” ao lado de cada um.
  • Carregar controles – É possível também deixar seus controles carregando enquanto estiver no modo de espera. Você pode, até mesmo, personalizar por quanto tempo deseja deixar seus controles carregando;
Baixe os conteúdos enquanto está longe de casa, para aproveita-los imediatamente ao chegar. Fonte: PS4

Estes recursos precisam ser habilitados. Para isso, verifique a dica acima de atualização de jogos e upload automático de saves.

Aplicativos PlayStation são seus amigos

Dois são os aplicativos que você deve ter instalados no seu smartphone para melhor utilizar seu PS4: o PS APP e o PS Messages. Com o primeiro, é possível gerenciar todos os aspectos de sua conta remotamente.

Além disso, ao se conectar ao seu PS4 (na mesma rede wi-fi), você pode utiliza-lo como segunda tela, ou para digitar no seu console quando solicitado. Nada de selecionar letra por letra novamente!

Já o PS Messages permite se comunicar com seus amigos, de onde estiver, a qualquer tempo. Certamente uma mão na roda na hora de marcar aquele gameplay para mais tarde.

Use o Remote Play

Essa é para quem vive em casas com uma TV apenas. Você pode utilizar o recurso Remote Play para jogar, enquanto outras pessoas utilizam a TV. Sabendo da importância desse recurso, o Meu PS4 já lançou um tutorial maneiro sobre como configurar o Remote Play – acesse aqui.

Gostou das nossas dicas, caro leitor? Não deixe de interagir conosco nos comentários!