O PlayStation 4 é um aparelho que conta com inúmeros recursos para facilitar sua vida e seu gameplay. Mas nem todos aproveitam – ou mesmo sabem – todas as funcionalidades do videogame.

Por isso, neste tópico especial, vamos ressaltar oito funcionalidades que você, talvez, não tenha explorado ao máximo. Vamos lá!

1 – Armazenamento Online

Você, assinante da PlayStation Plus, sabia que são oferecidos 10 GB de espaço nos servidores da Sony? Estes espaços podem ser utilizados para guardar os famosos savegames. Você utiliza?

PlayStation Plus

Realizar o upload dos seus dados para o armazenamento online pode ser fundamental em casos extremos como: dados corrompidos, formatação do console ou troca do HD. Afinal, nunca sabemos quando pode faltar energia em nossa casa…vai que exatamente no momento em que você está realizando um save, falta-lhe energia? Imagine o desastre…

Uma outra utilidade para esse recurso é caso você opte por trocar o HD do seu PS4. Para não perder os dados dos jogos, realize o upload para o armazenamento online e baixe-os posteriormente.

Mas, como proceder?

É bem simples: acesse o menu Configurações -> Gerenciamento de dados salvos do aplicativo.

Lá você vai encontrar a opção “Dados salvos no armazenamento do sistema”. Selecionando essa opção, uma outra tela aparecerá:

Recursos do PS4- Upload no armazenamento online

Selecione a opção “Fazer upload no armazenamento online”. Marque os dados que deseja enviar e confirme. Você também pode habilitar para que esse procedimento seja realizado automaticamente.

Para habilitar essa opção, acesse: Configurações -> Gerenciamento de dados salvos do aplicativo > Upload automático e habilite os jogos que lhe interessam manter os saves sempre enviados e atualizados na nuvem.

Recursos do PS4 - Upload automático de dados

Caso você precise recuperar um desses dados que esteja no Armazenamento Online, basta acessar: Configurações -> Gerenciamento de dados salvos do aplicativo -> Dados salvos no armazenamento online -> Baixar no armazenamento do sistema e escolher quais deseja baixar para seu console.

2 – Armazenamento de dados em dispositivo USB

Se você é paranóico não confia muito em salvar arquivos nos servidores da Sony, ou não possui assinatura da PlayStation Plus e mesmo assim deseja realizar um backup dos seus progressos, você pode optar pelo uso de um dispositivo USB.

Primeiro, você precisa formatar o dispositivo escolhido no formato FAT32. Conecte ao seu console para realizar o procedimento.

No menu Configurações -> Gerenciamento de dados salvos do aplicativo > Dados salvos no armazenamento do sistema -> Copiar para dispositivo USB – ao selecionar essa opção aparecerão os saves que estão no seu console. Selecione os que deseja passar para o dispositivo USB.

Recursos do PS4 - Copiar no disp. USB

Esse recurso não tem a opção de ser realizado automaticamente, caso você opte por ele, você deverá se lembrar de realizar a cópia regularmente.

3 – Entrar ou sair de grupos de mensagens

Em um primeiro momento, este recurso pode parecer superficial ou simplório demais, mas nos momentos em que você precisa comunicar algo de forma mais ágil, isso pode ser interessante.

Criando um grupo de mensagens

Vá ao menu Mensagens -> Criar mensagem -> e adicione os amigos para os quais deseja enviar seu comunicado/chamado

Recursos do PS4 - grupo de mensagens

Saindo de um grupo de mensagens

Que atire a primeira pedra quem nunca foi adicionado a um grupo com 60 pessoas e ficou recebendo milhares de notificações de mensagens, a maioria sem sentido. Não se desespere!

Para que você não se esqueça: Vá até o menu “Mensagens” e selcione a conversa, pressione OPTION e selecione a opção SAIR. Simples assim!

4 – Entrar em comunidades

Nas comunidades você pode enviar fotos, mensagens e até encontrar sessões de jogos dos membros que fazem parte dela.

Comunidade Meu PS4

Há ainda as comunidades que são sugeridas com base nos seus interesses e de seus amigos. Essas estarão disponíveis em Amigos > Comunidades > Descobrir Comunidades.

Nós temos a nossa comunidade e seria uma honra contar com sua participação!

5 – Ativar ou desativar notificações

As notificações no PS4 servem para mostrar ao jogador quando determinadas coisas acontecem: conquistas de troféus, mensagens, pedidos de amizade, convites de jogo e parties entre outras opções.

Algumas podem ser dispensáveis, principalmente para aqueles que não gostam de ser incomodados durante o gameplay.

Recursos do PS4 - Notificações g

Por vezes, as notificações podem ser responsáveis diretas pelo seu desempenho em uma partida. Muitos jogos colocam seus mapas no canto superior esquerdo da tela, justamente onde as notificações aparecem. Agora imagine ter a sua visão comprometida com estas notificações a todo instante?

Para ativar ou desativar as notificações que aparecem na tela, basta acessar o menu: Configurações -> Notificações.

Recursos do PS4 - Notificações

6 – Downloads Automáticos

Habilitar essa opção é interessante para que, todas as vezes que sair alguma atualização de determinado aplicativo, ou mesmo de software do sistema, ele se inicie automaticamente, sem que você se preocupe de querer jogar e determinado jogo precisar ser atualizado naquele momento.

Basta ir até o menu: Configurações->Sistema->Downloads automáticos e desabilitar/habilitar as opções que melhor se adequam a você.

Recursos do PS4 - Downloads automáticos

7 – Diminuir/aumentar a intensidade da barra de luz do DualShock 4

Quer prolongar o tempo de duração do DualShock 4? basta diminuir a intensidade da lightbar! A maioria dos jogadores nem se importa com uma luz mais intensa…então, por que mantê-la?

Recursos do PS4 - Lightbar DS4

Recorra ao menu Configurações -> Controles -> Brilho da barra de luz do DUALSHOCK 4. Lá você poderá optar por três opções:

  • Claro (padrão) – onde a intensidade é maior
  • Médio – intensidade mediana
  • Escuro – intensidade baixa

Além disso, nesse menu você pode habilitar ou desabilitar o recurso de vibrar e regular o volume do alto-falante do controle. Sabia dessa?

8 – Ouvir músicas enquanto joga

Nada como jogar aquela partida de FPS com uma trilha sonora personalizada, não? E é possível jogar no PS4 e ouvir suas músicas preferidas ao mesmo tempo. Para isso, o console conta com 2 recursos:

Spotify

Um aplicativo que permite aos jogadores ouvir suas músicas favoritas online, enquanto se joga. Basta criar uma conta e começar a criar suas playlists.

Para passar determinada faixa ou controlar o volume durante o jogo, basta pressionar o botão “PS” e a opção de mídia aparecerá para você.

Spotify PS4

Ainda, se você tiver o aplicativo do Spotify no seu celular, é possível conectá-lo com o PS4. Basta fazer um sincronismo! Dessa forma, todo controle das faixas pode ser feito diretamente no seu smartphone!

Recursos do PS4 - Spotify

Se você optar pela versão free, em alguns momentos você precisará ouvir alguns anúncios do próprio Spotify e seus parceiros. Se você quiser ficar livre de anúncios, pode assinar a versão premium e ouvir suas músicas sem ser interrompido.

Reprodutor de Mídia

Reprodutor de mídia

Caso você não queira utilizar o Spotify, há também o Reprodutor de Mídia, disponibilizado para o PS4 em junho deste ano. Basta salvar suas músicas em um pen drive (com os formatos corretos) e abrir o aplicativo para executar suas músicas preferidas enquanto joga.

Para saber todos os formatos compatíveis, confira o link abaixo:

Estes podem parecer recursos demasiados simples, contudo podemos esquecer de vários deles ou mesmo não saber como acessar determinada funcionalidade. Talvez até, algum dos expostos aqui eram desconhecidos por você, caro leitor.

Também esperamos que você contribua conosco oferecendo suas dicas, funções interessantes que ainda não destacamos ou mesmo alguma sugestão.

Não deixe de utilizar os comentários para expressar duas impressões!