Metro é uma série de games “curiosa”. Não chega a ser das mais famosas, mas mesmo assim tem um desempenho sólido – Last Light no PS3 ganhou 80 no MetaCritic e Redux recebeu 83 em sua versão para PS4. E, por isso, gera um certo burburinho ao lançar no dia 15 de fevereiro mais um título: Metro Exodus. 

FPS que mistura stealth e terror, produzido pela 4A Games e publicado pela Deep Silver, Metro é uma adaptação das obras do autor russo Dmitriy Glukhovskiy. Sempre com uma pegada pós-apocalíptica, trata de acidente nuclear e sobrevivência na Rússia. Exodus, o novo título da saga, começou a ser feito há cinco anos e vem cheio de novidades.

A principal delas é a liberdade dada ao jogador. Você vai controlar Artyom, um jovem de 23 anos que foge de Moscou e tenta pegar carona em uma locomotiva em busca de um novo destino. A história tem duração de um ano e acontece exatamente após os eventos finais de Last Light.

Mas o bacana mesmo é a jogabilidade, que promete ser muito mais fluída. Será possível abordar as missões do jeito que você quiser. Metro Exodus será um game de tiro sem a linearidade tradicional que se vê no gênero. Tudo isso mantendo algumas características famosas da série, como clima dinâmico, ciclo dia/noite e mudanças no ambiente.

Transformar uma saga totalmente linear em um mundo aberto não é simples, então fica a expectativa para ver como a 4A Games fez essa adaptação. Só que o core do jogo – a inteligência – segue ali. Você terá um arsenal extenso, mas Metro não é um game para o jogador sair atirando e explodindo tudo. É mais estratégico, pensado.

Ao que tudo indica, Metro Exodus é o título mais ambicioso da franquia. Visualmente, já notamos em trailers e vídeos de gameplay o quanto ele está lindo. Além disso, a “nova” maneira de jogar combinada com os recursos clássicos parecem bem interessantes. É, certamente, um game para se prestar atenção em 2019.

Pode não ter o mesmo nome de algumas séries que já tiveram novos capítulos lançados ainda nesse ano, como Resident Evil, Kingdom Hearts e Far Cry (que chega justamente no mesmo dia de Metro Exodus), ou aquela baita hype de Anthem, mas não deve deixar a desejar em nada.

Faltam 4 dias!

Metro Exodus

  • Lançamento: 15/02/2019
  • Desenvolvedora: 4A Games/Deep Silver
  • Gênero: FPS
  • Preço: R$ 229,90 (COMPRE AQUI com descontos)
  • Versões Extras: Gold Edition, R$ 325,90
  • Bônus de Pré-Venda: TemaExclusivo
  • Jogadores: 1
  • Localização: Legendas e Menus

Confira todos os previews: