Um dos contra-tempos que encontramos ao jogar no PlayStation 4 é relacionado a duração da bateria do DualShock. Você sabe, ela não dura muito!

Muitos apontam a lightbar como grande vilã do consumo, contudo os outros recursos do joystick também tem sua parcela de “culpa”. Vibração, uso do headset, sensores de movimentos, touch e outros artifícios também consomem muito da energia da manete.

Para tentar amenizar um pouco este desconforto, separamos algumas sugestões para prolongar o uso do controle.

1 – Desabilitar a vibração do controle

O sistema de vibração do DualShock 4 é composto por dois pequenos motores acoplados a pesos diferentes que, ao serem acionados, dão a sensação da vibração. Desabilitar esta opção contribui bastante.

Para desabilitar, basta acessar o menu [Configurações] > [Dispositivos] > [Controles] e desmarcar a opção [Habilitar vibração].

Habilitar vibração DualShock 4

2 – Reduzir o brilho da barra de luz

Aquela barra de luz do DS4 é mais que um mero enfeite. Ela será essencial na captação dos movimentos ao utilizar o controle em conjunto com o PlayStation VR. Porém, enquanto a realidade virtual não chega, o brilho da luz pode ser reduzido.

Dualshock-4-PS4-Playstation-4

No mesmo menu citado anteriormente, é possível realizar o procedimento. Em [Configurações] > [Dispositivos] > [Controles] > [Brilho da barra de luz do DualShock 4] contém 3 opções:

  • Claro [padrão] onde a luz é mais intensa e consome mais energia;
  • Médio: intensidade e consumo moderados;
  • Escuro: menor intensidade e consumo.

3 – Reduzir o volume do alto falante

Em jogos como Killzone: Shadow Fall, Infamous: Second Son, The Division, entre outros, o auto falante é bastante utilizado. Reduzir o volume deste áudio é uma boa opção para ajudar na economia.

Em [Configurações] > [Dispositivos] > [Controles] >[Controle de volume (alto falante do controle)] é possível realizar este ajuste.

4 – Desligar o controle quando ocioso

Vai fazer uma pausa para um lanche ou uma rápida saída e não quer desligar o PlayStation 4? Desligue apenas o DualShock 4!

Para fazer isso de forma manual, basta pressionar o botão “PS” > [Ajustar som e dispositivos] > [Desligar dispositivo] ou [Configurações] > [Dispositivos] > [Desligar dispositivo]

Desligar dispositivo

Também é possível configurar para que isso aconteça após um tempo em que o controle ficar ocioso. Em [Configurações] > [Configurações de economia de energia] >[Definir o tempo até os controles serem desligados] permite configurar o tempo em que o controle será desligado por inatividade.

Definir tempo até controle ser desligado

5 – Utilizar uma bateria externa

Uma outra alternativa é adquirir um carregador portátil especialmente projetado para o DualShock 4, chamado de battery pack. O acessório se encaixa perfeitamente na entrada do controle, oferecendo mais algumas horas de gameplay.

ps4_battery_pack

Infelizmente, este acessório não é tão fácil de se encontrar no mercado brasileiro

6 – Instalar uma bateria de maior capacidade no controle

Uma das alternativas mais efetivas é a troca da bateria do controle. No mercado é possível encontrar modelos compatíveis com joystick do PS4.

Como trocar bateria DualShock 4

O procedimento é bem simples e demanda pouco tempo e ferramentas. O tutorial completo de como fazer você encontra no link abaixo.

7 – Cuidados especiais com o controle

Por mais eficientes que sejam, as baterias acabam perdendo a capacidade de armazenamento, principalmente em locais mais quentes. Em consequência, o tempo de duração é reduzido.

DualShock 4 carregando

Além da perda “natural”, alguns erros cometidos no dia a dia podem acelerar essa depreciação do componente como: jogar enquanto o controle recarrega, utilizar carregadores inadequados, conectar em outras portas USB que não as do PS4 ou deixá-lo por longos períodos sem bateria.

Veja como evitar os principais erros:

Em testes realizados pela redação, utilizando os procedimentos de 1 a 4, foi possível notar uma duração de até 1:15 hrs além do “normal”. Faça você estes testes e compartilhe conosco seus resultados!