Se existe um assunto espinhoso e repleto de muitas dúvidas, com absoluta certeza, é o compartilhamento de jogos no PS4. Você não precisa ir muito longe para encontrar jogadores com dúvidas, afirmações ou conclusões divergentes. O tema inclusive é alvo de debates calorosos.

O grande problema, neste caso, é que muitas das explicações ou mesmo crenças de alguns são vazias. Além disso, existem poucas fontes confiáveis sobre o assunto.

Por isso, resolvemos adentrar neste tema delicado. Mas antes que isto aconteça, precisamos já de antemão esclarecer pontos principais. Todo nosso artigo foi elaborado com base na fonte oficial. Ou seja, nos Termos de Serviço da PlayStation Network. Aquele mesmo termo que você, caro jogador, aceitou ao criar sua conta.

Por isso, questionamos: Você já leu, nem que seja por curiosidade, o termo? Pois bem, senão o fez, eis agora sua oportunidade:

É um documento grande, repleto de palavras não muito amigáveis. Mas é importante sabermos exatamente do que se trata.

Compartilhamento de jogos no PS4: o que é permitido?

Vamos logo ao que interessa. Você pode ou não compartilhar seus jogos?

Suponhamos que em sua casa duas ou mais pessoas compartilhem (fazem uso) do mesmo PS4. Algo muitíssimo normal inclusive. Se não houvesse os recursos como Conta Principal, cada um deles deveria comprar seu próprio jogo e, além disso, as assinaturas do serviço PlayStation Plus deveriam ser individuais. Imagine: não ficaria nada barato manter um PS4 em casa com vários irmãos por exemplo.

Por isso, existe o recurso de Conta Principal. Com isso, uma única conta faz a aquisição de jogos e assinatura da PS Plus e os demais usuários – do mesmo console – podem usar sem custos extras. Não é necessário sequer que o ‘dono’ do jogo faça login para que os demais joguem.

Pronto. Este é o único compartilhamento de jogos previsto nos Termos de Uso da PlayStation Network. Aproveitamos, mais uma vez, para sugerir a leitura deste outro artigo oficial que explica, detalhadamente, tudo que você pode fazer:

A imagem abaixo desenha a explicação:

Benefícios conta principal
Conta Principal

E se for jogar na casa de um amigo?

Uma mídia física pode ser facilmente transportada e usada em outros consoles. E, caso não houvesse a possibilidade de baixar o jogo novamente em outro console, não seria possível jogá-lo em outros lugares.

Então se você vai a casa de um amigo e deseja jogar uma partida de um jogo de futebol que você tenha em sua conta e ele não, isto é possível. Na casa do seu anfitrião, você realiza login com sua conta (convidado) –  ela não é a principal do console – faz o download, joga e fim.

Quando você for embora, realiza o logout. Como o jogo está vinculado em sua conta, nenhuma outra daquele console consegue executá-lo.

Este mesmo recurso permite que um conteúdo de uma conta possa ser usado em até dois consoles diferentes ao mesmo tempo. Porque disso? Simples: enquanto você estiver fora de casa, seu irmão por exemplo, ainda pode desfrutar de um jogo digital, enquanto você, na casa do seu amigo – como convidado – também pode.

Conta principal PS4
Como funciona

As informações citadas acima podem ser checadas no site oficial do PlayStation, na seção de perguntas frequentes.

Compartilhando jogos com amigos

A possibilidade acima abre brechas. Você deve ter percebido isso. Muitos jogadores dividem contas. Ou seja: um usuário realiza a compra digital e outros, de posse do login e senha, também fazem o download. Pode parecer inocente e até inteligente, mas essa prática não está prevista nos termos.

A possibilidade de se baixar um jogo, na mesma conta, em um console não com o intuito de dividir, mas sim, aproveitar seu jogo enquanto você estiver fora de casa.

Os Termos (aquele mesmo…leia clicando aqui) são claros:

Exceto se declarado neste contrato, todo o conteúdo e software fornecido pelos Serviços da PSN é licenciado não exclusivamente e revogavelmente para você, seus filhos e crianças sob a sua tutela legal unicamente para seu uso limitado pessoal, privado, não transferível e não comercial em um número limitado de Dispositivos autorizados para o país no qual a sua Conta está registrada.

Isto é: jogos adquiridos por uma determinada conta não podem ser usados por outra conta em outros consoles. (salvo naquele caso específico).

Dessa forma, compartilhamento de jogos entre duas ou mais pessoas – também em consoles diferentes – e comercialização de jogos (Contas de Mercado Livre por exemplo) em mídias digitais fora da PSN, não estão previstas no termo.

E o que pode acontecer? Banimento.

Claro que você já ouviu ou sabe de usuários que reforçam: “compartilho só com um amigo e nunca deu problemas“. Ou qualquer variante dessa.

O fato é que, segundo a própria fonte oficial, compartilhamento de contas é passível de banimento.

Compartilhamento de informações pessoais da conta da PlayStation Network para obter acesso à conta de outra pessoa. Alteração do endereço de email e/ou senha de outra pessoa sem sua permissão para obter e controlar o acesso a uma conta. Tentativa do usuário de usar ou obter conteúdo pelo qual não pagou.

O trecho acima pode ser conferido aqui:

É com você!

Você deve ter entendido que, em nenhum momento, assumimos o lugar de justiceiros ou defensores perpétuos. Sinceramente? O que você faz ou como faz uso do seus consoles-contas não nos diz a respeito. Em resumo: não temos nada a ver com isso!

O objetivo aqui é simples: Deixar claro o que está previsto nos Termos de Uso. Cabe a você, caro amigo, agir de acordo com sua consciência, sabendo é claro quais foram as regras propostas.