O Meu PS4 conversou com os brasileiros fãs de Death Stranding, mas o jogo é um fenômeno global. E não há lugar melhor para perceber isso do que o Reddit. É nas páginas do mais famoso fórum da web que muitas discussões surgem. Das teorias mais loucas àquelas que você pensa: “acertou, miserável”.

Agora, com o mais novo trailer de Death Stranding na área, é hora de voltar nossos olhos novamente para o subreddit do título no site. Tem muita coisa bacana por lá e vamos tentar resumir um pouquinho dos assuntos mais comentados por quem está “conectado” ao jogo nesses tópicos.

DEATH STRANDING_TEORIA_1

Esse artigo não visa “destrinchar” o trailer – até porque o GameSpot já fez isso muito bem aqui. A ideia é levar o debate além dos fatos. Questionar e teorizar sobre o que cada detalhe significa. Novamente, todas as informações são retiradas de posts dos usuários do Reddit que estão discutindo diariamente no subfórum de DS.

Cliff – Talvez o maior mistério do jogo agora seja o personagem de Mads Mikkelsen. Pelo menos, agora sabemos seu nome, Cliff. E, para muita gente, isso já diz muito – assim como em vários outros personagens. Cliff, em inglês, significa abismo. E não fica muito difícil de associar o “soldado/cientista” esquisito com a palavra.

DEATH STRANDING_TEORIA_2

Sam Bridges tem a missão de reconectar o mundo – como uma ponte. E onde você constrói pontes para que as pessoas não caiam? Em “abismos”. Ou seja, para Sam conseguir alcançar seu objetivo, ele terá que derrotar Cliff. Sem falar que Cliff sai de poças do líquido preto misterioso como se fossem abismos mesmo.

Mas o que mais impressiona é uma conexão de Cliff com Hades. O nome “Hades” é exibido no trailer, como se fosse de um local, que parece um submundo; com muitos soldados e guerras (WWI, WWII, Vietnã). Muita gente sugere que seria uma espécie de purgatório ou inferno. E se Cliff for o guardião dele?

Essa “dimensão” parece ser para onde quem é capturado pelo líquido preto vai. Mas Cliff parece “mandar” no líquido e nos soldados que saem dele – como Cérbero, cão com três cabeças que é o bichinho de estimação do Deus do Submundo na mitologia grega. Será?

DEATH STRANDING_TEORIA_3

Se levarmos isso mais adiante ainda, Cliff parece ter uma cicatriz igual a de Sam em outros trailers, além de tentar “copiar” a relação do herói com os BBs. E se eles têm algum parentesco? Talvez irmãos? Como eram Hades e Zeus, filhos de Cronos, que são extremamente opostos: céu e submundo.

Mas esse não é o “único” Cliff que aparece. No trailer lá de trás, quando Mads foi revelado, ele parecia com sua idade “normal”. Nesse, dá pra vê-lo mais jovem nas cenas “no Vietnã”. E ele também aparece mais velho, logo no começo e no fim do trailer, falando com um BB.

E ele aparece ali segurando o que alguns redditers acham ser uma referência a uma obra chamada “A Lua e a Terra”. Até porque ele fala em Lua ao conversar com seu BB – que, para algumas pessoas, foi criado por ele justamente para permiti-lo viajar pelos diferentes mundos.

DEATH STRANDING_TEORIA_4

Mas também parece haver uma conexão entre Cliff e a Bridges. Quem sabe ele fez esse projeto enquanto trabalhava lá e depois rebelou-se? Não seria uma novidade em jogos de Hideo Kojima brincar com conceitos de heróis e vilões e, na verdade, ninguém ser muito o que parece.

Higgs – Esse é mais um nome que não pode ser à toa. Certamente, é uma relação com o Bóson de Higgs. A galera do Reddit – e todo mundo – pegou essa referência. Até porque o jogo parece ter uma relação clara com física, química e coisas do tipo. Quem não lembra do colar de Sam cheio de fórmulas?

DEATH STRANDING_TEORIA_5

Pois bem, Higgs também tem uma equação – tatuada sobre seu olho. O personagem interpretado por Troy Baker parece ser um grande vilão, capaz de invocar a Timefall, criar monstros e gerar crateras. É um separatista, que comanda o grupo chamado de Homo Demens – demens significa “louco” ou “irritado”.

Mas voltando para a equação: no Reddit, fala-se que ela pode ter relação com algo chamado Teoria de Gauge. São leis da física que são baseadas na ideia de que as transformações de simetria podem ser locais ou globais. Parece combinar bastante com o que estamos vendo de Death Stranding.

Death Stranding no Reddit: teorias sobre o jogo estão "bombando" na web 1

Ainda na linha, você sabia que 29 de maio é o dia em que a Teoria da Relatividade, de Einstein, foi confirmada? Exatamente 100 anos atrás

E se, mais do que ciência, aquelas teorias de mitologias forem confirmadas? Falou-se muito de referências egípcias com Higgs; especialmente com Anúbis. E se ele for algo como um “deus da morte”? Que tenta, de qualquer jeito, enviar as pessoas para o submundo?
 
Piscar de um bebê – Um dos detalhes mais bacanas do trailer, que parece ter sido confirmado já, é que há “piscadas” a cada cena; cortando. A especulação é de que seria o bebê do começo (e do final) do trailer. Além da percepção de que Cliff está, mais do que falando com o neném, conversando conosco.

DEATH STRANDING_TEORIA_6

Seria uma espécie de mensagem de Kojima para nós. Especialmente quando ele fala sobre “lua”. Parece muito uma referência ao Ludens, símbolo da Kojima Productions. Nome que aparece na máscara de um dos novos personagens que foram revelados no novo trailer.

Bridget – A personagem de Lindsay Wagner se chama Amelie, mas há quem pense que Bridget, a velhinha na cama no Salão Oval, é ela. Parece que há uma “versão jovem e uma versão idosa” dela. Outros dizem que ela é a “múmia” que aparece no trailer; especialmente após ela dizer “adeus” para Sam no trailer.

DEATH STRANDING_TEORIA_7

Outro detalhe bem interessante sobre Bridget é que a cama dela tem fios pretos iguais aos da “Death Stranding”. E na hora em que ela está conversando com o personagem de Norman Reedus, Sam diz algo do tipo: “cobrir o mundo de fios parece que não deu muito certo”. Estranho, não?

Será que ela é a responsável pelo que aconteceu no mundo?

Plot – Há também alguns posts de pessoas que acham que entenderam do que se trata o jogo, com detalhes do plot. Esse aqui é um deles.

DEATH STRANDING_TEORIA_8

Resumidamente, para ele, a “quarta explosão” gerou o líquido preto, que acaba se tornando o oposto do Big Bang; a primeira explosão. E os humanos que sobraram após esses eventos parece que foram os que conseguiram usar a tecnologia a seu favor, para fugir do Hades.

Hades esse que, claro, não tem esse nome à toa: é como um submundo. Segundo muitas especulações, é um purgatório. Onde há lembranças de guerras e de vários momentos difíceis da humanidade. Existe até um post que diz que é uma crítica de Kojima aos FPS tradicionais.

E uma das mais legais é a publicação que fala de referências a outros trailers; mais da E3 2018. Em suma, ela diz que o jogo parece ser muito aberto, com a liberdade total para o jogador. Tanto em termos de equipamento como de exploração. Ele só junta algumas peças que pareciam estar bem claras.

DEATH STRANDING_TEORIA_9

Menos aquela cena do Sam azul tentando se matar, não é? Bom, até para isso já tem teoria. Quando ele “perde a cor”, é porque perdeu as conexões. Ele também aparece assim quando “cai na água”, aparentemente em um daqueles momentos entre vida e morte.

O próprio site oficial de Death Stranding é interessante para servir como inspiração para teorias e confirmar rumores. Mas o “big picture” do jogo vem sendo explorado,  analisado pelos internautas incessantemente. Muitas coisas já se conectaram, mas fica ainda o mistério: o que causou as cordas e o líquido preto?

Death Stranding – A cena que mostra o líquido pegando fogo tão rápido fez muitas pessoas ligarem ele ao petróleo. Como já havia sido anteriormente, nos primeiros trailers, quando aparecem animais mortos na praia. Não seria uma referência muito difícil ou surpreendente, não é mesmo?

DEATH STRANDING_TEORIA_10

Porém, a resposta mais comum das pessoas é de que, realmente, isso deve ter sido criado pelo homem. A explosão não foi natural. Tentando usar a tecnologia para ter ainda mais avanços, a humanidade acabou dando um tiro no próprio pé. O “como” é o grande mistério. Fala-se em células espelho. Será?

Lembram-se dos primeiros trailers, com músicas que pareciam mostrar que Sam teve alguma culpa em algo muito grave? Depois tentou “encontrar a saída mais fácil”, etc? E se ele teve relação com o que aconteceu – e perdeu sua família por isso (levando a misteriosa foto dele no Salão Oval em consideração)? É uma possibilidade.

Multiplayer – O site oficial de Death Stranding diz que ele será um título para apenas 1 jogador, mas Hideo Kojima falou em algumas ocasiões sobre conexões e coisas do tipo. Bem, parece que isso deve acontecer como em títulos da saga Souls. Deve ser possível ver dicas e referências do progressos de outros jogadores, mas só.

DEATH STRANDING_TEORIA_11

Sem contar que fala-se muito de pensar bem nas consequências dos atos, de evitar o conflito, de tentar ser mais corda do que bastão. É bem provável que o aprendizado dos jogadores com experiências dos outros seja fundamental para avançar no jogo e conseguir desvendar todo o mistério.

Algo que chamou a atenção também em termos de gameplay foi que a algema que Sam usa parece ser usada como o menu. Menu esse que mostra itens que estão, de fato, com ele – algo que já tinha sido falado anteriormente. A escada, por exemplo, estava mesmo naquela mochila, não simplesmente surge ali.

 
Filmes – Cinéfilo de carteirinha, Hideo Kojima não perderia a oportunidade de fazer referências a cenas de filmes nos trailers. Como essa e essa. Mas parece que as coisas podem ir além disso e de ter alguns amigos, diretores e atores no elenco de Death Stranding. Já falamos sobre nomes antes, mas vamos lá…

DEATH STRANDING_TEORIA_12

Esse post teoriza que há relações entre algumas nomenclaturas dose personagens e filmes famosos. Todos com algum tipo de similaridade com Death Stranding. Amelie, Fragile, Mama, Dead Man… Pode não significar nada, mas é realmente de se pensar em tantas referências.

Pois bem, esse foi um pequeno resumo de alguns dos posts mais interessantes de Death Stranding no Reddit depois do lançamento do seu último trailer. Se você tiver paciência e souber inglês, vale a pena dar uma olhada nos links para saber detalhes mais minuciosos e até entrar nas discussões no fórum.

Enquanto isso, vamos aguardar mais novidades e, claro, ficar na regressiva para o dia 8 de novembro.