Especiais

Conheça as referências de Silent Hills e P.T. em Death Stranding

Easter Eggs de P.T. estão por toda parte em Death Stranding.

por Vinícius Paráboa
Conheça as referências de Silent Hills e P.T. em Death Stranding

Quando Hideo Kojima terminou Metal Gear Solid V, seu próximo projeto seria Silent Hills, um reboot da famosa franquia de terror. O título estava sendo desenvolvido em parceria com o cineasta Guilhermo del Toro, mas acabou cancelado pela Konami. Em seguida, o game designer deixou a empresa para começar Death Stranding.

Toda essa história deixa fãs de jogos de terror chateados até hoje. A única demonstração deixada foi P.T., que se tornou extremamente popular na comunidade gamer. Embora tenha sido removido da PlayStation Store, a demo inspirou outros títulos, deixando sua marca na indústria.

Mas ao que parece, o próprio Kojima ficou marcado pelo o que poderia ter sido Silent Hills. Ao produzir Death Stranding, o japonês deixou algumas referências do cancelado game na nova IP.

Meu PS4 reuniu alguns fatos dos jogos para fazer as comparações. Atenção! Os parágrafos a seguir contém spoilers de Death Stranding, especialmente sobre o fim da história. A leitura a seguir fica por sua conta e risco.

Lisa

Lisa PT
Lisa está em ambos jogos

Em P.T., os jogadores são perseguidos e assombrados pelo especto de uma mulher chamada Lisa. Conforme se dá voltas e mais voltas pelos corredores, seu trágico destino é revelado: ela foi assassinada pelo marido enquanto estava grávida, vítima de um tiro no olho e outro no estômago.

Acontece que Death Stranding também tem uma personagem chamada Lisa. Ela é a esposa de Cliff Unger (Mads Mikkelsen) e, assim como em P.T., ela estava grávida e também tem o mesmo destino terrível. Cliff se vê obrigado a matar a própria esposa depois que ela sofre um acidente e tem morte cerebral confirmada. Lisa fica em estado vegetativo, isso enquanto o bebê é salvo e introduzido ao programa ‘Bridge Baby’.

Bridge Baby

BBs Death Stranding
Bebês são parte importante de Silent Hills e Death Stranding

Outra possível conexão entre Death Stranding e P.T. são os Bridge Babies (BBs). No jogo de terror, os jogadores descobrem um feto mutilado na pia de um banheiro, provavelmente o bebê que Lisa carregava em seu útero. No novo título, Sam Bridges (Norman Reedus) carrega um BB, que detecta EPs e outras ameaças. Não é uma mera coincidência que Kojima use bebês nos dois games.

O fim de Death Stranding

Cliff Unger Death Stranding
Cliff toma uma grande decisão no fim do jogo

É descoberto no fim do jogo, que em uma tentativa desesperada de fugir do laboratório com seu bebê, Cliff mata Lisa. No entanto, eventualmente, tanto pai e filho acabam mortos.

A sequência poderia ser interpretada como uma metáfora: Kojima tenta deixar a Konami com seu “bebê”, Silent Hills. Entretanto, assim como o destino de Lisa e seu bebê é a morte, acontece o mesmo com o cancelado Silent Hills. Então, o bebê renasce como Sam, que pode ser outra metáfora para a volta do projeto, só que na forma de Death Stranding.

Já se sabe que Kojima gosta de colocar algumas analogias pessoais em seus jogos. Uma das cutscenes de Death Stranding e o trailer de anúncio do jogo também podem ser uma metáfora para a saída do desenvolvedor da Konami.

Norman Reedus, Guilhermo del Toro e Junji Ito

Norman Reedus
Norman Reedus é o protagonista das duas criações de Kojima

Estas são as conexões mais óbvias. Norman Reedus atuou como o protagonista de ambos jogos. Guilhermo del Toro esteve envolvido na parte criativa de P.T., além de ter seu corpo escaneado para que outro ator interpretasse Deadman em Death Stranding.

Por fim, temos Junji Ito. Para quem não sabe, ele é um artista de mangás de terror, e embora não se saiba o quão importante foi sua participação em Silent Hills, ele fez parte da produção. Em Death Stranding, ele é um dos recebedores de entrega que os jogadores podem visitar. Ao que tudo indica, Kojima colocou vários amigos como esses NPCs, incluindo pessoas que o ajudaram depois que ele saiu da Konami.

Vale lembrar: considerando que o novo game é de mundo aberto, podem haver outras conexões escondidas entre as criações de Kojima.

Death Stranding está disponível para PS4. Uma versão para PC será lançada em 2020.