Com pouco mais de 3 anos de vida, o PlayStation 4 já coleciona, além de milhares de unidades vendidas – mais de 60 milhões atualmente – várias edições lançadas. A cada período de tempo a Sony faz revisões no hardware, implementa modificações e ajustes nos modelos de PS4.

E, com diferentes opções, muitas dúvidas ou mesmo confusões acontecem tanto com quem está pesquisando um console para comprar, quanto nos lojistas que desejam vendê-lo. Afinal de contas, qual adquirir?

Com base nisso, fomos a campo pesquisar um pouco mais sobre os modelos e suas principais características e diferenças. Desvende conosco os mistérios do PS4!

Modelos de PS4
Atualmente existem vários modelos de PS4.

Entendendo o código dos modelos de PS4

Todos os modelos de PS4 são identificados por um código, facilmente encontrado na parte inferior da caixa, no manual de instruções ou gravado no próprio equipamento.

Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo:

manual 1011A
Manual do PS4.
  • Explicando o significado do código:
  • CUH: Identifica o produto PlayStation 4;
  • 10: Série do equipamento (atualmente são: 10, 11, 12 e 20);
  • 11: Região em que o equipamento será comercializado (manual e caixa nos idiomas desta região);
  • A: Capacidade de armazenamento do HD –  500 GB (A) ou 1 TB (B).

Existem ainda variações nos códigos para identificar outras cores ou bundles, principalmente em edições limitadas. Exemplo: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

modelo PS4 edição MGS TPP
Edição Especial do PS4 com Metal Gear Solid V

Quais as diferenças entre os modelos de PS4?

Desconsiderando as edições limitadas, as diferenças estão entre os modelos de séries distintas, principalmente se compararmos os modelos da série 12 com os das séries 10 e 11. O modelo clássico (PS4 FAT) e novo (SLIM) também contam com características distintas.

Diferenças entre modelos PS4
Existem muitas diferenças entre eles.
1 – Menor consumo de energia

De acordo com os manuais dos equipamentos, os modelos da série 12 consomem 230w, enquanto as séries 10 e 11 consomem 250w. Já o SLIM é ainda mais econômico, consumindo apenas 165w.

2 – Mais leve

Os modelos mais novos e o SLIM são mais leves, em virtude de melhorias no processo de fabricação, evolução dos componentes, etc. Exemplo: Os primeiros modelos possuíam 16 pentes de 512MB de RAM, já os mais novos contam com 8 pentes de 1GB cada. Economia no espaço!

Tudo isso se reflete no peso. Enquanto os antigos marcam na balança 2,8 Kg, os mais recentes pesam 2,5 Kg e o mais fino 2,1 Kg.

3 – Diferenças físicas

Diferenças estéticas também merecem destaque. Os modelos da série 12XX são inteiramente foscos. Os mais antigos contam com faceplates em black piano.

PS4 modelo CUH 12
Diferenças estéticas.

Já o SLIM traz uma proposta estética diferente dos seus antecessores. Com uma carcaça inteiriça, sem a divisão na parte superior, com o remanejamento do HD para uma das laterais do console, botões redesenhados, ausência da luz de status na parte superior e pezinhos na parte inferior.

Outra grande diferença do SLIM é a ausência da saída óptica de áudio, usada por aqueles que utilizam Home Theater ou headsets de alta performance.

4 – Botões

Os botões também passaram por uma revisão importante. POWER e EJECT, anteriormente sensíveis ao toque, hoje são botões, sendo necessário pressioná-los para que as respectivas funções sejam executadas.

Estas mesmas mudanças se aplicam ao modelo SLIM que possuí botões mecânicos, com um desing um pouco diferenciado.

PS4 SLIM
Botão power do PS4 SLIM.

Estas modificações eliminaram os problemas de auto-eject que alguns modelos apresentavam no início.

Nacionalidades

A dúvida geralmente começa aqui. Ao entrar em uma loja para pesquisar sobre o console, dependendo do estabelecimento visitado, o lojista irá questionar: “Você deseja o modelo brasileiro, mexicano, americano ou japonês?

PS4 nacionalidade
Todos os PS4 são fabricados na China.

Com uma única pergunta o vendedor em questão criará um nó na cabeça do consumidor. E agora?

Provavelmente, nem mesmo o comerciante saberá explicar as reais diferenças entre os modelos existentes no mercado, deixando o freguês sem um norte.

Neste ponto cabe ressaltar uma informação importante. O PlayStation 4 só é fabricado em dois países no mundo: Brasil e China. Neste caso estamos substituindo o termo montado, como ele de fato é em nosso território, para o fabricado afim de facilitar o entendimento.

As reais diferenças

As principais diferenças consistem apenas na regionalização do aparelho e em algumas alternativas. O modelo japonês tem uma configuração padrão de botões diferente. Enquanto as ações de confirmação, tradicionalmente feitas no botão “X”, no modelo nipônico elas acontecem no “O”.

Em algumas lojas o modelo japonês é mais barato, mas não existem diferenças entre eles.

Mitos sobre diferenças entre os modelos

Com todas estas características, naturalmente ocorrem muitos equívocos, desencontros, erros e vários outros casos. Fóruns na internet ajudam a potencializar alguns erros como:

Tensão de entrada do equipamento

Antes da série 12, os modelos disponíveis eram basicamente descritos como: japonês, americano e mexicano. Quando se optava pelo modelo americano, os vendedores alertavam que o equipamento só poderia ser utilizado em tomadas 110-127 V.

imagem 1 - fonte interna PS4
Fonte do PS4.

Toda essa confusão é devida a uma informação gravada na caixa. Nela consta apenas que o equipamento é 110 V.

Porém, TODOS os consoles PS4 são produzidos com fonte interna bivolt (110 – 240 V), sem exceção. O motivo da especificação da caixa é que nos Estados Unidos (onde o modelo é distribuído) não é comum a utilização do padrão 220 V, por isso a informação é omitida.

Atualmente, todos os modelos, independente de onde são comercializados, saem com a informação de que podem ser ligados em ambas tomadas 110 – 220V.

Quantidade de solda

Um outro mito reside na quantidade de solda aplicada na placa de circuito impresso. Alguns afirmam, categoricamente, que os modelos japoneses possuem soldas mais reforçadas.

De acordo o falso rumor, alguns países supostamente limitam a quantidade de chumbo utilizado na composição. Definitivamente, não procede.

Resistência as temperaturas

Essa aqui é bem interessante. Vários usuários nos questionaram, após orientações repassadas por vendedores, que os modelos mexicanos são melhor adaptados aos climas tropicais quentes. Esta informação não tem fundamento algum, uma vez que todos os consoles possuem os mesmos coolers e componentes eletrônicos.

PS4 Cooler
Leitor ótico.

Uma ressaltava diz a respeito da garantia obrigatória. Modelos importados não contam com suporte oficial da Sony no Brasil. Geralmente as lojas de produtos oriundos de outros países oferecem apenas três meses de garantia.

E por fim, fica o alerta. Alguns comerciantes sabichões inflacionam preços de determinados modelos com a alegação de serem mais potentes ou resistentes. Isso não existe!

Com este artigo esperamos que as dúvidas de muitos tenham sido esclarecidas. Lembrando sempre que estamos dispostos a receber complementos e adições ao texto!

Caso você tenha gostado deste, recomendamos a leitura deste outro aqui. Ele reforça as diferenças entre o PS4 SLIM e o PS4 clássico.