Prévias

[PSX] Dreams: O jogo que fará você dar vida a seus sonhos; conheça

Dreams tem muito potencial.

por Daniel dos Reis
[PSX] Dreams: O jogo que fará você dar vida a seus sonhos; conheça

Havia muitos mistérios em volta de Dreams. Do que exatamente se trata? Como os jogadores poderão criar seus ‘próprios sonhos’ dentro do jogo? O jogo terá algum contexto, narrativa ou algo assim ou será tudo por conta dos jogadores? Quando será lançado?

Por sorte, a PlayStation Experience de 2017 serviu para responder a todas (quase) as dúvidas e lançar luz sobre o projeto. E pelo que parece, o jogo tem potencial para ser uma das grandes apostas de 2018 para o PlayStation 4.

Um sonho que sonha junto!

Dreams está sendo criado pela mentes altamente criativas (e um pouco doidas) da Media Molecule, estúdio responsável pela franquia LittleBigPlanet. O gabarito do estúdio, todos já sabemos, entretanto o longo tempo de desenvolvimento de Dreams (aproximadamente 7 anos) acabou por gerar algumas dúvidas.

Agora, a com a ideia mais cristalizada, os desenvolvedores afirmam que o jogo chegará em algum momento de 2018. Está longe? Sim, mas já é um prazo.

Modo Estória

Dreams contará com três narrativas que irão se entrelaçar. As histórias serão a ‘central dos sonhos’. O curioso é que a narrativa foi criada com as mesmas ferramentas que os jogadores terão acesso. Ou seja, a estória foi feita dentro do próprio jogo. Quase um Inception.

A trama se concentra em um homem chamado de Art e mais outros personagens que estão dentro dos sonhos deste sujeito. Francis e Foxy, personagens jogáveis, poderão usar um martelo e ataques à distância, respectivamente.

O gameplay, basicamente, é de um jogo plataforma com resolução de quebra-cabeças, exploração, elementos de sci-fi e muito mais. O trailer abaixo ajuda na explicação.

Tornando sonhos realidade

Talvez o motivo de Dreams levar tanto tempo, são suas ferramentas de criação, todas disponíveis para os jogadores. É algo como: dar vida aos sonhos de muitas formas imagináveis.

Basicamente, você poderá criar músicas, peças de teatro, níveis, outros jogos, construções, etc, etc. Qual o limite da sua criatividade?

O jogo contará com suporte ao PlayStation VR e aos controladores Move. Como nos vídeos, você pode usar os controladores para facilitar na movimentação das ferramentas e recursos. Inclusive, será possível exportar sua criação e imprimi-la em uma impressora 3D, materializando os sonhos, literalmente. Bacana né?

E assim como em LittleBigPlanet, será possível compartilhar sua criação (criada do zero) ou baixar os projetos de outros jogadores. Existirá ainda a possibilidade de mixar as ideias. Se você gostar por exemplo, de uma determinada parte criada por outro jogador, poderá usá-la no seu game. Haverão ainda ‘curadores’, jogadores responsáveis por pesquisar e selecionar ideias para posterior compartilhamento com a comunidade.

Mas, caso sua criatividade esteja em baixa, ainda assim será possível usar alguns do tutorais semi-finalizados. A Media Molecule vai disponibilizar ‘sonhos’ que poderão ser continuados por qualquer um.

Agora, no vídeo abaixo, o desenhista de níveis do estúdio mostra como criar uma experiência totalmente jogável em pouco mais de cinco minutos. Incrível a quantidade de recursos e a usabilidade do game.

Claro que em uma primeira olhadela, Dreams parece um pouco estranho, mas é inegável que a proposta tem tudo para ser uma das mais inovadoras do PlayStation 4.