A Apple lançou ontem o iOS 13, um novo sistema operacional para seus principais dispositivos. Entre as novidades está a possibilidade de se usar o DualShock 4 como joystick em jogos e em apps compatíveis.

O App “PS4 Remote Play” é uma das opções (talvez a melhor delas). Com ele é possível jogar remotamente seu PlayStation 4 através de um iPhone ou iPad e, agora, com um DualShock 4.

Veja como configurar:

1 – Instalar o iOS 13

O primeiro passo é, obviamente, baixar o novo sistema operacional em seu dispositivo Apple. Vale lembrar que nem todos o modelos de iPhone/iPad são compatíveis com iOS 13. Você pode conferir a lista clicando aqui.

2 – PS4 Remote Play

Se você ainda não tem, é necessário baixar gratuitamente o App PS4 Remote Play na App Store. Basta procurar pelo nome na loja digital.

PS4 Remote Play

3 – Sincronizar o DualShock 4

Agora você precisa sincronizar o DS4 com o dispositivo. Ative o Bluetooth do iPhone/iPad e inicie o emparelhamento da seguinte forma:

  • No DualShock 4, pressione e segure os botões PS + SHARE até que as luzes – lightbar – comecem a piscar intermitentemente. Se você fizer tudo certo, seu PS4 – se estiver próximo – não vai ser ligado.
  • Vai aparecer o nome do seu controle no seu iPhone/iPad. Basta clicar para finalizar o processo.

DualShock 4 iPhone4 – Abrir o App PS4 Remote Play

Agora basta abrir o PS4 Remote Play, fazer o login com sua conta da PlayStation Network e começar a jogar. Além disso, alguns jogos de iPhone/iPad já são compatíveis com o DualShock 4. Com a chegada do Apple Arcade, o uso do joystick pode ser uma ótima alternativa para os gamers mobile.

PS4 Remote

5 – #Extra – Desconectando

Após a diversão, para você voltar a usar o DualShock 4 no PlayStation 4, é necessário fazer o processo inverso. Entrar nas configurações de Bluetooth do dispositivo móvel e clicar em “esquecer”.

Além disso, você terá que resincronizar o DualShock 4 com o PlayStation 4. É um trabalhinho extra, mas vale a pena experimentar.

6 – #Extra – DualShock 4 no iMAC

Também é possível usar o DualShock 4 em computares como iMAC ou em Macbooks. O processo é o mesmo do passo 3.