eFootball PES 2020 foi lançado oficialmente pela Konami. Esta nova versão da franquia era bastante esperada, e por isso, os fãs já estão jogando offline e online a todo vapor. Porém, apesar de ganhar alguns comandos novos, a jogabilidade defensiva não recebeu mudanças substanciais. Então, ainda está meio difícil marcar.

Certamente, defender bem não é uma tarefa fácil no eFootball PES 2020. Exige bastante treino, dedicação e concentração. Está levando muitos gols? Não consegue roubar bolas? Fica de “bobinho” vendo o adversário envolver seu time? Calma, o Meu PS4 vai ajudar!

Táticas conservadoras

Enquanto você está aprendendo a defender melhor, seu plano de jogo precisa ser mais conservador. Mas, o que isso significa? No desenho tático, por exemplo, jogue com 4-3-3 com dois volantes, ou um 4-4-2. Se mesmo assim, ainda for complicado, jogue com três zagueiros e um lateral, ou apele para um 4-5-1.

Image may contain: 4 people, people smiling, text

Nas instruções defensivas, utilize Retranca, Pressão Tradicional e Linha Defensiva no máximo 5. Estas precauções irão proporcionar uma defesa mais sólida. À medida que sua habilidade defensiva melhorar, será possível alcançar voos mais altos. Afinal, quanto mais defensiva for sua tática, mais força faltará ao ataque, e vice-versa.

Segurando o placar

Já está no segundo tempo? Você está vencendo? Algumas ações devem ser realizadas. Em primeiro lugar, substitua os jogadores cansados, dando preferência ao meio de campo e à defesa. Isso é fundamental em eFootball PES 2020.

Image may contain: 1 person

Além disso, você pode mudar para uma tática mais defensiva. Por exemplo, mudar de 4-3-3 para 4-4-2. Ou de 4-4-2 para 4-5-1. Trocar laterais por zagueiros, e/ou meias de ligação por volantes também é uma estratégia válida.

Variação de adversários

Evite jogar eFootball PES 2020 apenas com o mesmo parceiro de treino. Inevitavelmente, você não evoluirá muito desta forma, e dificilmente conseguirá defender-se melhor. Por isso, use e abuse dos modos online. Visto que cada adversário tem um estilo distinto, sua defesa se moldará a esta variedade.

Alguns jogadores focam no contra-ataque. Outros, na posse de bola. Os mais experientes utilizam um pouco de ambos. E você deverá estar preparado para todos estes cenários.

Troca de cursor

Talvez você não saiba, mas se troca de cursor de duas maneiras: a primeira é com o L1, na qual a CPU escolhe o próximo jogador a controlar. Inclusive, desde o PES 2018 já há um indicador deste próximo jogador. No entanto, nem sempre esta indicação mostra o jogador mais adequado para defender uma jogada.

No photo description available.

Para estas situações, há uma segunda maneira: a troca manual. Use o analógico direito e selecione o próximo jogador a controlar. Com este método alternativo, será sempre possível selecionar o jogador desejado.

Aprenda a controlar o goleiro

Sabe aquela situação que o seu goleiro é o último homem? Ou quando seu adversário “desenha” a direção do chute ao gol? E aquele gol de falta que você sofre com frequência? Ou aqueles escanteios na pequena área que parecem ir direto na cabeça dos atacantes?

Para estes momentos, há uma esperança: é possível controlar o goleiro manualmente. Basta manter o L1 pressionado e apertar o R3. Em seguida, controle-o para a direção desejada. Mesmo assim, não será 100% efetivo. Porém, será uma chance a mais de ter menos gols sofridos.

Use X e quadrado com moderação

Como você deve saber, o X faz com o jogador com o cursor faça pressão. E o quadrado chama um companheiro sem o cursor fazer a pressão. Porém, o uso exagerado desses recursos pode abrir lacunas perigosas na sua defesa.

Portanto, utilize-os mais para diminuir espaços, enquanto tenta interceptar os passes do adversário. Caso queira fazer a pressão, ocupe a lacuna deixada com outro jogador. Assim, seu adversário não poderá se aproveitar da situação.

Não sofra com cruzamentos

Seus adversários abusam de cruzamentos rasteiros e aéreos? Os mesmos X e quadrado que podem ser os bandidos de sua defesa, também podem ser os mocinhos. Em situação de cruzamentos, primeiramente faça pressão utilizando o quadrado. Esta ação visa diminuir os espaços do atacante.

Image may contain: outdoor

O segundo passo, é controlar o jogador com o cursor visando interceptar o cruzamento. Seja recuperando a posse nos cruzamentos rasteiros, seja cabeceando antes do atacante nos cruzamentos aéreos.

Não brinque na área

Quando recuperar a bola na sua área, decida rápido. Recue para o goleiro e chute logo. Ou então, aperte o quadrado para dar um chutão e se livrar da situação de perigo.

Enquanto aprimora sua habilidade, evite sair tocando. O risco de perder a bola novamente é alto. Por isso, seja paciente, e continue praticando o caminho simples e efetivo. Lembre-se que o foco, neste momento, é evitar gols.

Dedique-se aos treinos no eFootball PES 2020

Lembre-se: estas dicas são apenas o primeiro passo. Elas serão em vão caso você não se proponha a praticar bastante. Além disso, defender-se bem é só o começo. É muito bom, claro, não levar gols. Só que também é preciso fazê-los.

Em breve, o próximo passo te espera: aprender a atacar! Fique ligado, porque ainda tem muito conteúdo de eFootball PES 2020 vindo aí!