Especiais

Faturamento de consoles supera o de Desktops no Brasil

por Daniel dos Reis
Faturamento de consoles supera o de Desktops no Brasil

Finalmente os games vem se consolidando no mercado brasileiro como um novo setor de mercado, especialmente voltados a tecnologia. Por muitos anos a indústria de games foi considerada como sendo algo banal, superficial, voltado somente para crianças.

Contudo, a sétima geração foi a mais importante geração de consoles para o Brasil. Nunca se consumiu tanta cultura gamer, jogos, consoles e suas variantes. PS3, Xbox e Wii foram responsáveis pela abertura novos mercados e quebra de paradigmas por aqui.

E os resultados apresentados já surpreendem e muito. Segundo o portal Arena IG, o mercado de consoles de mesa (PS3,Xbox) já é superior ao mercado de telas LCD, câmeras digitais, Desktops e brinquedos. Esses resultados são referentes a Zona Franca de Manaus, aonde os consoles são produzidos.

De acordo com Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o setor de consoles registrou faturamento de R$ 799 milhões de reais, produzindo cerca de 1,37 milhões de unidades.

Isso somente no ano de 2013!

consoles

Vale ressaltar que a produção de consoles no Brasil é recente. Microsoft e Sony fabricam seus consoles a menos de 2 anos no Brasil.

Com a produção em território nacional, foi possível reduzir o preço dos Xbox 360 e PS3 em até 40%.

A Sony, por enquanto, só fabrica o PS3 no Brasil mas, a Microsoft já faz o processo de montagem do seu novo XOne no Brasil.  A Nintendo já estuda meios de iniciar uma linha de produção do seu Wii U.

O mercado de games no Brasil está em franca expansão, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo governo.

Vimos, recentemente no caso do PS4, que um dos grandes vilões do mercado é o governo brasileiro que taxa excessivamente os games no Brasil.  Para se ter uma ideia do absurdo, jogos de video game no Brasil tem mais impostos que armas de fogo!

Os dados apresentados pela Suframa chegam para validar o que todos já sabíamos a muito tempo. Games são cultura, formas de comércio e uma indústria cada vez mais poderosa.  Até quando o governo vai nos ignorar?

Fonte: Arena IG

Email rss
Gostou deste artigo? Receba gratuitamente no seu e-mail todas as novidades dos melhores games!

Digite o seu melhor e-mail no campo abaixo!