Não foram poucos os games que a comunidade teve o prazer de experimentar desde 2013, ano do lançamento do PS4. De lá pra cá, a Sony e seus estúdios trouxeram jogos que já estão nas memórias dos jogadores.

Hoje o Meu PS4 faz uma retrospectiva pra lá de especial, lembrando alguns dos principais títulos exclusivos de PlayStation 4. Nesta lista não iremos citar exclusivos de consoles, como são casos de Street Fighter 5, Detroit Become Human e Death Stranding.

Killzone Shadow Fall – 2013

Killzone Shadow Fall

Killzone Shadow Fall abriu a lista dos exclusivos, quando o PlayStation 4 foi lançado. Criação da Guerrilla Games, o FPS não foi o responsável por estabelecer a geração, mas atraiu muitos fãs.

Knack – 2013

Knack

Junto de Killzone Shadow Fall, Knack veio como um dos títulos de lançamento do PS4. Publicado pela SIE Japan Studio, o game de plataforma é voltado mais para o público infantil. No gameplay, o protagonista pode incorporar relíquias em seu corpo para mudar de forma e tamanho, dessa maneira, passando por diversos obstáculos.

inFAMOUS Second Son – 2014

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 1

Em março de 2014 chegou o primeiro “only on PlayStation 4” de peso. inFAMOUS Second Son pode não ter a fama de blockbusters como Uncharted ou God of War, mas foi um game bem aproveitado pela Sucker Punch, principalmente ao adicionar maneiras interessantes de se usar o DualShock 4.

DriveClub – 2014

DriveClub

Lançado em outubro de 2014 com a premissa de ser o primeiro grande jogo de corrida do PlayStation 4, DriveClub derrapou logo em sua primeira curva. Problemas nos servidores, jogabilidade desbalanceada e falta de recursos mancharam a imagem do título nos primeiros meses.

Depois de um tempo – e muito trabalho duro da equipe – o game se recuperou muito bem e atualmente figura como um dos melhores do gênero no PS4. Seus efeitos climáticos continuam, ainda hoje, sendo os mais impressionantes da geração. Entretanto, o título será descontinuado em março de 2020.

The Order 1886 – 2015

The Order 1886

The Order 1886 é um daqueles exclusivos de PlayStation 4 que tinha muito potencial (dados os ótimos gráficos), mas acabou pecando na duração curta do campanha. O TPS aborda a história de um grupo de cavaleiros conhecidos como ‘A Ordem’, esta fundada há séculos pelo Rei Artur para confrontar criaturas hostis.

Bloodborne – 2015

Bloodborne

Bloodborne se consolidou como um dos melhores games exclusivos de PlayStation 4. Criação do lendário Hidetaka Miyazaki, o jogo conquistou o coração dos amantes de desafios. Quem põe o título pra rodar sabe que não terá vida fácil, mas cada boss derrotado traz a sensação de vitória mais saborosa possível.

Until Dawn – 2015

Until Dawn

Until Dawn é um dos melhores do gênero no PS4. Uma narrativa intensa, fácil acessibilidade e é claro, diversos sustos, compõem a criação da Supermassive Games. É bem verdade que o gameplay é básico, mas não se deixe enganar por isso.

Tearaway Unfolded – 2015

Tearaway Unfolded

Criação da Media Molecule, Tearaway Unfolded é um remake mais robusto de Tearaway, este lançado para PS Vita em 2013. Em um universo feito de papel, um mensageiro (ou mensageira, dependendo da escolha do jogador) tem o objetivo de entregar um recado para o próprio player.

Ratchet & Clank – 2016

Ratchet & Clank

2016 foi o ano de Ratchet & Clank. Sucesso no PlayStation 2, a franquia ganhou uma reimaginação do game original e ainda teve um filme. Tudo para uma nova geração de jogadores se apegarem ao mascote.

Uncharted 4: A Thief’s End – 2016

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 2

Quando o papo é Naughty Dog, não existem dúvidas de que o jogo será bom. Uncharted 4: A Thief’s End é o último da saga de Nathan Drake. Só isso já seria o suficiente para não deixar de experimentar o game. Caso precise de mais motivos: paisagens deslumbrantes, uma história consistente e todo o carisma do protagonista também compõem a aventura.

Shadow of the Beast – 2016

Shadow of the Beast

Shadow of the Beast chegou como um remake de um clássico que completava 27 anos em 2016. Lançado originalmente pela Commodore Amiga, para Megadrive e aparecendo em outras versões para diversas plataformas, o título mistura um hack-and-slash em câmera 2D.

Persona 5 – 2016

Persona 5R

Persona 5 é um dos RPGs exclusivos de PlayStation 4 mais populares, principalmente em sua terra natal, o Japão. O game é o sexto na cronologia da série e segue o protagonista, Joker, após sua transferência para a Academia Shujin.

The Last Guardian – 2016

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 3

The Last Guardian pode não ser um dos exclusivos de PlayStation 4 mais populares, mas não deixa de ser interessante. Criação da Team Ico, o jogo de aventura e ação foi anunciado há muitos anos, e os gamers até pensaram que sua chegada se daria no PS3. A história é sobre um garoto que faz amizade com uma espécie de pássaro e cria laços profundos com ele.

Gravity Rush 2 – 2017

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 4

Gravity Rush 2 faz os jogadores manipularem a gravidade ao seu redor para poderem se locomover ou atacarem com maior facilidade. O primeiro game chegou para PS Vita e foi bem recebido pela crítica. Por conta disso, a Japan Studio recebeu aprovação da Sony para um novo game também muito aprovado pela mídia especializada.

Horizon Zero Dawn – 2017

Horizon Zero Dawn

2017 começou com o pé direito. Horizon Zero Dawn foi o primeiro grande exclusivo daquele ano, chegando logo em fevereiro. O jogo dispensa apresentações, sendo um dos melhores da geração. Na história, Aloy precisa sobreviver em um mundo pós-apocalíptico dominado pelas máquinas.

Uncharted: The Lost Legacy – 2017

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 5

Apenas um ano após a conclusão da saga de Nate, a Naughty Dog resolve arriscar trocando de protagonista na franquia. A popular Chloe Frazer se une a uma das vilãs do quarto game, Nadine Ross, para procurarem a Presa de Ganesha nos Gates Ocidentais da Índia.

Knack II – 2017

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 6

Knack ganhou uma sequência quatro anos depois. Responsabilidade de um dos principais nomes da Sony, Mark Cerny, o game evoluiu bem em comparação ao primeiro. Opções de golpes, exploração, árvore de habilidades e um enredo que diverte deram um “up” necessário na série.

Gran Turismo Sport – 2017

Gran Turismo Sport

Os amantes de simulações de corrida tiveram em Gran Turismo Sport um jogo mais competitivo – cheio de ranqueamentos – em relação a DriveClub. Embora o game tenha vindo com alguns problemas inicialmente (a falta de chuva era um deles), a Polyphony Digital foi gradualmente melhorando-o com patches.

Shadow of the Colossus – 2018

[Lista] Veja os grandes exclusivos que chegaram ao PS4 desde 2013 7

Os fãs de Shadow of the Colossus já haviam sentido o gostinho de uma remasterização no PS3. No entanto, no PS4 o game recebeu o remake completo que merecia nas mãos da Bluepoint (a mesma responsável por Uncharted: The Nathan Drake Collection). No fim das contas, o trabalho ficou sensacional lembrando todos os fatores que o tornaram um clássico dos videogames.

God of War – 2018

God of War BAFTA

God of War mudou, assim como a personalidade de seu protagonista. Ver a evolução de Kratos de um vingador para um pai, assim como a transição de sua jornada na Grécia para os vales nórdicos é para deliciar qualquer gamer. Ponto para a Santa Monica, que levou o GOTY 2018 pra casa.

Firewall: Zero Hour – 2018

Firewall Zero Hour

Lançado para PS4 através do PS VR, Firewall: Zero Hour é um FPS de ação tático online. Inspirado em Rainbow Six Siege, o game dá a opção para os jogadores selecionarem 12 mercenários com diferentes técnicas de combate.

Marvel’s Spider-Man – 2018

Spider-Man Insomniac Games

Se pensa que os jogos bons de 2018 haviam acabado com God of War, melhor rever seus conceitos. Meses depois, a Insomniac Games lançou Marvel’s Spider-Man, provavelmente o melhor título do herói na história dos consoles. A atenção aos detalhes, uma mecânica de locomoção divertida e uma história emocionante o fazem ser obrigatório nas bibliotecas dos jogadores.

Days Gone – 2019

Days Gone

Days Gone é, talvez, o melhor exclusivo de 2019 (se lembrarmos que Death Stranding chegará ao PC em 2020). Deacon St. John é o personagem principal e precisa sobreviver em um mundo pós-apocalíptico dominado pelos “Frenéticos” (basicamente, zumbis). Embora o game pareça ser monótono no começo, a história eventualmente envolve e emociona aos que experimentam esta criação da SIE Bend Studio.

Judgment – 2019

Judgment

Dos mesmos produtores de Yakuza, Judgment foi originalmente lançado em 2018 para o Japão, mas chegou ao resto do mundo em junho de 2019. Os jogadores seguem a história de Takayuki Yagami, um detetive que investiga uma série de homicídios pelo submundo de Kamurocho.

Concrete Genie – 2019

Concrete Genie

Concrete Genie é um dos exclusivos de PlayStation 4 que poderia ser sinônimo de arte. Não por ser uma obra, mas por estar centrado em pincéis e cores. A história é centrada no jovem artista Ash, um garoto maltratado por valentões. Com um pincel mágico, ele precisa colorir as paredes, prédios e casas para acabar com o aspecto cinzento da cidade onde vive.

MediEvil – 2019

MediEvil

Concluindo a lista de exclusivos do PlayStation 4 temos o remake de MediEvil, hit do PS1. O hack-and-slash põe os fãs na pele ossos de Sir Daniel Fortesque, um cavaleiro que recebeu uma segunda oportunidade para acabar com seu maior inimigo: o feitceiro Zarok. O game da Other Ocean pode ser divertido, mas contém alguns problemas com a câmera que podem ser irritantes.

E aí, caro leitor? Sua biblioteca de jogos contém cada um dos nomes citados? Conte pra gente nos comentários!