Especiais

Grandes jogos podem atrasar por causa do coronavírus?

O vírus tem a possibilidade de afetar ainda mais a indústria.

por Raphael Batista
Grandes jogos podem atrasar por causa do coronavírus?

O coronavírus tem afetado seriamente a indústria de jogos. A nova geração de consoles, por exemplo, pode ter sua estreia adiada devido à falta de componentes produzidos pelas fábricas fechadas.  Não somente os hardwares correm o risco de ficarem para outro momento, como também toda a comunidade questiona a possibilidade de grandes jogos serem adiados.

Muitas produtoras de filmes estão alterando a data de lançamento de produções por causa da pandemia. Velozes e Furiosos 9, Um Lugar Silencioso 2, Mulan, são apenas algumas das produções que sofreram alteração da chegada aos cinemas. A bilheteria é o principal fator para o adiamento, já que a OMS não incentiva a aglomeração de pessoas em lugares fechados como salas de cinema.

Porém, outras produções tiveram suas das estreias mudadas porque ainda estavam em processo criativo. A nova temporada de Stranger Things e séries da Disney e Warner Bros. foram postergadas, e os atores estão em suas casas. Toda a mídia de entretenimento está sendo afetada.

Diante de tais evidências, muitos questionam a possibilidade de adiamentos de grandes jogos. The Last of Us Part II e Cyberpunk 2077 são os principais nomes citados, afinal os estúdios exigem uma ativa participação dos desenvolvedores in-loco.

Os cronogramas podem sofrer remarcações caso as companhias não adotem um sistema de trabalho, ao menos, remoto. Além disso, pensando no “poder de compra” dos usuários em meio à crise causada pelo coronavírus, o desempenho de vendas dos títulos pode ser seriamente prejudicado se mantiver a data de lançamento original.

Os jogos ainda levam “vantagem” quando comparados diretamente com os filmes. Aqueles ainda podem ser comercializados digitalmente sem maiores transtornos e muitos destes citados já devem estar em fases mais avançadas. Mesmo assim, não parece um cenário tão claro. Neil Druckmann, diretor de The Last of Us Part II, falou sobre isso no Twitter.

Uma brincadeira de Rob McElhenney foi postar que TLoU 2 chegar seria uma excelente maneira de passar essa questão do isolamento social. Neil deu RT e perguntou: “Cara, o que você está fazendo comigo? Como se essa semana não tivesse sido doida o bastante”, fazendo relação com a polêmica ao “crunch” na Naughty Dog.

Obviamente, são apenas especulações baseadas diante dos últimos acontecimentos promovidos pelo coronavírus. Até o momento, a Naughty Dog e a CD Projekt RED não manifestaram qualquer sugestão sobre a possibilidade de adiar os games.