Parecia que ia chegar o apocalipse mas não ia chegar o dia 25 de janeiro, não é mesmo? Mas Resident Evil 2 está oficialmente entre nós e… de certa forma dá pra dizer que o apocalipse chegou sim, pelo menos no seu console.

Espera e hype à parte, vamos ao que interessa. O novo Resident Evil 2 segue a essência do original, então sendo um veterano nos jogos de terror e sobrevivência da série Resident Evil ou um novato, vale a pena você conferir algumas dicas para se dar bem na sua jogatina.

Economize munição

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 1

Essa regra é ouro. Economizar munição é a dica que vai garantir a sua sobrevivência em Resident Evil 2. Além de explorar sempre para encontrar munição e frascos de pólvora, você deve pensar duas vezes antes de atirar. Sabe aquele ensinamento do Joel em The Last of Us? Faça os tiros valerem a pena!

Boa parte dos zumbis que você abater vai se levantar logo depois ou caso você retorne para aquela área, então analise se vale mesmo a pena atirar nele.

Você sempre vai ser mais rápido do que eles (mesmo caminhando), então, em áreas maiores ou salas em que eles podem ser desviados, prefira não atirar.

Caso você precise mesmo dar cabo dos infelizes, prefira atirar nas pernas deles. É sério! A gente tende a preferir tentar o headshot, mas os críticos não saem fácil e eles teimam em se mover exatamente na hora que você pensa em que vai conseguir o tiro perfeito.

Ao atirar nas pernas, o zumbi fica caído no chão, se arrastando, facilitando a sua fuga ou finalização com facas.

Caso você ainda queira arriscar uns tiros críticos na cabeça, mantenha-se parado e espere o retículo fechar para adicionar mais dano ao tiro.

O mapa é seu maior aliado

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 2

Resident Evil 2 tem mapas complexos e cheios de salas. Alguns podem parecer verdadeiros labirintos. Com o tempo, você vai acabar decorando os caminhos que precisa percorrer, mas o mapa sempre é um bom aliado na hora de você saber onde deve ir enquanto explora.

Os mapas de Resident Evil 2 mostram:

  • Em vermelho: salas inexploradas, salas que contém itens que foram deixados para trás, salas que contém puzzles ou parte deles a serem resolvidos.
  • Em verde: salas exploradas, que você já pegou todos os itens e resolveu todos os puzzles.
  • Itens deixados para trás.
  • Portas trancadas e o naipe da chave para abri-la na delegacia ou barreiras em corredores.
  • Pontos de interesse: objetos de interação para resolver puzzles, obter armas, armários/cofres trancados ou itens importantes (normalmente são pontos de exclamação).

Se você não sabe muito bem para onde deve ir em algum momento do jogo, olhe o mapa. É provável que seu próximo passo seja uma das salas vermelhas ou portas trancadas marcadas.

Procure e leia todos os arquivos; revele os filmes fotográficos

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 3
Captura de tela via canal The MFW.

Em Resident Evil 2 os arquivos ajudam a entender melhor o que se passa por trás a história do jogo. De conspirações aos dramas de pessoas que vivenciaram a tragédia de Raccoon City.

No entanto, os arquivos também oferecem dicas valiosas de onde encontrar itens importantes e as combinações de cofres e cadeados.

O mesmo vale para os filmes fotográficos. Quando encontrar um deles, vá até a sala de revelação para descobrir algum segredo importante. Ela fica no mesmo lugar de uma sala de salvamento no primeiro andar da delegacia, próxima à escada de acesso ao segundo andar.

Examine todos os itens que pegar

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 4
Captura de tela via Powerpyx

A exploração é um elemento chave em Resident Evil 2, assim como em vários dos jogos clássicos da série. Alguns itens escondem segredos que você só ira descobrir ao examiná-los através do seu inventário.

Não use o comando apenas para observar itens ampliados. É importante girá-los e olhar bem para encontrar botões escondidos e outros detalhes, como dicas sobre onde utilizá-los.

Espere para combinar ervas

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 5

Ervas são os principais itens de cura ao lado dos sprays, mas elas aparecem com mais frequência e tendem a ser mais usadas.

Ervas verdes oferecem cura e vermelhas potencializam esse efeito, enquanto as azuis servem para remover toxinas quando o personagem foi envenenado.

Nunca, mas nunca mesmo, combine duas ervas verdes logo de cara – a não ser que você esteja meio desesperado. Tente pegar todas as vermelhas que conseguir e misture-as com as verdes para ter itens de cura bem mais fortes.

Seja silencioso

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 6

Resident Evil 2 não é um jogo de furtividade, mas não sair correndo desesperado pode fazer toda a diferença.

Você pode acabar passando várias vezes por salas com zumbis que já derrubou antes ou que ainda estão de pé. Ao passar andando, a probabilidade de os zumbis caídos levantarem ou os que ainda estão em pé irem atrás de você é menor.

Isso também vale para não atiçar os Lickers (agora chamados de Carnífices). Como essas criaturas são cegas, passar por elas andando pode evitar que elas ataquem você.

Caminhar também é a melhor estratégia contra o Tirano (ou Mr. X). Você vai dar de cara com ele várias vezes, principalmente na delegacia. Quando isso acontecer, corra para um próximo corredor ou sala para sair de vista e depois comece a caminhar para despistá-lo de vez.

Claro, não disparar armas de fogo sem silenciador também ajuda bastante a não atiçar zumbis e carnífices. Caso você atire, o Mr. X também passa a saber exatamente onde você está.

Use seus itens de defesa com sabedoria

[Guia] Dicas básicas de sobrevivência em Resident Evil 2 7

Você pode carregar três itens de defesa: facas, granadas explosivas e de atordoamento. Você pode alternar entre eles usando L1 e o direcional se estiver carregando mais de um.

Na maior parte do tempo, mantenha a faca equipada para se defender caso seja agarrado. Deixe granadas explosivas para serem usadas ativamente em momentos mais estratégicos, como se livrar de grupos maiores de zumbis e carnífices rapidamente. Você também pode separá-las para os chefes.

As granadas de atordoamento não causam tanto dano, mas distrai carnífices, faz o Mr. X parar por um bom tempo e deixa zumbis desorientados.

Jogue a segunda jornada

DEMO resident Evil 2

Para ver a história completa de Resident Evil 2 e conferir o final verdadeiro do jogo, você precisa jogar a segunda jornada.

Ao terminar a campanha com o primeiro personagem que você escolheu, uma segunda opção aparece no menu inicial: “Novo Jogo 2ª Jornada”.

A segunda jornada mostra o outro lado da história, ou o que estava acontecendo com o outro personagem enquanto você jogava a primeira campanha.

Caso você comece com Leon, abrirá uma segunda jornada para Claire e vice-versa. Ao concluir a segunda jornada, você assiste ao final verdadeiro do jogo e abre modos extras, com o Quarto Sobrevivente e Sobrevivente Tofu.

Resident Evil 2 já está disponível desde o dia 25 de janeiro.