2018 está quase chegando ao fim. Este foi certamente um ano com grandes jogos, mas também vivemos alguns momentos memoráveis! Vimos trailers que deixaram todo mundo de boca aberta, tretas seríssimas, anúncios incríveis, bombas surreais, vazamentos surpreendentes e algumas situações emocionantes também.

Selecionamos aqui uma retrospectiva dos momentos mais marcantes de 2018. Confiram:

Reaction de Cory Barlog com as análises de God of War

God of War foi o jogo do ano, mas antes de esse reconhecimento chegar neste último mês, as análises e notas já demonstraram o que estaria por vir.

As avaliações de um jogo não são lidas somente pelo público. Os desenvolvedores certamente ficam atentos e ansiosos pelas respostas da crítica especializada. Cory Barlog, que foi diretor do game, resolveu filmar sua reação ao conferir as notas e os comentários da mídia.

O resultado é emocionante. Foram cinco anos de trabalho e aquele certamente era um momento decisivo para ele e todo o pessoal da Santa Monica depois de tanta dedicação.

O trailer de The Last of Us 2 que fez a E3 “tremer”

Uma Ellie mais velha, mais madura, um gameplay com animações e reações de NPCs incríveis e um beijo polêmico. Essa foi a fórmula que a Naughty Dog apresentou na E3 2018 para deixar o público de queixo caído com o trailer de The Last of Us Part 2.

O vídeo foi parte de uma conferência confusa (e até morna) da Sony, mas definitivamente fez todo mundo arregalar os olhos. Até mesmo os do chefão da Eidos, que chegou a “fofocar” que as animações eram falsas – de tão boas.

Fortnite e a pressão do crossplay com o PS4

Fortnite_crossplay

A Sony passou um dobrado este ano para tentar explicar por que, afinal, não teria ao crossplay. As coisas ficaram mais complicadas quando a Microsoft e a Nintendo firmaram uma parceria para permitir o crossplay entre o Switch e o Xbox One em Fortnite. A situação deixou os usuários do PS4 furiosos – em plena E3, inclusive.

Depois de algumas respostas esfarrapadas e muita pressão, a Sony cedeu. Em setembro de 2018 a empresa anunciou que daria o pontapé inicial no processo justamente com Fortnite. Apesar de o trabalho parecer estar rolando nos bastidores ainda, a Epic Games adiou a implementação para o começo de 2019.

As poças d’água de Spider-Man

spider-man

Spider-Man foi considerado um dos melhores jogos deste ano, mas o período pré-lançamento foi marcado por uma treta. A Insomniac Games foi acusada, por alguns usuários de redes sociais, de fazer downgrade no jogo – ou seja, de reduzir sua qualidade gráfica ou não exibir sua qualidade real em trailers e vídeos promocionais. O motivo seria a “redução do tamanho de poças d’água” em um dos cenários do jogo.

O estúdio se defendeu, mas não demorou muito para a Digital Foundry, mídia especializada em análises técnicas e gráficas, demonstrar que, na verdade, Spider-Man tinha passado por um upgrade! A Insomniac não deixou passar barato e fez piada: colocou stickers de poça d’água no modo foto.

O fim da Telltale

Telltale Games

Em setembro, todo mundo foi pego de surpresa quando a Telltale anunciou que fecharia as portas, cancelaria todos os projetos e ainda demitiria mais de 250 funcionários, assim, de uma hora para outra. Além de The Walking Dead (que arrecadou o prêmio de jogo do ano em 2012), a empresa desenvolveu séries narrativas como The Wolf Among Us, Game of Thrones e Batman.

Além de deixar uma equipe inteira sem pagamento e decretar falência, o estúdio deixou inacabada a última temporada de The Walking Dead, que finalizaria a história de Clementine. Por sorte, a Skybound deu continuidade ao projeto. O estúdio é de Robert Kirkman, o mesmo criador dos quadrinhos de The Walking Dead. Parte dos funcionários da Telltale que estavam envolvidos no projeto original continuam a trabalhar nos episódios 3 e 4.

O próximo capítulo de The Walking Dead The Final Season chega, finalmente, em 15 de janeiro.

Os 5 anos do PS4

PS4 Pro

O PlayStation 4 comemorou 5 anos de lançamento em 15 de novembro deste ano. Em uma série de artigos especiais, celebramos os momentos e elementos mais especiais dessa jornada:

Os “três grandes” juntos no palco do TGA 2018

Este ano tivemos o quinto The Game Awards. A premiação cresceu, com muitos anúncios e alguns momentos incríveis, como a glória de God of War como jogo do ano e o anúncio de Mortal Kombat 11.

Mas o The Game Awards de 2018 fechou o ano ao realizar um feito histórico. A guerra de consoles pode até existir nos números, nas vendas ou naquela treta da internet, mas na hora de falar sobre a paixão que nos move, os três grandes nomes da indústria nesta geração se uniram: Shawn Layden, Phil Spencer, e Reggie Fils-Aimé, os chefões da PlayStation, Microsoft e Nintendo, apareceram lado a lado no palco da premiação.

Afinal, o The Game Awards nada mais é do que uma grande retrospectiva do que trouxe alegria e divertimento a todos nós ao longo do ano.

“Como uma indústria, somos mais fortes quando estamos juntos, unidos por nossa paixão em comum, pela forma de arte dos jogos”. – Phill Spencer

Que venha 2019, com momentos ainda mais incríveis do que estes!