O ano de 2019 tem se mostrado intenso, com boa movimentação na indústria de games. Agora que chegamos à metade dele, é hora de olhar para o que passou. Quais foram os grandes sucessos desse primeiro semestre? Quem surpreendeu? Quem correspondeu às expectativas?

Os seis primeiros meses trouxeram uma safra interessante de novos títulos. Como de costume, o site Metacritic compilou a lista dos mais bem avaliados lançados neste ano. No PlayStation 4, o ranking tem dois jogos empatados na primeira colocação, com nota 90. Há algumas gratas novidades na tabela.

  1. (90) Resident Evil 2
  2. (90) Sekiro: Shadows Die Twice
  3. (89) Apex Legends
  4. (88) Devil May Cry 5
  5. (86) Steins;Gate Elite
  6. (86) MBL The Show 19
  7. (85) VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action
  8. (84) F1 2019;
  9. (84) DIRT Rally 2.0
  10. (84) Crash Team Racing Nitro-Fueled

A tabela leva em consideração somente os games que foram lançados, de fato, nesse ano. Por isso, NieR: Automata – Game of the YoRHa Edition, que tem nota 91, não aparece. Afinal, é uma coletânea do jogo e seu conteúdo adicional, lançados ainda em 2017.

Melhores jogos de 2019 surpreendem

É interessante notar que títulos que tem sido um enorme sucesso financeiro, como Mortal Kombat 11 e Days Gone, não figuram entre os dez. MK 11 ocupa a 14ª. posição, ao passo que o jogo da Bend Studios está na 63ª. Por isso, podemos concluir que a avaliação não necessariamente influencia no resultado de vendas de um game.

Além disso, outro detalhe é que há games não muito conhecidos no Ocidente no ranking. Steins;Gate Elite e o jogo indie na lista – VA-ll Hall-A, por exemplo. Sem falar no free-to-play Apex e no jogo de baseball da PlayStation, MLB The Show 19. E para terminar, a “nota de corte” este ano está mais baixa um ponto, comparada com ano passado.

Mas o futuro ainda guarda muita coisa boa para este ano. Os lançamentos do segundo semestre parecem promissores. Temos nomes como DOOM Eternal, Call of Duty: Modern Warfare e o aguardadíssimo Death Stranding na lista. Portanto, é bem provável que essa lista mude até dezembro.