O novo Madden chegou, e se há alguns anos essa notícia tinha um alcance baixíssimo dentro do público gamer brasileiro, com Madden NFL 17 isso parece ser diferente. É verdade que o game ainda é focado para um nicho específico dos jogadores, mas o futebol americano vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, e isso se reflete também nos videogames. Por isso, o Meu PS4 preparou um especial com dicas para quem quer dominar a versão virtual do esporte.

Assim como fizemos com NBA 2K16, que teve muitos downloads quando foi liberado gratuitamente em junho deste ano na PS Store, este é um guia com dicas básicas sobre Madden NFL 17. Esperamos que vocês gostem e vejam que a NFL também é muito legal no PlayStation 4. Qualquer dúvida, podem postar aí nos comentários ou falar direto comigo no tbarros1989 na PSN.

Estude sobre o futebol americano

Antes de tudo, se você ainda não é muito familiarizado com o futebol americano, não dá para explicar muito sobre o esporte aqui. Mas temos uma dica valiosa: confira o guia que a ESPN fez sobre a modalidade. É super completo, com regras, posições, estádios, times, detalhes de ataque e de defesa… O futebol americano é um jogo complicado, e é preciso ter muita atenção para dominá-lo.

Como escolher uma jogada

Tudo começa com a escolha da jogada. Seja no ataque ou na defesa. Você pode usar as recomendações do jogo, que serão baseadas em especialistas ou no que fazem os jogadores da comunidade, ou escolher por formação. Caso você não manje muito, não se preocupe e use as escolhas recomendadas. O principal é entender o básico.

madden-17_1

Comandos básicos: ataque

No ataque, por exemplo, você pode passar ou correr. É só ver a indicação de qual é o tipo da jogada. Caso você corra, é só esperar o quarterback dar a bola para quem vai conduzi-la e correr com ele, usando a alavanca da direita e R2. Use o X para esticar a mão para evitar tackles, O para dar giros, quadrado para pular ou triângulo para saltar.

madden-17_2

Comandos básicos: defesa

Na defesa, você pode marcar homem a homem, por zona ou blitz. Os comandos são fáceis: X troca de jogador, quadrado bate na bola para evitar passes e triângulo faz interceptar o passe. Zona e Homem a Homem são marcações ideais para quando o adversário der passes longos e blitz é para pressionar o quarterback adversário.

madden-17_3

Audibles e variações

Tanto na defesa como no ataque, você pode usar o L2 ou o R2 para selecionar uma ou outra variação nas jogadas. Dentre as possibilidades estão variar as rotas de um atleta ou até mesmo a jogada inteira antes de ela acontecer. Isso é muito legal para confundir seu adversário, especialmente em jogos online.

madden-17_4

Controle o tempo

O relógio é o principal aliado ou inimigo de um jogador no Madden NFL 17. É o tempo que faz toda a diferença no jogo. Se você estiver atrás do placar, use o “No Huddle” no ataque, além dos timeouts para garantir que você terá tempo suficiente.  Se você tiver vencendo, use as jogadas corridas para gastar o tempo do seu rival.

Lendo o Safety adversário

O safety é aquele cara da defesa adversária que fica atrás da linha de onde sai a bola, bem no centro do posicionamento defensivo. Preste atenção nele. Saiba para onde ele está se direcionando. Assim você saberá qual é a melhor jogada. Por exemplo: caso o defensor se aproxime de quem está marcando seus recebedores, é melhor correr.

madden-17_5

Saiba o tipo de passe que dar

Há mais um tipo de passe. Você pode dar bolas altas, mais fortes e na direção do seu recebedor, mais para os lados… Tudo depende da força com que você aperta o botão, além da direção para onde move a alavanca na hora do passe. Saber a hora de dar o passe é importante, mas saber qual passe dar também.

Não seja muito ganancioso

Eis uma das mais valiosas dicas de Madden: não tente interceptar todo passe, não tente dar passes longos sem precisar, não use o 4th Down a não ser que necessite. Evite a ganância, porque ela normalmente não dá bons resultados. Você pode até conseguir alguma coisa vez ou outra, mas vai perder muito mais do que ganhar.

Jogue os desafios e tutoriais

Parece uma dica óbvia, mas não é. O Madden NFL 17 tem muitos desafios legais – como o modo The Gauntlet e os Solo Challenges do Madden Ultimate Team. Vale bastante “perder um tempinho” jogando-os. Você consegue se divertir e também aprender a jogar melhor.

madden-17_6

Confira as dicas em vídeo da EA

A EA tem uma página dedicada a dicas para Madden NFL 17. São várias dicas muito legais, algumas avançadas e bem específicas, que vão ajudar bastante se você quer especializar-se em detalhes do game – como tipos de marcação e de jogadas ofensivas para cada situação de jogo.

Aproveite para conferir nossa análise do game: