No dia 1º de setembro de 2015, chegará às lojas Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, um jogo que dará sequência ao universo Metal Gear sendo o último projeto de Hideo Kojima pela Konami.

Com a chegada deste novo título, muitos gamers podem estar confusos acerca da linha cronológica dos jogos anteriores e sentem-se incomodados pela pergunta clássica: “Para jogar MGSV, devo jogar os anteriores?” A resposta ideal seria sim! Provavelmente, ocorrerão diálogos que farão referências aos eventos dos jogos anteriores. Porém, este artigo visa facilitar o entendimento dos eventos, instituições e personagens do Metal Gear para que aqueles que não tiveram a oportunidade de terem jogado os outros jogos, não se sintam deslocados.

METAL GEAR V

Ordem de lançamento dos jogos

Metal Gear (1987)

  • Metal Gear 2: Solid Snake (1990)
  • Metal Gear Solid (1998)
  • Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)
  • Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)
  • Metal Gear Solid Portable Ops (2006)
  • Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots (2008)
  • Metal Gear Solid Peace Walker (2010)
  • Metal Gear Rising: Revengeance (2013) *SPIN-OFF
  • Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (2014)
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015)

Ordem cronológica dos jogos

  • Metal Gear Solid 3: Snake Eater – 1964
  • Metal Gear Solid: Portable Ops – 1970
  • Metal Gear Solid: Peace Walker – 1974
  • Metal Gear Solid V: Ground Zeroes – 1975
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain – 1983
  • Metal Gear – 1995
  • Metal Gear 2: Solid Snake – 1999
  • Metal Gear Solid – 2005
  • Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty – 2007
  • Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots – 2014

ordem crono

FOXHOUND

Unidade de Alta Tecnologia das Forças Armadas, batizada de FOXHOUND, é a instituição militar responsável por missões extraoficiais de infiltração em áreas assoladas por conflitos políticos e militares. Fundada por Big Boss, a FOXHOUND foi criada na década de 70.

Após os acontecimentos de Metal Gear, em que o Big Boss revela ser um traidor e pai do Snake, o coronel Roy Campbell assume a direção da unidade. Em Metal Gear Solid, Snake e Campbell estão desvinculados da FOXHOUND, e a unidade se transforma em um grupo terrorista liderado por Liquid Snake (irmão gêmeo genético de Snake).

Em Metal Gear Solid 2, o agente Raiden é levado a acreditar que uma nova fundação da unidade é realizada e liderada pelo “Coronel”, em que no final revela ser um IA comandado pelos Patriots.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é um prequel da sequência, sendo que o jogador controla um agente chamado Naked Snake (futuro Big Boss) comandado pelo Major Zero. A FOXHOUND ainda não existia, mas o esquadrão era chamado de Unidade Fox.

Em Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots, o esquadrão de Meryl “Rat Patrol Team 1” possui o mesmo emblema da FOXHOUND, entretanto nenhuma ligação é feita com a unidade.

LES ENFANTS TERRIBLES

LES ENFANTS TERRIBLES

O projeto “Les Enfants Terribles” criado na década de 70 pelo Major Zero tinha como função gerar artificialmente soldados lendários através de genes do Big Boss. EVA, uma espiã da República Popular Chinesa, voluntaria-se para ser mãe de aluguel dos “filhos” de Big Boss. 9 meses após a introdução dos espermatozoides, EVA deu a luz aos chamados “Twin Snakes” (Cobras gêmeas): Solid Snake e Liquid Snake, sendo este superior ao Solid Snake.

Mais tarde, foi criado um terceiro clone de Big Boss, chamado de Solidus Snake, sendo este mais equilibrado de que seus dois irmãos. Ele assume a identidade de George Sears, presidente dos Estados Unidos da América, servindo aos Patriots. Assim como seu pai, ele se rebela contra os Patriots, é removido do poder e desaparece.

PATRIOTS

Patriots

“Patriots” é o grupo formado com o intuito de controlar as atitudes políticas dos Estados Unidos, a fim de alcançar a hegemonia e controle mundial. Seus primeiros integrantes foram o Major Zero, Big Boss, Ocelot, EVA, Para-Medic e Sigint. Após a descoberta do projeto “Les Enfants Terribles”, Big Boss desentende-se com Major Zero e decide rebelar-se contra o grupo.

Major Zero resolve criar IAs (Inteligências Artificiais) a fim de perpetuar os Patriots e permitir que ele possa controla-los de acordo com seus propósitos. Os Patriots são os que decidem o futuro dos EUA, coordenam as eleições e manipularam os eventos ocorridos em Metal Gear Solid 2. 

SOLID SNAKE X BIG BOSS

Nos primeiros jogos da série, os personagens são apresentados de forma clara: Solid Snake é o heroi e Big Boss o antagonista. Entretanto, conforme a progressão dos jogos, ambos os espiões são aprofundados e demonstram serem humanos com dificuldades, sentimentos e opiniões muito mais complexas do que ser bons ou ruins.

Solid Snake é protagonista em quase todos os jogos (Metal Gear; Metal Gear 2, Metal Gear Solid; Metal Gear Solid 2: Son’s os Liberty; Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots como “Old Snake”) e Big Boss é o protagonista dos outros jogos (Metal Gear Solid 3: Snake Eater; Metal Gear Solid Portable Ops; Metal Gear Solid Peace Walker; Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain).

Os dois superespiões são parecidos quanto às técnicas e táticas empregadas e nos traços físicos, isso porque Big Boss é o pai de Solid Snake, sendo este praticamente o clone de seu pai.  A evolução destes personagens parece ser complicada, mas a sequência dos games possibilita o entendimento. Caso não tenha jogado nenhum, a imagem permite a compreensão:

Metal Gear

(OBS: a imagem refere-se à data de lançamento dos jogos, e não à cronológica)

OUTRAS PERSONAGENS

Gray Fox (Frank Jaeger)

Um soldado de alta patente da FOXHOUND (tanto que foi o único a receber o nome “FOX”). Um espião super-capacitado e amigo de Solid Snake. Entretanto, em Metal Gear 2, ele é um dos integrantes da rebelião liderado por Big Boss e transforma-se em inimigo do Snake. Em uma batalha dramática, Fox é morto por Snake. Em Metal Gear Solid, ele reaparece em forma de ninja ciborgue.

Coronel Roy Campbell

O Coronel torna-se o diretor da FOXHOUND após os eventos de Metal Gear, substituindo o falecido Big Boss. Após os acontecimentos de Metal Gear 2: Solid Snake, Campbell desliga-se da unidade junto com Snake.

Master Miller

É um dos contatos de Solid Snake em Metal Gear 2: Solid Snake, sendo seu instrutor de técnicas de espionagem. Em Metal Gear Solid, ele reaparece como fonte de informações para o espião. Entretanto, durante a progressão do game, o Coronel e Snake recebem a notícia que Master Miller estava morto e que o contato vivo seria uma espécie de fantoche.

Revolver Ocelot

Ocelot aparece em Metal Gear Solid como integrante da FOXHOUND, agora como uma unidade terrorista liderada por Liquid Snake. Nos eventos ocorridos em 2005, Revolver Ocelot era um espião infiltrado trabalhando para Solidus Snake (presidente dos Estados Unidos da América na época). Futuramente, ele é possuído por Liquid Snake após um transplante do braço, tornando-se Liquid Ocelot.

Dr. Hall “Otacon” Emmerich

O apelido de “otacon” vem do termo “otaku” devido ao fascínio do Dr. Por animes. Otacon é um hacker que aparece em Metal Gear Solid e acompanha Solid Snake em todos os jogos a partir deste momento. Ele é um dos programadores do Metal Gear REX e o único capaz de desabilitar a arma de guerra. Em Metal Gear Solid 2, Otacon e Solid Snake criam a fundação “Philantrophy”, que possui o objetivo de erradicar todos os Metal Gear do mundo.

Naomi Hunter                                             

Chefe médica da unidade de Solid Snake em Metal Gear Solid. Durante o jogo, é revelado que ela é irmã adotiva de Gray Fox e que tinha entrado na equipe com o intuito de vingar seu irmão, matando Snake. Ela injetou um vírus “FOXDIE” em Snake, que programa a morte por parada cardíaca e é este vírus que atinge os integrantes da FOXHOUND durante o jogo. Arrependida, Naomi programa o vírus independente, deixando Snake vulnerável somente no futuro.

Mei Ling

É a responsável por salvar os dados de Solid Snake em Metal Gear Solid. Inventora, ela quem criou o Codec de Snake e outros equipamentos. Em Metal Gear Solid 2, ela participa da Philantrophy, mas ajuda Snake e Otacon de forma separada.

Meryl Silverburgh

É apresentada ao Solid Snake como sobrinha do Coronel Campbell. Após os eventos de Metal Gear Solid, em Shadow Moses (localização das Ilhas Fox), o futuro de Meryl é decidido através das escolhas do jogador. Posteriormente, o Coronel revela que Meryl é sua filha.

Raiden

O soldado Raiden é o protagonista surpresa de Metal Gear Solid 2, juntamente com Solid Snake. Resgatado na Guerra Civil da Libéria, Solidus Snake é praticamente seu pai adotivo. Raiden possui um relacionamento com Rosemary (Rose), que posteriormente revela que esta relação começou pois era essa a missão que ela possuía. Ela conta a Raiden que espera um filho dele. Apenas em Metal Gear Solid 4, Raiden retorna como um ciborgue (parecido com Gray Fox) que deseja matar Vamp.

Vamp

Vamp é um super-soldado que apareceu primeiramente em Metal Gear Solid 2, na plataforma Big Shell, pertencente à unidade Dead Cell. Seu nome vem das características que possui, como a super-velocidade, imortalidade, super-força, parecidas como as de um vampiro. Essas habilidades são garantidas devido ao uso de nanomáquinas em seu corpo. Em Metal Gear Solid 4, ele retorna como integrante do exército particular de Liquid Ocelot. Neste período, Raiden e Vamp enfrentam-se pela vida.

Rosemary (Rose)

ROSEMARY

A namorada de Raiden é uma analista de dados e é a responsável por salvar o jogo durante o Metal Gear Solid 2. No final, ela revela ser uma espiã dos Patriots e que sua missão envolvia o relacionamento com Raiden. Após os acontecimentos de Big Shell (plataforma onde ocorre MGS2), Raiden e Rose começam uma vida como casal. Entretanto, o espião começa a ser assombrado pelas memórias da Guerra de Libéria e encontra refúgio nas bebidas.

Com receio das atitudes do marido, Rose foge de Raiden e pede ajuda ao Coronel Campbell. O Coronel arranja um casamento falso entre ele e Rose a fim de protegê-la. Rose concebe o filho entre ela e Raiden, chamado de John, mas ela mente ao ex-marido dizendo que abortou o filho. Após os incidentes de MGS4, Raiden descobre que tudo foi uma mentira para protegê-lo e o ciborgue e Rose decidem recomeçar a vida, juntos com o filho.

EVA

Ela aparece primeiramente em Metal Gear Solid 3 como espiã da República Popular da China como assistente de Naked Snake. Em Metal Gear Solid 4, 50 anos após os acontecimentos de Metal Gear Solid 3, a espiã reaparece como Big Mama, líder de rebelião contra os Patriots. Em 1971, ela encontrou-se com Naked Snake (já conhecido como Big Boss) e mais tarde transformou-se em mãe de aluguel de Solid Snake, Liquid Snake e Solidus Snake. Big Mama falece ao entrar em contato com vírus FOXDIE presente no corpo de Solid Snake (em MGS4, conhecido como Old Snake).

Liquid Ocelot

Uma mutação genética entre Liquid Snake e Revolver Ocelot após os eventos de Metal Gear Solid. Em 2005, Revolver Ocelot teve seu braço cortado pelo ninja ciborgue Gray Fox. Em Lyon, Ocelot decidiu implantar o braço de Liquid Snake. Entretanto, o implante causou algo paranormal: Liquid Snake apossou-se do corpo de Ocelot, gerando assim o Liquid Ocelot, principal antagonista de Metal Gear Solid 4.

Major Zero

O líder da Unidade Fox em Metal Gear Solid 3 é o responsável pela criação dos “Patriots” e pelo projeto “Les Enfants Terribles”. Em Metal Gear Solid 4, é revelado todos os projetos e organizações que ele comandava. O major aparece nas cenas finais de MGS4 em estado vegetativo, aos 105 anos e em uma cadeira de rodas. Big Boss aparece logo em seguida cortando a fonte de oxigênio de Zero.

Depois deste “glossário” de Metal Gear, acreditamos que você já esteja a par de todos os principais assuntos e apto para experimentar a nova aventura.

Aproveite a oportunidade e compartilhe conosco suas impressões sobre o game. Será o GOTY 2015?