A equipe do Meu PS4 se reuniu em mais uma daquelas calorosas resenhas para definir um assunto de extrema importância: os melhores jogos de 2019 (Mentira, fizemos tudo numas planilhas de Google Docs e só discutimos – MUITO – para desempatar algumas categorias). Com um leque de opções e categorias bem variado, a votação foi equilibrada, mas temos os grandes vencedores definidos! E quem mais se destacou foi Death Stranding.

A obra de Hideo Kojima, que já havia recebido uma nota 9,5 na análise do site, agradou a (quase) todos da equipe e levou seis prêmios. Alguns deles de levada, como Trilha Sonora, Narrativa e Direção. Outros no desempate, como Direção de Arte e GOTY. E em Design de Áudio, não chegou ao tiebreak, mas também foi por pouco. Por favor, joguem!

Confira, abaixo, os vencedores em cada categoria.

Jogo de Ação: Resident Evil 2

RESIDENT EVIL 2 - JOGO de ACAO

O remake que não é remake de Resident Evil 2 foi um dos jogos mais comentados do ano. Tanto sucesso fez até com que sua sequência, Resident Evil 3, também ganhasse o mesmo tratamento – com lançamento marcado para 2020. E também garantiu ao título da Capcom nosso prêmio de Jogo de Ação de 2019.

Leon e Claire estão ainda mais bem feitos, a aventura ainda mais viciante e o Mr. X ainda mais chato de superar. Primeiro grande lançamento do ano, brilhou nos aspectos técnicos, além do saudosismo para os fãs da série. Ganhou Nota 9 aqui, foi o GOTY do Metacritic… Indiscutível, não é mesmo?

Jogo de Aventura: Control

CONTROL - JOGO de AVENTURA

Com um visual arrojado, narrativa bem desenvolvida e uma protagonista carismática e que dá gosto de controlar, Control foi eleito o Melhor Jogo de Aventura de 2019 pelo Meu PS4. A história de Jesse Faden encantou a equipe do site. Bugs à parte, o review já dizia que o título era uma grata surpresa de 2019.

Control também chegou à final do Game Of The Year do TGA 2019, e teve, sem dúvidas, o ano extremamente positivo – apesar de não vender tanto quanto os AAA mais famosos. E olha que ainda há mais por vir… A Remedy prometeu uma experiência melhor do que as anteriores e não decepcionou.

Jogo de Luta: Mortal Kombat 11

MORTAL KOMBAT 11 - JOGO de LUTA

Esse foi unânime: Mortal Kombat 11 é o Jogo de Luta de 2019. É bem verdade que ele não teve lá grande concorrência, mas ainda assim, é um baita jogo para os fãs não só da série, como do gênero em geral.

Com gráficos incríveis, jogabilidade klássica e um elenco recheado de personagens (mesmo que vindo por DLCs), MK11 é um dos melhores (talvez o melhor) da história da franquia – e isso quer dizer alguma coisa. Uma nota 8,9 no nosso review e agora esse prêmio. Justo!

Jogo de Esporte: eFootball PES 2020

PES 2020 MELHOR JOGO ESPORTE

Uma nova câmera, aposta em um jogo mais cadenciado e com foco na tática, além de uma pegada voltada para os esports. Foi nisso que a Konami apostou no seu jogo de futebol do ano, e deu certo. eFootball PES 2020 agradou e foi eleito nosso melhor Jogo de Esporte.

E, claro, o Brasileirão licenciado contribuiu muito para isso. Assim como outras licenças que a empresa foi buscar para rivalizar com FIFA – como a Juventus, principalmente. Com bola rolando, sem dúvidas, foi um dos melhores jogos da série nos últimos anos. Merecido!

Jogo de Corrida: Crash Team Racing Nitro-Fueled

CRASH - MELHOR JOGO DE CORRIDA

A polêmica entre Crash Team Racing Nitro-Fueled e Mario Kart está mais viva do que nunca depois do retorno do jogo de corrida de Crash Bandicoot. Ele foi um sucesso tanto junto ao público como com a mídia especializada e, assim como em diversas outras premiações, nos melhores do ano do MeuPS4, foi eleito o Melhor Jogo de Corrida de 2019.

Uma altíssima nota 9 já havia sido uma indicação do quão bom o título pode ser. Divertido, bonito e com várias opções de modos de jogo e objetivos, sem dúvidas é também um dos mais desafiadores games do ano.

Jogo de RPG: Kingdom Hearts 3

KINGDOM HEARTS - RPG

Parece que já faz um tempão que Kingdom Hearts 3 saiu, né? Mas foi em 2019. Bem lá no comecinho. E quem jogou não esquece. Após tantos anos de espera, o novo capítulo dessa aclamada saga não poderia ter sido muito melhor. Não é perfeito, mas é quase: nota 9,5.

E, em um ano sem tantos RPGs de destaque, com The Outer Worlds merecendo a menção aqui, ficou “fácil” para KH3 ser eleito. Ele é um game épico, com gráficos incríveis, muitas referências bacanas da Disney, jogabilidade simples e narrativa envolvente.

Trilha Sonora e Design de Áudio: Death Stranding

DEATH STRANDING - MELHOR AUDIO e MUSICA

A dedicação de Hideo Kojima à trilha sonora de Death Stranding não passou despercebida. Em votação quase unânime, o jogo foi eleito o melhor nesse aspecto em 2019, além ainda de ter vencido como melhor Design de Áudio. Ou seja, não foram só as canções de artistas como Low Roar e CHVRCHES as aplaudidas, como também o trabalho da equipe da KJP.

Death Stranding realmente tem efeitos sonoros incríveis, além da mecânica de desbloquear músicas conforme você vai chegando a um determinado local. Quando os primeiros acordes de BB’s Theme começam a tocar, por exemplo, é impossível não se emocionar. Como é um grande amante de música, Kojima se dedicou muito a esse aspecto e não decepcionou.

Suporte ao Jogador: Fortnite

FORTNITE - SUPORTE AO JOGADOR

O que a Epic Games faz com Fortnite é incrível. Mesmo já depois de o “boom” ter passado, o battle royale segue um enorme sucesso – e muito por causa do enorme suporte que seus desenvolvedores dão ao título.

Nesse ano, ficou marcado o começo de uma nova era em Fortnite, com direito a um buraco negro que simplesmente apagou o jogo todo. Ele voltou depois de alguns dias, e com uma série de melhorias que fizeram com que ele ficasse ainda mais viciante no “Capítulo 2”.

Melhor Multiplayer: Call of Duty Modern Warfare

CALL of DUTY - MULTIPLAYER

Call of Duty só é Call of Duty quando o multiplayer é divertido, não é mesmo? E não tem como dizer que o novo Call of Duty Modern Warfare não faz sua parte nesse aspecto. Ele possui novos modos, novas armas e a mesma diversão que os fãs sempre esperam. Nós gostamos demais!

Sem dúvidas, montar um esquadrão para participar das intensas trocas de tiro de CoD é ainda uma das experiências mais divertidas do mundo dos games. Não é à toa que, todo santo ano, os jogos da franquia vendem como água no deserto.

Direção, Direção de Arte e Narrativa: Death Stranding

DEATH STRANDING - MELHOR NARRATIVA

Aqui, listamos três prêmios juntos para o mesmo jogo: Death Stranding foi o melhor jogo de 2019 em termos de Direção, Direção de Arte e Narrativa. Tudo graças ao trabalho que parece ser exaustivo de Hideo Kojima. A mente do japonês é algo fora do comum. E você pode gostar ou achar ele louco, mas tem que reconhecer a importância do trabalho.

Death Stranding sai da caixinha. Cria novas mecânicas, reaproveita outras, tem uma série de Easter Eggs divertidos e, claro, aposta em um enredo com temas sensíveis para tocar o jogador. Gerar reflexões. Fazer você jogar, pensar e se divertir ao mesmo tempo. Não, não é um jogo para todo mundo. Mas, para a gente, foi demais!

Visualmente, ele é deslumbrante. Os conceitos visuais, as ambientações e os personagens (com destaque, claro, para a adaptação dos atores famosos, como Norman Reedus e Mads Mikkelsen) são impecáveis. Junte tudo isso à jogabilidade simples, o nível de desafio, que pode ser bem alto, e os prêmios que já falamos de áudio e você tem uma baita obra!

Dublagem Nacional: Mortal Kombat 11

MORTAL KOMBAT 11 - MELHOR DUBLAGEM

O trabalho de localização que a Warner Games Brasil faz nos seus títulos costuma sempre ser muito bom, e com Mortal Kombat 11 não foi diferente. Além de excelente de jogar, ele também é ótimo de “ouvir”.

A dublagem do título para o português do Brasil é excelente – com o padrão de qualidade que o público brasileiro espera de um título desse tamanho. Parabéns aos envolvidos por ser a melhor Dublagem Nacional de 2019!

Jogo do Ano: Death Stranding

DEATH STRANDING - GOTY 2019

Uma obra de arte. Podemos resumir Death Stranding assim. Pelo elenco, pela trilha sonora, pelo visual. Pela mecânica multiplayer diferenciada e recompensadora. Pela ousadia de algo tão único, tanto em termos de narrativa como também de jogabilidade. Pela coragem de se propor a fazer algo diferente.

Death Stranding foi o melhor jogo de 2019 para a equipe do Meu PS4. Mais do que isso, é uma das experiências de games da geração. Entrará para a história. Não ganhou o “GOTY” do The Game Awards, e muita gente vai ironizar isso para sempre. Mas levou vários outros prêmios e encantou uma boa parte da comunidade em todo o mundo.

Hideo Kojima acertou em cheio e, provavelmente, está muito feliz com o resultado do seu trabalho. Uma entrega de qualidade e com a sua assinatura. E é bom lembrar: é somente um primeiro capítulo na história da Kojima Productions. Imagine só o que está por vir…

Mais Aguardado de 2020: The Last of Us Part II

JOGO MAIS AGUARDADO - 2020

Por falar em “o que está por vir”, é claro que tínhamos que criar uma categoria para que a equipe elegesse o jogo mais aguardado de 2020. E foi praticamente unânime: a sequência da história de Joel e Ellie. The Last of Us Part II, que chega em maio, já é considerado por muita gente o game mais esperado não só do ano que vem, como da geração.

As expectativas são altíssimas – e como sabemos bem que a Naughty Dog está ciente disso há algum tempo, temos certeza de que elas serão correspondidas, não é mesmo? Mas vale citar aqui outros dois jogos que surgiram nas menções da galera quando o assunto estava em debate: Ghost of Tsushima e Cyberpunk 2077. Baita trio pro último ano da geração!