Diariamente recebemos centenas de perguntas sobre os mais diversos assuntos relacionados as plataformas PlayStation, sejam dúvidas sobre o PS4, PSN, compatibilidade, etc. Notamos que, algumas delas, são bem frequentes entre os usuários.

Muitas das informações são mais difíceis de se encontrar respostas ou, em alguns casos, muitos sentem receio de nos questionar sobre diversos temas, talvez com a ideia de que a dúvida em questão seja algo trivial ou insignificante. Pois, saibam que não existe dúvida “boba!

Aquele que pergunta é um tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece um tolo para sempre. – Provérbio

Hoje, responderemos as 10 dúvidas mais frequentes que recebemos através de mensagens, e-mails, comentários, etc.

1 – Posso parcelar uma compra efetuada na PSN?

Não. As compras na PSN, sejam com cartão de crédito ou cartão pré-pago não tem a opção de parcelamento. Todas as compras são debitadas em parcela única, na  próxima fatura do seu cartão.

2 – A PSN aceita cartões de débito?

Não. Atualmente, a PlayStation Network aceita apenas cartões de crédito e os cartões pré pagos, que podem ser adquiridos em lojas de departamento (como Saraiva, Americanas, etc) ou pela internet.

3 – Consigo alterar minha PSN ID?

Infelizmente não. Essa opção não é possível. Portanto muito cuidado com o que vai escolher para ser sua ID na PSN, pois não há como voltar atrás depois. Somente criando uma nova conta e consequentemente, um novo usuário.

4 – Posso deixar o PS4 ligado em modo espera, vários dias, realizando downloads?

Sim, pode! Quando você deixa o seu PlayStation em modo espera, a maioria das funções ficam desabilitadas. Assim, seu consumo de energia é baixo, o aquecimento é quase nulo e ele não emite ruídos. Se você precisa realizar vários downloads e sua internet não colabora muito, essa é a opção.

Só tenha especial atenção ao quesito energia. Caso, durante uma instalação ou atualização faltar energia, seus dados podem ser corrompidos.

5 – Preciso pagar para jogar online no PlayStation 4?

Sim. É necessário ser assinante PlayStation Plus para jogar online no PlayStation 4. Para saber todos os detalhes sobre essa assinatura, basta acessar nossa matéria especial:

6 – O PlayStation 4 aceita HD externo?

Não. O PlayStation 4 (ainda) não aceita HD externo e não há indícios de que esse recurso lhe será acrescentado, pelo menos por enquanto. Mas é bem simples trocar o HD por um maior, e ensinamos de uma maneira simples nessa matéria:

7 – A PSN está offline?

Ahhh, essa com certeza é uma das mais questionadas. Mas, você sabia que pode consultar o status da PSN? Basta acessar o seguinte link do site da Sony e conferir de forma bem prática.

8 – Comprei um jogo na PSN e, antes do lançamento ele começou a baixar. O que está acontecendo?

Não meu caro amigo, você não foi contemplado para jogá-lo antes do lançamento. O que acontece é o pré-load, um sistema que permite o jogador baixar o jogo antes do lançamento para não precisar fazer isso no dia e perder algumas horas (ou dias) de jogatina aguardando o jogo baixar.

9 – Quando entro em uma party dá erro de NAT, o que fazer?

Ah… compartilhamos da sua dor! Esse erro assombra os jogadores e ele é bem misterioso e complicado de se entender. Mas temos um artigo que pode lhe ajudar a resolver seu problema. Com um pouco de paciência e dedicação você voltará a falar com seus amigos!

10 – Não consigo comprar na PSN com meu cartão de crédito. O que está acontecendo?

Essa é uma dúvida/problema que tem afetado cada vez mais jogadores. Recentemente, ao recebermos centenas de pedidos de socorro, entramos em contato e recebemos uma explicação da empresa responsável pelos pagamentos de compras na PSN.

Se você está com esse problema, vale tirar um tempo e ler esse artigo para tentar solucionar esse problema.

11 – (Bônus) O PlayStation 4 vai ser retrocompatível com jogos de PS3?

Não. A Sony, através do seu CEO, já informou que não pensa em desenvolver algo parecido no momento. É improvável ainda que esta funcionalidade venha ser implementada no futuro. Portanto, não crie nenhuma esperança em relação a isso.

12 – (Bônus) PlayStation Now no Brasil?

Não há planos no momento. O serviço de jogos por streaming necessita de vários fatores, sendo um deles uma infra-estrutura de internet de qualidade e no Brasil nós sabemos internet e qualidade não caminham juntas.

Essas são as perguntas mais frequentes que recebemos, e sabemos que ainda existem muitas dúvidas ainda sem respostas. Por isso, pedimos para que vocês nos enviem suas dúvidas e, caso possível, lhe responderemos com prazer!

Escolha um dos nossos canais de comunicação (mensagem, comentários no post ou no site, Twitter, email, etc) e enviem-nos suas dúvidas.

Aproveite sua visita e confira outras matérias que podem te ajudar: