Tutoriais

O PlayStation 3 consome 5x mais energia que uma geladeira?

Nem tudo que está na internet é verdade amiguinhos.

por Tatiane Inês
O PlayStation 3 consome 5x mais energia que uma geladeira?

Tem circulado no Facebook (já se espalhou por outras redes) uma imagem afirmando que o PlayStation 3 consome cinco vezes mais energia elétrica que uma geladeira (pode isso Arnaldo?). A publicação insinua que o videogame é um dos grandes vilões das contas de energia.

Será mesmo?

Não, não procede! Você não precisa desligar seu velho amigo. Abaixo vamos explicar resumidamente – com dados e cálculos – e mostrar que o PS3 não consome tanta energia assim.

1

Consumo de energia do PlayStation 3

O próprio manual do aparelho já nos fornece os primeiros dados. O site de PlayStation por sinal conta com todos os manuais, separados por modelos. Basta clicar aqui para ver.

E vamos usar como parâmetro os três modelos de PS3. O primeiro (CECHG01) que consome 280 W, o SLIM (CECH-3001) 200 W e o SUPER SLIM (CECH-4301) 190 W. Já deu para você perceber a significativa redução entre os modelos né!?

Consumo de energia dos refrigeradores

A imagem (compartilhada aos montes) erra ao sugerir uma comparação sem ao menos indicar um modelo de refrigerador. Logo, a informação por si só fica dúbia.

Diante disso, vamos utilizar os modelos mais simples refrigeradores, com consumo classificado como classe “A”. Usamos como exemplo o modelo RFE38 da Electrolux, uma das marcas mais vendidas no Brasil.

De acordo com a tabela de consumo e eficiência energética do INMETRO, o refrigerador em questão consome cerca de 37,5 kWh por mês (página 7).

2
Tabela de consumo e eficiência energética – INMETRO

Calculando e comparando

A comparação, necessariamente, exige algumas contas simples. Para isto, estipulamos uma média de 8 horas de jogatina por dia no PS3 e 8h de funcionamento do refrigerador. Explicando: mesmo que a geladeira esteja conectada na tomada 24 horas, o motor só “trabalha” ligado, refrigerando, cerca de 8 dessas 24 horas.

Sabendo que:

  • Consumo mensal = Potência do equipamento em watts x horas por dia x n° dias
  • Consumo = 280 (modelo FAT) x 8 (horas de equipamento ligado) x 30 (um mês)
  • Consumo = 67200 Wh/mês 67,2 kWh/mês

Fazendo os mesmos cálculos para o modelo SLIM e SUPER SLIM:

  • Consumo SLIM: 48kWh/mês
  • Consumo SUPER SLIM: 45,6kWh/mês

Considerando o PlayStation 3 FAT e o refrigerador RFE38, o correto seria afirmar que o console consome cerca de 1,8 x mais energia que o refrigerador e não 5x mais.

Para refrigeradores combinados (freezer + geladeira) ou equipamentos maiores e mais robustos, essa diferença de consumo tende ser menor, visto que quanto maior capacidade e recursos do refrigerador, maior é o consumo de energia.

Conclusão

Viu só? O PlayStation 3 não é mesmo um dos grandes puxadores de energia. Ele gasta sim, muita energia, mas não chega ser tanto como exposto na imagem que circula na rede do senhor Zuckerberg.

Para os que estiverem em busca de um alívio na conta de energia, a dica é evitar o uso prolongado de chuveiros elétricos, ferro de passar, aspirador de pó, fornos elétricos, microondas e secadores de cabelo, por exemplo. Todo equipamento com resistência elétrica tem um consumo alto de energia. Isto sim, são fatos conhecidos e averiguados.

Aproveite ainda para conferir: