O PlayStation 3 foi e ainda é um ótimo console contudo, o seu irmão mais novo já está aí no mercado e, infelizmente, é inevitável que o PS3 venha a perder gradualmente o destaque.

Os próximos jogos vão começar a sair exclusivamente para os novos consoles, assim caminha a indústria de games.

Mas, não podemos deixar de lado todo o legado e jogos que o amado console nos trouxe. Foram muitos os momentos de grande diversão, alegria e emoção que ele nos proporcionou. Sua biblioteca de jogos é fantástica! De tão boa fica difícil dizer quais foram os melhores jogos que passaram pela plataforma.

Além de complicada, é muito ingrata fazer uma lista com os jogos mais memoráveis. Certamente algum jogo vai ficar de fora e é impossível agradar a todos contudo, resolvemos fazer uma lista com os 10 + do PS3 segundo nossas impressões.

Vamos então aos 10 melhores jogos de PS3.

10 – Little Big Planet

Um jogo de plataforma com a aparente temática infantil de uma produtora quase que desconhecida, tinha tudo para não chegar a lugar nenhum. Foi assim que muitos rotularam o game quando apresentado.

Não poderiam estar mais enganados! Little Big Planet é sem dúvidas um dos melhores jogos desta geração. Imagine aquele seu sonho, meio sem sentido, cheio de fantasias e com infinitas possibilidades? Isso resume bem o que é o game.

Em Little Big Planet, você poderá personalizar seu personagem  Shackboy de muitas formas, criar fases e compartilhar suas criações e regras para outras pessoas. Algo sem dúvidas inovador.

O game conquistou milhares de fãs e gerou outras continuações e spin offs da série.

09 – Bioshock Infinite

A Irrational Games fechou as portas mas sem antes no entregar uma histórica épica. Bioshock Infinite é uma mistura de vários sentimentos. No game você irá passar por ambientes ricamente detalhados, com uma trilha sonora de primeira e personagens marcantes.

Todos estes quesitos fazem do título um dos melhores games que passaram pelo PlayStation 3. Além disso, temos a Elisabeth…ahhh Elisabeth =)

08 – Red Dead Redemption

Quando eu vi as primeiras imagens desse jogo logo pensei: “Interessante, um GTA no faroeste”. Foi um pensamento do qual até hoje eu me arrependo.

Red Dead Redemption conta a história de John Marston, um ex-bandido que tenta levar uma vida normal mas, é forçado a retornar ao mundo do crime.

O game da Rockstar insere novos conceitos de mira, troca de armas e um mundo vivo cheio de detalhes. O mais surpreendente de RDR é  a forma como você pode explorar todo este contexto. Uma das inovações do título foi a criação de toda uma biosfera viva e cheia de peculiaridades.

Um dos momentos mais marcantes do game é quando John tem de cavalgar  pelas montanhas, vales e desertos. Neste momento entra uma música que é perfeita com o climax. Está você( John) e seu cavalo e a imensidão do velho oeste. Uma sensação meio que inexplicável.

07 – Heavy Rain: The Origami Killer

Se Beyond Two Souls é bastante controverso, Heavy Rain é unânime. O ousado projeto da Quantic Dream elevou o nível de imersão através de escolhas e consequências.

A primeira vista, o ponto de maior destaque são os visuais do título. Texturas, modelagem e sons são levados ao extremo da perfeição. No entanto, o ponto chave do game é sua história marcante e altamente emotiva.

Heavy Rain é um jogo aonde suas escolhas podem ser levadas as últimas consequências como a morte de um protagonista por exemplo. E mesmo com este fato, o jogo não tem game over e você continua a história.

06 – Journey

Journey é talvez o game indie de maior sucesso no PlayStation. Muitos o consideram uma obra de arte, espiritual e ao mesmo tempo enigmático.

É tão difícil explicar o conceito por traz deste título que frequentemente voltamos à questão do que realmente é um jogo de video game.

Em Journey não há inimigos, objetivos concretos e nem sequer uma indicação do que se trata o enredo do game. Você é simplesmente colocado em um deserto e sai em busca de respostas.

O game apresenta um visual extremamente belo, com efeitos de luzes magníficos e uma trilha sonora muito imersiva.

Por ser tão estranho e ao mesmo tempo fantástico é que Journey merece estar nesta lista.

05 – God of  War 3

Um dos personagens mais queridos dos video games, Kratos retorna para terminar o serviço e destruir o resto do olimpo.

Talvez, fazendo God of War 3 figurar no meio da lista e não nas primeiras posição vá fazer com que eu receba centenas de e-mails e mensagens raivosas dos gamers, tamanha é a popularidade do título.

Em GoW 3, podemos ter a certeza do quão poderoso é o PlayStation 3. O game apresenta um dos melhores gráficos dessa geração que passou e com uma jogabilidade que se encaixa perfeitamente ao gênero.

E claro, o Kratos está na sua melhor forma. Não há dúvidas, o espartano é muito f***.

04 – Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Lançado em 2008, Guns of the Patriots deixou a todos os gamers impressionados com a qualidade e o potencial do PS3 e foi o responsável por muitas pessoas deixarem de lado o bom e velho PS2 para migrarem para o novo console na Sony.

Mesmo hoje, o game ainda impressiona pela sua qualidade visual e pelos novos recursos introduzidos.

O game encerra de forma épica a saga do Solid Snake, o mais famoso espião dos video games. Snake sofre de um envelhecimento precoce e ainda tem sair na caça de um antigo inimigo.

03 – Grand Theft Auto V

E chegamos ao TOP 3. Muitos vão concordar, muitos vão querer me matar e outros vão apenas fechar o site. Qual é o seu grupo?rs

GTA V é um jogo espetacular. Ganhou diversos prêmios, existem bilhões de vídeos no Youtube e a Rockstar faturou rios de dinheiro. Tudo muito merecido diga-se.

O game elevou a outro patamar a qualidade dos jogos. Uma Los Santos maravilhosa com centenas de coisas a se fazer. É impossível ficar com tédio em GTA V.

Os personagens do título também são memoráveis. O game introduziu uma dinâmica bastante diferente neste novo capítulo e agora são três protagonistas. Cada um tem uma personalidade marcante, com seus problemas, suas vidas e suas peculiaridades.

Tem tanta coisa para se falar do game que eu levaria dias.

02 – Uncharted 2: Among Thieves

O game da Naughty Dog é simplesmente espetacular. Assumimos o controle do carismático e piadista Nathan Drake e juntos partimos na busca por artefatos antigos em diversos locais do mundo.

A aventura é narrada de tal maneira, que você fica preso e não pára de jogar até que o inevitável final chegue. E neste ponto você percebe que vivenciou uma das melhores experiências com vídeo game da sua vida.

Uncharted 2 conta um enredo cinematográfico, com gráficos belíssimos e todo uma ambientação digna de oscar.

01 – The Last of Us

E finalmente chegamos ao game vencedor. Lançado em 2013, The Last of Us é o ápice dessa sétima geração e o melhor trabalho já desenvolvido para Naughty Dog.

O game narra a história de Joel e Ellie, dois sobreviventes em um mundo completamente devastado por uma praga em forma de vírus. No início da campanha, os personagens se relacionam muito bem contudo, conforme o enredo se desenrola, ambos criam uma afinidade muito grande.

O mundo criado pela Naughty Dog é extremamente rico em detalhes, histórias paralelas e levanta um debate, até que ponto o ser humano é capaz de chegar para simplesmente sobreviver?

A obra já recebeu centenas de prêmios como o melhor game de 2013 e uma versão remasterizada para PlayStation 4 foi produzida e também foi um sucesso de vendas.

Menções honrosas

  • inFAMOUS (Série);
  • The Elder Scrolls: Skyrim;
  • Demon’s Souls;
  • Dark Souls.

E você concorda com a lista? Quais são os melhores não na sua opinião?