No segundo domingo de agosto, comemora-se o Dia dos Pais no Brasil. Data muito especial para celebrar a vida de uma figura tão importante. Na vida real e na virtual. Afinal, enredos com pais e filhos vêm sendo cada vez mais comuns – e relevantes – nos games. Na geração do PlayStation 4, há vários exemplos disso.

Por isso, o Meu PS4 reuniu algumas histórias com pais e filhos, alguns nem de sangue, de jogos para o console.

God of War

O primeiro que vem à mente, claro, é God of War. E não somente pelo jogo novo, onde os dotes de Kratos como papai ficam mais claros. Toda a história dele só existe, basicamente, por ele ser pai. Afinal, sua vingança começa após a tragédia com sua família, quando ele é o responsável pela morte da esposa e da filha.

PlayStation 4: Kratos e Atreus

Mas é claro que no “reboot” da saga, com o Deus da Guerra saindo da Grécia e indo para uma nova aventura na Mitologia Nórdica, seu papel paterno é muito maior. A narrativa, é claro, é perfeita. Da preocupação aos ensinamentos, Kratos só quer uma coisa de Atreus. Algo comum a (quase) todos os pais: que o filho seja melhor do que ele foi um dia.

Horizon: Zero Dawn

Aloy e Rost não são filha e pai de sangue. Porém, o relacionamento entre eles é, sim, de um papai com “sua cria”. Depois de receber a misteriosa bebê das Matriarcas, o “durão” torna-se um “coração mole”. Ele a ama como se fosse, de fato, sua filha, e a prepara de forma intensa para o futuro.

Pais e Filhos: enredo que deu certo no PlayStation 4 1

Graças à determinação e insistência de Aloy, ele a treina para batalhar e provar que é, de fato, uma Nora. Assim, ela consegue ter a disposição necessária para enfrentar um monte de dinossauro robô pelo caminho e, claro, descobrir mais sobre o seu passado e as razões para seu mundo estar daquele jeito.

The Last of Us

Esse jogo não “é” do PlayStation 4, mas saiu remasterizado no console e vai ganhar uma sequência nele. E, como é uma das maiores narrativas da história, merece ser citado. As inesquecíveis cenas de Joel e Ellie, que também não são pai e filha biológicos, ficaram na memória de milhões de pessoas em todo o mundo.

Joel e Ellie

The Last of Us é uma história de um cara rabugento, em meio a uma crise de sobrevivência no planeta, que pega a sobrinha e “transforma” em filha. É um relacionamento intenso, que começa com o pé esquerdo, mas evolui. Porém, termina, nessa primeira história, com uma mentira “por uma boa causa”. E quem é pai e nunca fez isso para proteger o filho?

Uncharted 4

Como não lembrar do emocionante epílogo de Uncharted 4: A Thief’s End? Quando Cassie, a filha de Nate e Elena, descobre algumas relíquias das aventuras dos pais, a preocupação do “ladrão” é visível. Ele tentou esconder seu passado da garota, mas ela encontrou tudo. Como proceder? Contar a verdade? Disfarçar?

Resultado de imagem para nathan drake daughter

Uma situação também comum na vida real, que é bem retratada nesse grande jogo para PlayStation 4. Em um encerramento digno para um dos maiores personagens que a Sony criou na história da sua divisão de games. Cassie, que certamente foi uma das razões da aposentadoria do casal, é a cereja do bolo em um final marcante.

Feliz Dia dos Pais!

Aproveitando o tema, o Meu PS4 deseja a todos os papais um ótimo domingo! Que vocês repassem o amor aos games para seus filhos e filhas, e que valorizem quem te ensinou a jogar (ou te deixou jogar “só mais cinco minutinhos” todo dia).

Tem mais alguma história de pais e filhos nos games que você curte, seja no PlayStation 4 ou em outro console? Comenta aí!