PES 2017 chegou às lojas e sua jogabilidade consistente tem agradado bastante aos amantes do futebol digital. Em meio a vários aprimoramentos, notamos o feliz retorno da barra de equilíbrio, a qual não estava presente na franquia desde o PES 2014. Acompanhe com a gente como este recurso pode te ajudar no caminho para a vitória.

O que é essa tal de barra de equilíbrio?

Este recurso permite que você torne, em tempo real, seu time mais ofensivo ou defensivo de acordo com a necessidade durante a partida. É dividida em 5 níveis: muito defensivo, defensivo, neutro, ofensivo e muito ofensivo, sendo que a partida sempre começa com a barra de equilíbrio no neutro.

Como eu mudo o nível na barra de equilíbrio?

Muito simples. Para quem joga no analógico (que é a configuração de controle padrão), basta dar 2 toques rápidos no direcional para baixo (para diminuir a barra em 1 nível), ou 2 toques rápidos para cima (para aumentar a barra em 1 nível). Para quem joga no direcional, basta fazer os comandos com o analógico.

Em que situação na partida eu devo usar cada nível?

À medida que sua experiência com o PES for aumentando, você provavelmente vai desenvolver suas próprias estratégias para utilizar cada nível da barra de equilíbrio na situação mais adequada. Iremos mostrar exemplos de utilização com cada nível para que você possa se nortear e montar suas próprias estratégias em um futuro próximo. Para quem ainda não conhece, veja na imagem abaixo:

PES 2017 - Barra de Equilíbrio

Muito defensivo

Imagine que seu time está ganhando com apenas um gol de diferença e o jogo está se aproximando do seu fim, próximo aos 90 minutos. Utilize o nível muito defensivo e garanta que os atacantes adversários tenham muitas dificuldades para ultrapassar sua defesa. O mesmo vale se o placar atual está empatado e você quer segurar o resultado a todo custo.

Defensivo

Seu time está ganhando com 2 gols de diferença. Ou até mesmo, mais do que isso. Além disso, entramos no segundo tempo, e seu time começa a mostrar sinais de cansaço. Além das substituições que você provavelmente fará, é prudente utilizar este nível para expôr menos sua defesa sem, no entanto, comprometer tanto seu poder de ataque.

Neutro

Este o nível padrão que a partida começa, ou seja, seu time atacará e defenderá de forma equilibrada. Principalmente quando seu time está com um bom domínio da partida, vale à pena manter este nível enquanto o cenário não se alterar.

Ofensivo

Quando o empate não é um bom resultado pra você, e faz-se necessário correr atrás de um resultado melhor, é recomendado que se utilize este nível para dar um combustível extra ao seu ataque. Visto que sua defesa ficará mais vulnerável, a atenção aos passes deverá ser redobrada para não deixar o time exposto a contra-ataques.

Muito ofensivo

Com um placar desfavorável, uma partida com mais da metade do tempo passado, e a necessidade de reverter a situação, pode fazer com que este nível seja seu último recurso. Com ofensividade máxima, obviamente sua defesa ficará em maus lençóis, então concentre-se para fazer os gols e alcançar o desejado empate.

Não há fórmulas definitivas para o PES 2017

Como dito anteriormente, os cenários explicados acima são apenas alguns, entre inúmeros cenários de utilização. Provavelmente você já sabe (ou saberá em breve), que a barra de equilíbrio é apenas uma das ferramentas que você tem nas mãos para te levar a vitória, use-as com sabedoria! 🙂

E vocês, já estão usando a barra de equilíbrio? Que outros recursos do PES 2017 vocês estão utilizando? Compartilhem com a gente!

Veja também: