As primeiras notícias sobre o eFootball PES 2020 chegaram em abundância. Com trailer que consolida novamente uma forte parceria com o Barcelona, a Konami mostra que está disposta a brigar forte pela preferência dos jogadores.

Claramente, a estratégia da empresa consistiu em trazer para o público uma avalanche de informações e novidades. Ao contrário da EA Sports, que optou por novidades de forma homeopáticas.

No entanto, algumas lacunas ainda ocupam o imaginário dos fãs, e novas surpresas (boas ou não) podem chegar em breve. Listamos algumas destas lacunas, e elencamos algumas possibilidades em torno delas.

myClub

O myClub é o grande carro-chefe atual da franquia. Proporcionando bastante lucro à Konami com microtransações, é notório o destaque que vem recebendo ao longo dos últimos anos.

Estranhamente, o modo de jogo não foi citado em nenhuma das ações de marketing da empresa japonesa, até o momento. Este fato deve-se, provavelmente, ao desejo de mostrar aos fãs que outras partes do jogo estão recebendo uma maior atenção.

Licenças

Um dos momentos mais aguardados, anualmente, é o anúncio de novos times e ligas licenciadas. Claro que, nem sempre, as notícias são boas: é comum a perda eventual de licenças, quando contratos em vigência expiram e não são renovados.

Este ano, novamente, deve acontecer o PES World Tour, evento no qual a Konami gira por alguns países do mundo, possibilitando ao convidados para este evento, a oportunidade de experimentar a demo do jogo. Além disso, em cada um destes países, geralmente é anunciada a chegada de novas ligas, ou mesmo, a permanência de ligas já existentes.

Bayern, Juventus e Manchester United fazem parte da “bolsa de apostas” da comunidade como possíveis novos times licenciados. Segunda divisão de algumas ligas, como a brasileira e a argentina, também estão inseridas neste mesmo contexto. No entanto, tudo isso são apenas rumores, só saberemos num futuro próximo.

Project Eleven

O Project Eleven, ou “Os Onze”, como será chamado no Brasil, ainda é uma incógnita. Citado pela primeira vez por Lennart Bobzien, em uma entrevista concedido ao site GameReactor, ainda não sabemos do se trata.

Seria um novo modo de jogo? Seria algum evento relacionado ao eSports? Para consolo dos fãs, o momento para termos estas respostas está bastante próximo: dia 28 de junho, acontecerá o PES World Finals, torneio de PES 2019 que contará com os melhores jogadores do mundo.

Este evento acontecerá no Emirates Stadium, estádio oficial do Arsenal. E, neste mesmo dia, a Konami prometeu divulgar informações do Project Eleven, a data de disponibilização da demo, notícias sobre licenças, e outras novidades.

PES 2020 - World Finals

Outros modos de jogo do PES 2020

Já sabemos que haverão mudanças importantes na Master Liga, as quais fazem parte de um ciclo de alterações, dividido em três anos. Sabemos, também, que contaremos com um novo de jogo chamado Matchday.

Porém, nada foi dito, ainda, sobre possíveis novidades em outros modos de jogo, como, por exemplo, o Rumo ao Estrelato, Divisões Online, entre outros. Vale ressaltar que uma parte considerável permaneceu intacta na última versão da franquia.