Especiais

PlayStation 5: quando podemos ter novidades do console?

Eventos ao longo de 2020 podem trazer novidades do console.

por Vinícius Paráboa
PlayStation 5: quando podemos ter novidades do console?

2020 será o ano em que finalmente o PlayStation 5 chegará ao mercado. Embora a Sony já tenha anunciado sua janela de lançamento (final do ano), ainda não há muitas informações sobre a máquina. Ou seja, devemos começar a ver alguns anúncios pipocando nos meses a seguir.

A gigante japonesa provavelmente tem o calendário de 2020 preparado para liberar as especificações e mais novidades do console. Como isto ainda não é de conhecimento público, o Meu PS4 faz um exercício de probabilidade: quando e em quais eventos podem haver notícias importantes?

Consumer Electronics Show (CES) em janeiro

Nesta segunda-feira (6) em Las Vegas começa a CES, com conferência da Sony garantida no evento. A empresa anunciou que “falará do futuro”, embora não tenha especificado o tipo de aparelho em destaque.

A companhia japonesa, além do setor de games, tem outra divisões importantes, como de TVs, fones, sistemas de áudio e mobile, sem falar nos componentes eletrônicos e câmeras. Entretanto, fica a expectativa sobre algum tipo de informação do PlayStation 5.

A menção à palavra “futuro” é curiosa, porque ela também foi usada na época em que os japoneses divulgaram as primeiras novidades do PlayStation 4.

Possível PlayStation Meeting em fevereiro

Não houve qualquer confirmação da Sony, mas é possível que haja um PlayStation Meeting já em fevereiro, onde a empresa revelaria novidades do PS5. De acordo com um leak, o evento aconteceria no dia 12, com várias publishers sendo convidadas (Activision, Square Enix, Ubisoft e EA são algumas delas).

O PS4 foi anunciado no PlayStation Meeting 2013. Como já houve a revelação do PS5 anteriormente, é provável que a Sony use o ainda não-confirmado evento de 2020 para trazer outras informações do console.

E3 2020 em junho

Um dos eventos de games mais tradicionais do mundo, a E3 2020 já está agendada: ocorrerá entre os dias 9 e 11 de junho. Este é um local promissor para que, no mínimo, o consumidor consiga uma espiadinha em mais detalhes do PlayStation 5.

Se por um lado a Sony já fez grandes anúncios em E3 anteriores (o PlayStation 3 foi revelado durante a E3 2005), por outro, a companhia japonesa não esteve na edição de 2019. Por isto, ainda existem dúvidas sobre uma volta a Los Angeles neste ano.

Possível State of Play no primeiro semestre

Os State of Plays sempre trazem boas notícias em relação a games de PS4. Até o momento, nenhuma das transmissões antecipou qualquer coisa acerca do novo console, mas se tratando de um programa da Sony, não é difícil imaginar isto ocorrendo.

Por enquanto, não há nenhuma data agendada para um State of Play em 2020, mas é provável que aconteça em algum momento do primeiro semestre.

Gamescom em agosto

Na Alemanha, entre os dias 25 e 29 de agosto (início do segundo semestre), acontece a tradicional Gamescom. Com a proximidade do fim de 2020, é improvável que a Sony não divulgue notícias do PlayStation 5 por lá.

Tokyo Games Week em setembro

Um mês depois, a comunidade gamer volta suas atenções para a Tokyo Games Week, no Japão. Como todos sabem, as terras nipônicas são a casa da Sony, portanto, não há local mais apropriado para uma demosntração de mais novidades do PS5.

Paris Games Week em outubro

No finalzinho de outubro acontece a Paris Games Week (do dia 23 ao dia 27), o último grande evento antes do lançamento do PlayStation 5. Talvez, como forma de fechar o ciclo de notícias do novo console, a Sony faça alguma conferência na capital francesa.

Vale lembrar: o PS3 estreou no mercado em 11 de novembro de 2006. Já o PS4 teve seu lançamento em 15 de novembro de 2013. Seguindo esta lógica, dá até para esperar que o PlayStation 5 esteja nas lojas na primeira metade do penúltimo mês de 2020.