Especiais

Porque estamos otimistas com Pro Evolution Soccer 2016

por Charles Paim
Porque estamos otimistas com Pro Evolution Soccer 2016

Pro Evolution Soccer 2016 chega às lojas em 20 de Setembro. Acredito que pelo menos um mês antes desta data, poderemos experimentar a tradicional demo. Enquanto isso, continuamos jogando o PES 2015 e constantemente vemos pessoas que questionam sua qualidade e o quanto ele está atingindo a expectativa dos fãs.

Quando falamos de qualidade, para mim, a fonte definitiva para a medição de um jogo é o Metacritic. Para quem não conhece, é um site que dá a nota de um jogo baseado na média aritmética do review de dezenas de sites especializados. Ele também dá a média da avaliação espontânea dos leitores. Analisando as notas para as versões 2014 e 2015 do PES, vemos claramente o salto de qualidade que o jogo deu. Confiram a imagem abaixo, extraída do Metacritic:

Pro Evolution Soccer 2014 x 2015 - Comparativo

Três fatores são importantes destacarmos: 

1) O PES 2013 ainda é o parâmetro de qualidade para muitos fãs de PES, que o consideram melhor que o PES 2015.

2) Independente desta preferência (ainda temos fãs que sentem saudades até do PES 6), não podemos ficar “viúvos” de uma versão antiga do PES a vida toda, pois um novo hardware exige necessariamente uma nova engine, pois não se pode correr o risco de chegar a um ponto no qual não é mais possível expandir as funcionalidades do jogo, portanto, faz-se necessário se antecipar.

3) Muitos fãs comentam que a atual engine do PES (baseada na Fox Engine do Metal Gear Solid V) não é adequada para um jogo de futebol, mas não entendo baseado em que fazem esta afirmação. Acredito que uma empresa do porte da Konami não cometeria um erro desta magnitude. Assim como acontecem com os primeiros jogos de um novo console (geralmente estão longe do potencial que o console pode oferecer, pelo desconhecimento do poder do hardware), o mesmo acontece com uma nova engine, ou seja, aos poucos, os desenvolvedores vão aprendendo a extrair todo o poder que ela pode oferecer.

Enfim, estamos torcendo de verdade para que o PES 2016 (que é a terceira versão da nova engine) venha com o nível de qualidade que todos esperamos. Qualidade o suficiente para manter os jogadores atuais, trazer de volta quem deixou de jogá-lo (seja migrando para outro futebol digital, ou simplesmente parando de jogar) e, é claro, conquistar novos adeptos.

E vocês, estão ansiosos pela demo do PES 2016? Estão otimistas ou pessimistas? Comentem! 🙂