Especiais

Porque você não deve comprar um jogo no lançamento

por Daniel dos Reis
Porque você não deve comprar um jogo no lançamento

Paciência é uma virtude e amiga do seu bolso, principalmente, em se tratando de vídeo games. Ao longo deste ano, acompanhamos diversos lançamentos e as suas variações de preços. Essas realmente oscilaram muito no decorrer dos períodos.

No começo de 2015, os jogos recém-lançados ainda eram comercializados pelo preço de R$ 200, na maioria dos casos, contudo, a situação foi se complicando conforme os meses foram avançando os valores atingiram o patamar de R$ 250, e o ápice de R$ 300 foi em novembro.

Com esse valor exorbitante, comprar jogos no lançamento se tornou algo complicado para grande maioria dos brasileiros, mas existe uma solução simples: esperar.

Se um título está com um preço proibitivo, a solução mais lógica é esperar até que o valor esteja mais acessível, todavia, nem sempre é fácil, principalmente, quando se trata de um grande blockbuster de renome.

Além disso, tem o fator hype, que queira ou não contribui e muito na tomada de decisão de uma compra. Quando a comunidade gamer só fala daquele determinado jogo, fica quase impossível evitar a compra.

Mas, caso você sobreviva a toda “pressão” e desejo, poderá aproveitar um bom desconto. Vamos a alguns exemplos:

Need for Speed

Quando lançado, a aposta da Ghost Games chegou ao mercado tradicional pela bagatela de R$ 280. Um valor bastante elevado!

Need for Speed_280

Agora, passado pouco mais de um mês do seu lançamento, o game pode ser encontrado por um preço bem mais convidativo. Inclusive, na última semana, a obra estava sendo comercializada por R$ 92,00 na PlayStation Store.

Need for Speed_92

Assassin’s Creed: Syndicate

A nova aventura dos Assassinos, que é muito boa cabe destaque, também sofreu uma boa deflação no preço. O título da Ubisoft chegou às prateleiras pelo valor de R$ 250, na maioria das lojas. Agora, cerca de dois meses após o lançamento, o mesmo game pode ser encontrado abaixo de R$ 150. Em algumas lojas, caso o jogador possua um cupom de desconto, o valor final pode ficar em torno de R$ 125.

Um belo desconto, não é verdade?

AC_150

Star Wars: Battlefront

Um dos maiores lançamentos de 2015 chegou com expectativas de ser um sucesso após uma boa sucedida fase BETA, mas o game veio com um preço nada camarada. O resultado foi simples: encalhou nas prateleiras.

SW_280

Também seguindo a mesma tendência dos demais citados, Battlefront teve uma grande queda no valor e no mês de dezembro estava à venda por R$ 154.09 na PlayStation Store.

SW_154

Além desses, outro vários games reduziram seus preços: Fallout 4, Call of Duty: Black Ops III, FIFA 16, The Witcher 3, Metal Gear Solid V, etc são bons exemplos.

Problemas no lançamento

Além do preço, outro fator que deve ser levado em conta são os problemas de lançamentos. Infelizmente, tem se tornado uma tendência os jogos serem lançados sem os devidos testes. Um exemplo foi o Call of Duty: Black Ops III, que, em seu lançamento, enfrentou dezenas de problemas de conexão, impedindo que milhares de jogadores pudessem desfrutar dos modos multiplayer.

O mais prudente é esperar que os primeiros patches de correções sejam disponibilizados.

Mas, como já exposto, controlar as expectativas e esperar por promoções e correções de bugs exige um auto-controle muito grande de nossa parte.

No final das contas, a decisão fica sempre com o jogador. Comprar um produto no lançamento, qualquer ele que seja, obviamente tem o seu ônus, principalmente, em relação ao preço, mas satisfaz o desejo imediato de desfrutar do objeto.

E aí, você é daqueles que compra jogos em lançamentos ou prefere sempre esperar um pouco?