A programação de séries, filmes e documentários sobre games na Netflix é vasta. Às vezes, queremos dar aquela pausa na jogatina, seja para descansar um pouco, seja para se divertir com outras atividades. Mas todos sabemos o quanto, por vezes, é complicado escolher um título na plataforma de streaming para assistir.

Pensando nisso, o Meu PS4 preparou um guia (quase) completo, com toda programação presente atualmente na Netflix, cuja temática seja videogame. Filmes, documentários e séries fazem parte de nosso panteão, então quando quiser algo diferente, aqui fica a sugestão.

Apenas lembre-se: o catálogo da Netflix é atualizado constantemente, e alguns dos programas aqui listados podem, em algum momento, não estar mais disponíveis.

Animes

Ao contrário de outras mídias, Bayonetta: Destino Sangrento é uma adaptação direta do primeiro jogo, com algumas alterações pontuais. Uma coisa interessante é que o filme em animação é dublado em nosso idioma (excelente, por sinal)

A bruxa Bayonetta acorda após 500 anos de um sono profundo, sem qualquer lembrança de sua vida passada. Lutando contra qualquer um que se põe em seu caminho, ela embarca em uma jornada rumo à cidade de Vigrid, para desvendar um mistério envolvendo o Olho do Mundo.

Já com a segunda temporada confirmada (e próxima de chegar), Castlevania narra os acontecimentos do terceiro jogo da série (Castlevania III: Dracula’s Curse, e conta com personagens já conhecidos da franquia, como Alucard.

O anime tem como protagonista Trevor Belmont, que acaba se vendo no meio de uma guerra sangrenta entre Dracula e a igreja católica, depois que esta queima sua esposa na fogueira, acusada de bruxaria.

O anime se baseia na famosa série hack ‘n slash da Capcom, e conta uma história paralela aos acontecimentos dos jogos, ambientando-se entre o primeiro e quarto jogos. Infelizmente, conta apenas com vozes apenas no idioma original japonês.

Dante acaba por figurar como guardião de uma garota, depois de salva-la de um ataque demoníaco. Apesar de os episódios conterem histórias independentes, elas se convergem para uma trama mais ao final da narrativa (por volta do episódio 08 até o 12).

A franquia Fate/Stay Night gerou diversos outros títulos e compreende jogos que variam de gêneros, entre luta, RPG e até mesmo Visual Novel. O jogo original se trata de uma Visual Novel lançada originalmente para PlayStation 2.

A franquia Fate/Stay disponível na Netflix é composta de quatro animes: Fate/Zero, Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works, Fate/Apocrypho e Falte/EXTRA Last Enconre (estes dois últimos originais da Netflix). Para os fãs da saga, é uma boa pedida.

Este OVA (Original Video Animation) conta com sete histórias curtas, todas ambientadas no universo da franquia Halo. Elas encompassam diversos personagens, desde o personagem Arbiter, até mesmo em eventos posteriores a Halo 3, passando pela narrativa que conta a história dos Forerunneers.

A franquia dos monstrinhos capturáveis mais amada da face da Terra está bem representada na Netflix. O catálogo conta com a primeira temporada do anime (a liga Indigo), as temporadas XY e XYZ e alguns filmes, bem como um especial de um minuto “Feliz Aniversário).

Como não citar uma das mais famosas adaptações dos videogames. Esse é aquele mesmo anime que passava nas manhãs de sábado no SBT, e que muitos gamers antigos certamente vão se lembrar.

Ryu e Ken embarcam em uma jornada em busca de aperfeiçoamento de suas habilidades e autoconhecimento, após encararem uma dura derrota nas mãos do Coronel Guile. Durante sua jornada, enfrentarão sindicados do crime e conhecerão os conceitos e energias que envolvem a arte marcial Hadou.

Apesar de pouco conhecido, a franquia Yo-Kai Watch é bastante famosa no Japão. O anime narra uma história similar à do primeiro jogo

Nate acaba por libertar um ser mítico, que lhe dá poderes para ver e interagir com outros fantasmas (Yokai). Juntos, eles partem em uma jornada cheia de aventuras e trapalhadas, onde encontrarão diversas situações inusitadas. Muito recomendado para os menores.

Filmes Live-Action

Jogo baseado na famosa franquia de zumbis da Capcom, Dead Rising: Endgame coloca um repórter e seus companheiros enfrentando uma epidemia zumbi e uma conspiração governamental. E para dete-los, precisa atravessar uma zona repleta deles.

Filme interessante, que captura bem a essência dos jogos. Apesar de não ter um orçamento milionário, foi relativamente bem recebido pela crítica.

Outro filme baseado na franquia Halo, Forward Unto Dawn ocorre antes dos eventos de Halo 4, e conta a história do cadete Thomas Lasky, suas inseguranças, medos e motivações, enquanto sua academia é atacada pelos Coventans.

Como Legends, este “filme” é, na verdade, uma coletânea de cinco curtas, aglutinados para formar uma única mídia. O título recebeu diversos elogios e prêmios, especialmente pela qualidade na edição das imagens.

Com um enredo que não sabe o que quer ser, uma atuação forçada (que não é salva nem pela estrela dos atores), mas com sequências de velocidade até interessantes, o filme Need for Speed conta com perseguições alucinantes e corridas onde o vencedor leva tudo.

O espectador acompanha um ex-condenado, que parte em busca de vingança, após um rival causar a morte de seu amigo, em uma das primeiras corridas do longa. Aaron Paul (Breaking Bad) e Dominic Cooper (Preacher) fazem parte do elenco do filme.

Uma adolescente entra em um jogo virtual chamado Nerve, após ser desafiada por amigos. O jogo é virtual, mas tem desafios reais, com um nível de perigo e dificuldade crescentes. Sua única saída, agora, é vencer, se quiser sobreviver.

Resident Evil teve seis filmes adaptados para o cinema, e estes contam a história original de Alice (Milla Jovovich), que acorda em uma mansão abandonada (no primeiro), e acaba se envolvendo em uma epidemia zumbi, que por fim se transforma em um apocalipse de proporções globais.

Os títulos disponíveis são O Hóspede Maldito (primeiro), Extinção (terceiro) e Recomeço (quarto). Curiosamente, dois filmes em CG de Resident Evil, protagonizados por Leon Kennedy, estavam disponíveis há um tempo atrás. Aparentemente, já foram removidos do catálogo.

Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica “especializada”, o consenso entre os jogadores é que a adaptação cinematográfica do primeiro jogo da franquia é, de longe, uma das melhores existentes, quando se trata de trazer videogames para as telonas.

O longa consegue capturar o sentimento de terror e suspense do jogo, e tem cenas realmente perturbadoras (como, por exemplo, o faxineiro no banheiro, ou ainda Pyramid Head tirando a “roupa” de Anna em frente à igreja). O filme ainda traz certos personagens conhecidos como Cybil Bennett e Alessa Guillespie.

A Netflix possui em seu catálogo, atualmente, ambos os filmes protagonizados por uma jovem Angelina Jolie. Tomb Raider e sua sequência, A Origem da Vida, põe Lara Croft, uma arqueóloga bela, rica e treinada, em busca de relíquias, tendo em lutar contra o cultos secretos e poderes sobrenaturais.

Enquanto o primeiro filme trata dos Illuminati tentando dominar o mundo com um artefato, durante um raro alinhamento planetário, o segundo leva a heroína na busca pela Caixa de Pandora, guardada em um local que os africanos chamam de “A Origem da Vida”.

Um excelente filme, com um enredo confuso e deslocado. Esta é a melhor definição do primeiro filme da franquia da Blizzard. Em Warcraft, os humanos precisam lutar contra a invasão orc, que veio à Azeroth após Draenor, sua terra natal, ter sido completamente devastada pelo uso excessivo da Vileza.

O filme é considerado a adaptação mais bem sucedida financeiramente, mas ainda trouxe prejuízos, mesmo contando com nomes de peso, como Travis Fimmel (Vikings) e Dominic Cooper, e com uma base forte de jogadores. Ainda assim, é um baita filme.

Desenhos animados e séries/filmes em CGI

Este não é o filme, mas a série animada mais fiel ao jogo original. Angry Birds segue a linha do título que o inspirou, e põe pássaros dos mais variados tipos em uma missão para proteger os ovos, e lutar contra porcos verdes e malvados.

Nesta fantástica animação da Disney, Ralph se cansa de ser o vilão de seu jogo, desejando algo mais na sua vida. Então, ele parte em busca de um propósito e um lugar onde possa ser um herói, encontrando uma pequena corredora no caminho. Juntos, eles vão unir forças com outros personagens para salvar o mundo dos games de um blackout total.

O título conta com a presença ilustre de diversas personalidades e referências do mundo dos jogos, como Sonic, Q-Bert, StarCraft, entre muitos outros.

Baseado no livro homônimo, e ambientado antes de Halo: Combat Evolved, The Fall of Reach conta a história do programa Spartans, e seu desenvolvimento como uma força militar, para lutar contra a ameaça crescente da invasão mortal dos Coventant.

O nosso eterno herói amarelo conta com três títulos na Netflix. Pac-Man e as Aventuras Fantasmagóricas é uma sérim duas temporadas, onde o jovem Pac-man abre um portal ao mundo dos mortos, e agora precisa lidar com os problemas causados por isso.

Os outros dois se tratam de filmes curtos. Pac’s Scary Halloween, que conta uma aventura de dia das bruxas, e o especial de natal Santa Pac’s Merry Berry Day.

Red Vs. Blue é uma sátira aos jogos de tiro, que coloca duas forças opostas lutando em um canyon desolado, sem a menor ideia do porque dessa batalha. Com o advento do lançamento de Halo: Combat Evolved e suas sequencias, a série ganhou os contornos dos personagens do modo multijogador do título em questão.

A Netflix tem disponíveis 13 das 16 temporadas existentes. Cada temporada conta com um “filme”, que aglutina todos os episódios da temporada (geralmente 19 ou 20).

Skylanders é uma famosa série de videogames da Activision, que usa brinquedos reais para dar vida a personagens dentro do game. A série acompanha o dragão Spyro e seus amigos, recém-graduados na academia Skylanders. Juntos, precisam aprender o significado de ser um Skylander, enquanto lutam contra o terrível Kaos e outros inimigos.

Existe ainda um especial de aniversário bem curto (cerca de 1 minuto).

Até algum tempo, a Netflix possuía diversos desenhos do ouriço azul em seu catálogo. Esta realidade é um pouco diferente hoje, e apenas Sonic Boom permanece. Considerada uma franquia spin-off da série principal, Sonic e seus amigos defendem a ilha de Seaside de diversas ameaças enviadas por Dr. Eggmam.

Documentários

Este filme-documentário narra a ascensão dos esportes eletrônicos (eSports), e mostra que ser um jogador profissional está muito longe de ser apenas “divertido”, necessitando de muita seriedade, com o foco na preparação de diversas equipes de League of Legends para o campeonato Extreme Masters.

Tim McVey detém o recorde mundial do jogo Nibbler, há mais de 20 anos. Agora, ele precisa defender seu recorde, e abandonar sua aposentadoria, para provar que ainda é o melhor que existe no jogo.

Esta interessante série conta a história de personalidades diferenciadas e excêntricas, bem como as dificuldades em se sagrar inovador em um mundo em constante expansão. E ainda fala de diversas personalidades da indústria dos jogos que estão revolucionando o mundo dos games.

A série “Explicando” aborda diversos temas, desde monogamia até críquete. O episódio 4 em específico, traz competidores, streamers e outras personalidades comentando sobre os videogames atuais, e a popularidade das competições ao redor do mundo.

Séries

Um jogador profissional sofre um acidente nas finais de uma competição, e acaba por ter todo e qualquer patrocínio cancelado. Forçado a ir à escola novamente, ele une força com seus aliados, para dar a volta por cima, e retornar à competição.

A série possui apenas duas temporadas, e ambas estão disponíveis na Netflix.

Uma série original da Netflix, ela conta a história de Tess, uma garota viciada em um jogo online multiplayer. Após conhecer Leila, outra jogadora online, e fazer amizade no mundo real, ela embarca em uma perigosa aventura ao perceber o desaparecimento de sua, agora, grande amiga.

Após derrotar um campeão internacional em videogames, um jogador acaba aceito na escola de jogos mais exclusiva do mundo. A Netflix já conta com todas as três temporadas, e a série conta com fãs ao redor do mundo, ao falar de dramas pessoais com videogames como pano de fundo.

E aí, caro leitor? Tem alguma sugestão? Esquecemos de alguma coisa? Aproveite para deixar sua opinião nos comentários abaixo!