Pro Clubs: expectativas e desejos para o FIFA 18

Quem joga a modalidade 11 x 11 do game se sente um pouco abandonado; entenda

O modo Ultimate Team se tornou a menina dos olhos da EA Sports no FIFA. “A Jornada” também ganhou muita atenção no ano passado. Mas e o Pro Clubs? Quem joga o modo com 11 x 11 no game se sente um pouco abandonado pelos desenvolvedores, mas torce por melhorias básicas que tornariam a experiência ainda melhor no FIFA 18.

O Meu PS4 escutou Nuno Bianchi e Luiz Cavalcanti, responsáveis pela VPSL (Virtual Pro Soccer League), Hudson Lucas, da FBPC (Federação Brasileira de Pro Clubs), Jonnathan Braga, o treinador da Seleção Brasileira da CSVP (Confederação Sul-Americana de Virtual Pro) e os próprios atletas da Seleção e de grandes clubes, como HooSIER e United Team.

Confira abaixo os principais pedidos da comunidade

Campeonatos Oficiais – Fizemos uma rápida pesquisa com os atletas, e a opção que teve maior número de votos foi a realização de campeonatos oficiais de Pro Clubs, assim como acontece com o Ultimate Team. Eles acreditam que isso iria dar mais força para o modo. A opção de se ter um sistema de campeonato online, gerenciado no próprio jogo, também foi levantada. Pouparia bastante os sistemas que cada federação tem que criar.

Ter um campeonato com oficialização da EA deixa a comunidade toda mais próxima da EA. Essa é a minha maior expectativa no 18. Ter uma proximidade maior com a EA, para que nossa comunidade com membros que jogam, em média, 3 mil partidas por edição do jogo, tenham um pouco mais de voz – afirmou Nuno.

Substituições – Um jogador caiu. Outro está mal na partida. Você está ganhando e quer recuar a equipe. Se seu elenco tem mais gente online na hora do jogo, por que não poder fazer substituições? Deixar alguns atletas no banco de reservas, para que possam entrar durante a partida, dependendo de como ela estiver se desenrolando?

É claro que isso faria o modo ter mais de 11 x 11, mas será que seria uma diferença tão grande assim para a EA? Para os jogadores, certamente, seria uma grande melhoria no cenário competitivo que vem se criando no Pro Clubs no Brasil e no mundo. A reconexão para casos de queda também foi citada e é outra alternativa para o problema de conexão.

Um banco de reservas, que seja com pelo menos 3 jogadores suplentes, caso alguém perca a conexão, esteja mal ou cansado, ou até mesmo mudar uma tática dentro do jogo. Colocando mais um atacante ou mais um defensor a depender do resultado. Isso seria uma excelente adição – observou Jonnathan.

Modo Espectador – Muitas equipes têm treinadores no Pro Clubs, mas eles têm que treinar a equipe e jogar ao mesmo tempo. Caso houvesse um modo espectador, que talvez ficasse dentro da opção de banco de reservas para substituições, por exemplo, seria uma novidade interessante. Os técnicos poderiam ser só técnicos se quisessem.

Bastaria poder acompanhar o jogo e se comunicar com seus jogadores. Uma alternativa de realização aparentemente simples, que está presente em muitos games, e que poderia ser uma grande diferencial para o Pro Clubs no FIFA 18. Já pensou um manager podendo dar orientações para o time inteiro, observando o campo com uma visão diferente?

É uma coisa que a maioria dos jogos tem e que faria muita diferença o Modo Espectador, além da reconexão em caso de queda – comentou Luiz Cavalcanti.

Personalização do Uniforme – Atualmente, os jogadores só podem usar os uniformes e os escudos de times registrados no FIFA ou criar com um leque de opções bem pequeno. Pro FIFA 18, eles esperam muito mais. Não só mais modelos de uniformes, como também uma ferramenta de upload de escudos – como existe no PES e no NBA 2K, por exemplo.

Essa seria uma modificação não somente para a estética da equipe, como também para os clubes poderem aproveitar ainda mais as oportunidades de patrocínio que existem para os times de eSports atualmente. Imagine poder personalizar seu uniforme com uma marca que patrocine o seu time de Pro Clubs. Seria uma bela visibilidade, não?

Prorrogação e Pênaltis – Aqui a coisa é super simples, de verdade, pois existe nos outros modos de jogo. Prorrogação e disputa de pênaltis. Quando um jogo de campeonato mata-mata acaba empatado, sabe qual é a solução? Jogar outro! Isso é bastante complicado. Só que é a única alternativa disponível atualmente…

Acredito que o pênalti e o modo espectador são as principais mudanças que poderiam ser feitas – opinou Hudson.

Correção de Bugs – Obviamente, os bugs incomodam bastante os jogadores. O principal é que há um glitch que muita gente usa para ativar todas as habilidades do atleta. Para quem não sabe, no Pro Clubs você ganha skill points que podem ser usados para ativar recursos diferenciados ao seu jogador. Cinco estrelas de drible, chutes de longe, pênaltis, etc.

Há um limite de pontos que podem ser conquistados da forma correta: 24. Entretanto, com este bug do qual muitos jogadores se aproveitam, é possível conseguir bem mais do que o máximo, e assim ativar todas as habilidades. Na maioria dos campeonatos, jogadores não podem atuar assim, mas há torneios que permitem. Tomara que não haja isso no FIFA 18!

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? A pergunta da clássica música do grupo Skank é perfeita para descrever o sucesso que o modo Pro Clubs do FIFA 17 vem fazendo no Brasil. Afinal, somos o país do futebol, mas nem todos os apaixonados pelo esporte alcançaram o objetivo de se dedicar a ele profissionalmente. Os campos virtuais, então, são uma alternativa.

Ganhar títulos, ser o artilheiro, ter seu nome na lista da convocação para a Seleção… Tudo isso se torna possível com só um controle na mão. Sem chuteira, caneleira, meião e, principalmente, preparo físico invejável. Mas não pense que isso torna a tarefa fácil. Tem peneira, treino todo dia e jogos tarde da noite. Sem falar na disputa acirrada por posições.

Nos próximos dias, vamos trazer para os leitores do Meu PS4 um panorama completo do cenário deste modo de jogo no país. São mais de 800 clubes e 15 mil jogadores espalhados em diversas confederações, que organizam campeonatos, copas, corujões e têm até parceiras com federações de outros países para disputar torneios continentais e globais. Fique ligado!

Capítulo 1 – Com direito à Seleção e Copa, Pro Clubs vira febre no Brasil
Capítulo 2 – Pro Clubs: um panorama do cenário nacional no FIFA 17
Capítulo 3 – Craques do Pro Clubs dão dicas de como se destacar no modo