A luz indicadora que fica sobre o PS4 tem uma ampla variedade de cores. Elas servem, essencialmente, como um “recado” visual para os donos de PS4 – um aviso de como anda a situação.

Entretanto, muitos não sabem quais são todas as cores e que “mensagem” elas estão tentando repassar. Com este artigo queremos esclarecer todas elas.

Vamos conhecê-las?

Luz_PS4

Sem Luz

O PS4 está desligado. Caso o usuário pressionar o botão “ligar” e a lightbar não emita qualquer tipo de brilho, será necessário verificar os cabos de energia.

Luz azul, em seguida mudando para o branco

O console está sendo ligado. Esta transição, mudança do azul para o branco, leva pouco tempo, principalmente quando o aparelho já estava em modo repouso.

PS4_Blue

Luz branca

O PS4 está ligado e funcionando normalmente. Não há nada com que se preocupar.

PS4_white

Luz laranja pulsante

O videogame está entrando em “modo repouso”. Após alguns segundos, ela deixa de ser pulsante e fica “sólida”.

Luz laranja sólida

Este tom indica que o aparelho está em “modo repouso”. Neste modo é possível carregar o DualShock 4, instalar novos conteúdos e fazer download de jogos e atualizações. Além disso, o aparelho consome até 10x menos energia:

PS4_orange

Luz branca pulsante (por poucos segundos)

O sistema está sendo desligado. Logo em seguida, a luz se apaga e o console está completamente fora de operação.

Luz branca pulsante (constante)

Se o console só emite uma luz branca, pulsante, e não sai deste status, indica que houve algum tipo de erro no sistema. Nestes casos recomenda-se:

  1. Desligar completamente o PS4;
  2. Aguardar 60 segundos;
  3. Ligar novamente o PS4.

Caso não surta efeito, a Sony recomenda que seja feita uma nova instalação completa do sistema. Reforçando que, nestes casos, todos os dados (incluindo saves) são perdidos.

Se não houver resultados positivos para as tentativas acima, pode ser um mau sinal. Recomendamos, fortemente, que usuário procure por uma manutenção, seja através do próprio suporte da Sony ou em uma assistência especializada.

Luz azul sólida ou pulsante

Se ao ligar o PS4, ele mostrar a luz azul e após alguns segundos não mudar para luz branca, ficando somente azul (constante ou pulsante), também indica um erro de sistema. Também pode ocorrer, alguns casos, do logotipo “PlayStation” ficar congelado. Nestas situações, siga os passos descritos no item acima.

Luz vermelha pulsante

Superaqueciamento. O PS4 está de “cabeça quente” e precisa de alguns minutos de descanso. É prudente que o usuário certifique-se: se o PS4 está em um local adequado, se há ventilação e outros cuidados. Aproveitamos para recomendar:

PS4_red