A Rockstar Games revelou hoje (1) uma amostra de jogabilidade de Red Dead Redemption 2. O trecho de gameplay optou por destacar o mundo aberto e suas diversas atividades paralelas.

E em adição, o PlayStation Blog trouxe algumas outras curiosidades sobre o jogo e o que o os jogadores “precisam” saber. Veja:

Enredo começa com um Assalto

Você joga como Arthur Morgan, membro da gangue de foras-da-lei Van der Linde. Após um assalto na cidade de Blackwater que deixou uma trilha de mortos, a gangue é perseguida pela lei até o Leste, chegando nas Grizzly Mountains.

A gangue é uma família

Liderados por Dutch van der Linde, essa gangue de 23 membros é forte. Fazer sua parte para a gangue aumentará a moral e mudará a forma como os membros respondem a você. Fale com membros para descobrir novas formas de fazer dinheiro para a gangue, ou arregace as mangas e consiga lenha sozinho ou cace animais silvestres. Ou sente-se perto do fogo para ouvir algumas histórias. Gaste parte de seu dinheiro conquistado com a caixa de doações do campo para habilitar melhorias futuras, como “fast travel”.

É impressionante

Isso não é surpresa para ninguém, considerando o pedigree de produção da Rockstar. Mas rodado em um PS4 Pro, Red Dead Redemption 2 demonstra a maestria da Rockstar no hardware. Afinal de contas, é o primeiro título do estúdio criado especificamente para esta geração.

Configurações de câmera

Além da câmera em terceira pessoa padrão, você pode puxá-la para trás ainda mais para ver mais detalhes, ou ativar uma câmera em primeira pessoa no estilo Grand Theft Auto V.

Ative ângulos de câmera cinematográficos que alternam entre closes dramáticos e vistas panorâmicas conforme cavalga pelas planícies abertas. Segure o X enquanto cavalga e seu cavalo continuará em seu percurso, permitindo que você aproveite a vista maravilhosa.

Personalização de interface

Aperte o d-pad para alterar entre diversos modos de interface diferentes: desligada, minimizada e padrão. No radar, você pode facilmente identificar momentos de história com as marcações em amarelo, com os eventos ambientes marcados em branco.

L1 para acessar suas armas

Uma versão nova da interface de armas original está disponível ao apertar e segurar L1 — mas aperte R1 e você terá acesso a itens úteis de suporte, incluindo poções de cura, binóculos e a bandana. Armas incluem a faca, revolver, rifle e o clássico arco e flecha. Você também pode ganhar a habilidade de empunhar duas armas conforme move com a história.

Chame a atenção

As vezes, você não irá querer causar problemas desnecessariamente. Enquanto estiver mirando, aperte para cima no d-pad para dar um tiro de aviso. Útil para intimidar testemunhas ou fazer uma carroça parar para que você suba e converse com o motorista.

Tudo que você carrega é renderizado individualmente

Isso é um detalhe sutil, mas você não conseguirá “desvê-lo”. A mochila, casaco, chapéu e armas de Arthur movem-se realisticamente conforme ele anda. A animação impressionante se estende às rédeas, sela, mochilas e mais de seu cavalo.

Diversidade ambiental

Conforme jogar, você atravessará montanhas nevadas, planícies enormes, pântanos assustadores e cidades cheias de gente. O jogo faz uma transição entre ambientes externos e internos, uma realização raramente vista.

Conversas e consequências

Há mais do que apenas puxar uma arma no mundo. Quando aproximar-se de alguém, você pode segurar L2 para abrir um menu de interações. Uma saudação pode acionar uma troca agradável ou respostas desajeitadas… ou provocar uma briga se seu interlocutor prefere a privacidade. Engajar pessoas da cidade ou outros viajantes adiciona cor e imprevisibilidade ao jogo. Você nunca sabe que reação irá receber.

Cidades têm segredos

Nem toda loja tem um modelo de negócios honesto. Algumas tem itens ilícitos a venda — caso encontre um negócio ilegal, você pode pedir ao atendente que lhe dê acesso aos itens fora da lei.

Você pode agir com honra ou desonra

Arthur Morgan é quem você quiser que ele seja: um fora da lei de bom coração ou um matador de sangue frio, ou algo no meio disso. Se quiser demonstrar seu lado rebelde, prepare-se para as testemunhas reportarem seus crimes à polícia local.

A vida selvagem é imprevisível

Red Dead Redemption 2 está cheio de vida, desde cobras até ursos e muitas outras coisas. E as criaturas engajam umas com as outras.

Cace Animais Lendários

Animais Lendários são besta únicas de cada espécie espalhadas pelo mundo. Traga itens de qualquer Animal Lendário que derrotou para um coureiro para criar vestimentas únicas.

Ganhe a confiança do seu cavalo

Cavalos não são tratados como veículos dispensáveis aqui, mas como criaturas que vivem e respiram, e que têm temperamentos individuais. Eles fazem mais que apenas transportar: eles carregam peles de animais e carcaças, além de armas e equipamentos. Para ganhar a confiança de seu cavalo, trate-o com cuidado — faça carinho até que fique confortável em sua presença. Cavalos são imprevisíveis frente à situações também. Uma cobra por perto pode fazer seu cavalo correr para as colinas!

Armas

Lojas de armas na cidade vendem uma variedade de equipamentos para um viajante experiente, desde novas armas de fogo (revólveres, rifles, espingardas) até acessórios para melhorar sua performance, como cintos e coldres.

Atividades corriqueiras

As roupas de Arthur irão acumular sujeira, sangue e lama conforme você luta pelo Velho Oeste. Quando estiver pronto para limpá-lo, vá para o hotel local e pegue $0.25 para ter acesso a um banho. Para completar, corte seu cabelo e faça a barba — se tiver dinheiro para isso.

A trilha sonora dinâmica

A trilha tem 190 músicas individuais, e em um mundo aberto, uma contagem dinâmica de suas ações muda sutilmente os sons.

Múltiplos desenvolvedores

Cada estúdio associado à Rockstar Games está fazendo o melhor de si para ajudar na criação do massivo mundo de Red Dead Redemption 2, que a Rockstar enxerga como uma continuação e extensão da visão que tivemos para Grand Theft Auto 3 todos esses anos atrás.

Sinal com chapéu

Um detalhe divertido que será mais importante do que você imagina.

Estilo

Aperte L1 duas vezes para tirar e guardar suas armas com emoção.

Você pode cozinhar

Pronto para uma refeição saudável ou uma poção de cura? Ou talvez algo um pouco mais sofisticado, como rodadas especiais para o seu revólver ou conchas para a sua espingarda? Você pode criar uma grande variedade de suprimentos em fogueiras usando ingredientes encontrados ou comprados durante suas viagens.