Enfim, ele está entre nós: e o trailer de gameplay de Red Dead Redemption 2 foi tudo o que esperávamos – e mais um pouco. Com mais de seis minutos de duração, e até versão em português, ele arrancou suspiros da comunidade gamer. Agora, passada a euforia, é hora de dar aquela analisada mais calma no que acabamos de assistir.

O Meu PS4 separou alguns momentos relevantes e que demonstram tanto o excelente trabalho da Rockstar Games em Red Dead Redemption 2 como também algumas das novidades bacanas que o jogo promete trazer quando for lançado em outubro. É muito importante lembrar que, segundo a Rockstar, tudo que vimos nesse vídeo foi in-game.

#1 – Escolha seu caminho

O jogador irá controlar Arthur Morgan, um cowboy líder de uma gangue. Mas isso não quer dizer que ele terá que tomar decisões más a todo momento. É você quem terá o poder para isso. No trailer, notamos que haverá várias situações em que o player deve escolher o que fazer, recurso bem interessante e muito usado em jogos mais atuais.

Mas no contexto de Red Dead, isso fica bem mais interessante, né? Você pode, por exemplo, subornar um xerife, intimidar uma testemunha coisas desse tipo. Imagine, com um game de mundo aberto e, provavelmente, muitas horas de duração, quanta coisa divertida vai dar pra fazer – e as consequências disso, claro.

#2 – Mundo vivo

A ambientação do jogo e a presença de animais bem “vivos” também impressiona. Ao que tudo indica, iremos aproveitar muito a fauna e a flora dos Estados Unidos naquela época de transição entre o Velho Oeste e a modernidade. Vimos diversos animais nas imagens, e eles parecem bem ameaçadores.

Além disso, eles também servirão como loot. Você poderá coletar “peles” e levar para lojas, vender e arrecadar fundos para usar nos diversos estabelecimentos comerciais. Atividades de caça serão interessantes e importantes para isso – porém, devemos ter mais detalhes delas apenas só no próximo vídeo.

#3 – Pocotó

Se em GTA V você tem um carinho pelos seus carros, em Red Dead Redemption sua relação será com cavalos. E, obviamente, haverá um sentimento bem mais intenso. O animal será seu grande companheiro, e conforme vocês forem ficando mais próximos, ele poderá ser mais útil em determinados momentos.

Além disso, foi revelado que haverá diversos tipo de cavalos, para realizar variadas tarefas. Cavalos de corrida, por exemplo, não devem ser iguais aos de transporte e missões desse tipo. Provavelmente, você poderá ter um estábulo (talvez no online) com várias opções. Seria bem legal, não?

#4 – Acampamentos

Arthur é o líder de uma gangue e vai se relacionar com muita gente durante a aventura de Red Dead Redemption 2. Mas, conforme for passando pelas cidades diferentes que estarão no jogo, precisará fugir de vez em quando. E aí terá que montar “camps”, mais afastados. Você será o responsável por eles.

Será possível personalizá-los e criar espaços para diversas interações, onde o jogador deverá aprender mais sobre as histórias dos personagens e também passar o tempo e se divertir com diversas atividades extras. Sidequests bacanas e lore do game estarão sempre nessas regiões.

#5 – Mini-games

Outro atrativo bacana dos acampamentos são os mini-games, como o pôquer. Isso aí promete viciar muita gente que comprar o Red Dead Redemption 2. Pode ser um jeito interessante de arrecadar mais fundos para adquirir novos itens, porém também pode levar você a ficar quebrado!

#6 – Armas. Muitas armas!

Atualmente, há um grande debate sobre a posse de armas nos Estados Unidos, mas naquela época era mais do que comum todo mundo andar armado, e até “cultural”. E isso fica muito claro no vídeo de Red Dead Redemption 2. Vimos muitas armas muito bacanas e diferentes nas imagens.

#7 – Gangue

Em vários momentos, vemos Arthur com outros personagens. Afinal, como já foi dito várias vezes, ele é parte de uma gangue. Não sabemos como será essa interação e, por exemplo, se haverá missões cooperativas, mas as imagens com várias pessoas, sejam NPCs ou players, cavalgando juntas são bem interessantes.

#8 – Variedade de cenários

Muita gente pode pensar só naquele cenário “tradicional” de “filme de bang-bang” para um jogo como Red Dead Redemption 2, mas não. Ele terá cidades se modernizando e área rural convivendo juntos. Além de deserto, pântanos, montanhas… O trailer exibiu, felizmente, uma enorme variedade de cenários, todos muito em feitos e habitados.

#9 – Veículos

Além dos cavalos tradicionais, vimos que também há veículos, obviamente com esses animais “trabalhando” em Red Dead Redemption 2. Foram mostradas tanto cutscenes como também cenas de gameplay mesmo com pessoas em carroças. Houve até uma aparição de um barco no fim. Então podemos esperar meios de transporte no game.

#10 – E tem mais…

Para fechar, fica o recado da Rockstar. Em um próximo vídeo, veremos mais sobre missões, gangues inimigas, atividades, roubos e o novo sistema de tiro em câmera lenta, chamado de “Deadeye”. Portanto, fica aqui a expectativa para isso – e, claro, para novidades sobre o modo online do game.