Qual o melhor? Saiba quais as diferenças entre os modelos de DualShock 4

Entenda quais são as diferenças entre os modelos de DualShock 4.

Na ocasião de lançamento do modelo mais esbelto do PlayStation 4, a Sony também colocou no mercado uma nova versão do DualShock 4. O joystick foi levemente repaginado, recebendo uma lightbar ‘adicional’.

Mas, além disso, será que ele conta com outras diferenças? Qual modelo é melhor…antigo ou novo?

Após esclarecermos quais são as diferenças entre os modelos de PS4, explicarmos o que há de novo no PS4 Slim em comparação ao modelo clássico, chegou o momento de dissecarmos o DualShock 4. Nos acompanhe mais uma vez!

ESTÉTICA

O DualShock 4 mais novo – lançado junto com o PS4 Slim – conta uma ‘nova’ luz indicativa na parte superior do touchpad. Ela permite que o jogador veja mais rapidamente o estado de saúde de um personagem, nível de procurado no GTA V, entre outras coisas.

Contudo, no modelo antigo, o jogador precisa inclinar o controle. Sabemos que fazer isso durante uma partida não é lá muito viável. Por isso, a Sony decidiu deixar o touchpad semitransparente na parte superior.

Portanto, não se trata de um LED extra. É a mesma luz traseira, só que visível de frente.

Outro mudança é visível nos botões. Nos modelos antigos, os botões (xis, bola, quadrado e triângulo), – Aliás, você sabe o porquê destes símbolos? descubra aqui – contam com um acabamento mais brilhante, semelhante a um blackpiano. No modelo mais novo, eles são foscos.

Além disso, a coloração deles (botões) é um pouco mais acinzentada. Os modelos mais antigos são pretos.

INTERIOR

Quando vazadas as características mais técnicas do controle novo – relembre aqui – ficamos sabendo que o alcance da antena foi ampliado. Isso se reflete em melhorias de comunicação entre manete e console.

E não ficou restrito a somente isso. Mark Cerny, projetista do PS4, explicou que o DS4 novo conta também com um sistema de comunicação USB.

O que isso quer dizer?

Nos modelos anteriores do joystick (CUH ZCT1), a comunicação é realizada através da tecnologia Bluetooth. Mas, por mais que a transmissão seja sofisticada, ainda existe um mísero delay. Mesmo muito pequeno, pode prejudicar os jogadores mais competitivos, principalmente em jogos de tiros ou naqueles que exigem comandos ultra-rápidos.

Já o DS4 mais novo (CUH ZCT2) pode ser configurado para se comunicar via USB com o console. Dessa forma, os tempos de respostas são ainda menores.

É preciso configurar

Para você usar o DualShock 4 (modelo novo, lembre-se) através do USB é necessário uma pequena configuração.

No PlayStation 4, siga: [MENU] > [CONFIGURAÇÕES] > [DISPOSITIVOS] > [CONTROLES] > [MÉTODO DE COMUNICAÇÃO]

Configurando método de comunicação do controle

Escolha a opção: [USAR CABO USB].

Controle comunicando via USB

Pronto!

Ícone diferenciado para a comunicação USB

Mas você precisa saber de algumas coisas antes:

  • Ao desconectar o cabo, o controle não volta automaticamente a se comunicar via Bluetooth. É necessário refazer os passos acima escolhendo a opção de [USAR BLUETOOTH];
  • Ao utilizar o controle via USB, o microfone da PlayStation Camera é desativado;
  • O DualShock 4, quando conectado via USB, é tratado como dispositivo de áudio. Como o PS4 suporta apenas dois dispositivos de áudio USB simultaneamente, apenas dois controles podem ser utilizados desta maneira ao mesmo tempo;
  • Esta configuração vale apenas para os modelos CUH ZCT2.

Posso jogar enquanto carrego o controle?

Sim (para o modelo novo). Quando conectado via USB, a bateria não fica sob uso constante. Contudo não podemos afirmar com absoluta certeza se houve algum tipo de melhoria neste sentido. Em nossos testes, identificamos pequenas diferenças no consumo da bateria quando conectado por esta via.

Bateria, sixaxis e motores

Não houve alteração nas capacidades da bateria. Ou seja, a duração é a mesma para todos os modelos, novo ou velho. Sixaxis (sensores de movimento) e motores de vibração também são os mesmos.

Bateria DS4 – Fonte: Ifixit

QUAL COMPRAR?

Se você for comprar um novo DS4, a melhor opção é optar pelo modelo novo, já que as alterações, mesmo que discretas, são bacanas. Já que os preços são similares tanto para o novo, quanto para o antigo, não faz sentido optar pelo modelo anterior.

Por fim, vale ressaltar: todos os modelos de DualShock 4 funcionam em todos os modelos de PS4.