Prévias

Street Fighter V: Primeiras impressões sobre a V-Skill 2

Algumas habilidades do tipo v-skill 2 são de utilização bastante restrita

por Charles Paim
Street Fighter V: Primeiras impressões sobre a V-Skill 2

Street Fighter V recebeu uma grande atualização no último dia 16 de dezembro. Além da chegada da Gill, antigo chefe do SF III, todos os lutadores receberam várias melhorias de balanceamento.

Balanceamento esse que não é nada fácil de alcançar. Afinal, o elenco já conta com 39 personagens (serão 40, com a chegada de Seth). Com isso, os seus efeitos, na prática, acabam sendo bastante imprevisíveis.

Modificações aparentemente simples podem interferir drasticamente na eficiência de cada um, e nem sempre as mudanças são benéficas. Por isso, o Meu PS4 resolveu analisar um pouquinho do que mudou após o update.

Upgrade Kit x Champion Edition

Street Fighter V Arcade Edition, a partir de 14 de fevereiro de 2020 se tornará o Street Fighter V Champion Edition. Como já há um Upgrade Kit disponível para compra na PSN, alguns jogadores ficaram um pouco confusos. Vamos explicar a diferença.

O Upgrade Kit é para quem já possui o jogo e deseja ter acesso instantâneo ao conteúdo adicional: 40 lutadores (sem precisar comprá-los com FM ou dinheiro real), 34 estágios e mais de 200 costumes (roupas). A Champion Edition é uma versão completa, voltada para quem ainda não tem o jogo.

Vale salientar que toda e qualquer atualização na jogabilidade é gratuita e disponível para todos os jogadores. Como prometido pela Capcom, os erros passados não irão se repetir. Ou seja, haverá apenas uma única versão ao longo do seu ciclo de vida.

V-Skill 2 é a grande novidade

Falando em novidades, SF V ganhou um novo ingrediente: a V-Skill 2. A partir de agora, além das duas variações do V-Trigger, o V-Skill também contará com duas opções. Desta forma, haverá quatro possibilidades de escolha de golpes para seu lutador favorito. Assim, combinações diferentes podem ter mais eficiência para adversários diferentes.

A V-Skill 2 varia um pouco, a depender do lutador. Para alguns, adiciona um novo recurso ofensivo, defensivo, ou que tem ambas as características. Para outros, uma vez ativado, dá um boost no golpe especial seguinte. Esta melhoria pode incrementar números de acertos, aumentar o dano do acerto, ou permitir seu cancelamento para extensão de combos.

Vale a pena migrar para a V-Skill 2?

Definitivamente, esta é uma pergunta complicada de responder. Somente o longo prazo pode trazer respostas mais conclusivas. Porém, já é possível vislumbrar algumas possibilidades para o novo recurso.

Visto que o elenco é bastante extenso, é humanamente impossível testar todos em menos de quinze dias. Porém, conseguimos experimentar, razoavelmente, uma parte significativa dos lutadores. Nas próximas linhas, compartilharemos com vocês as nossas primeiras impressões. Para alguns casos, fazemos uma comparação com a V-Skill 1 do lutador.

Wing Stroke (Rashid)

Seguramente, a V-Skill 2 mais forte até o momento. É acionada durante o pulo e permite ao Rashid realizar um dash aéreo no melhor estilo Dragon Ball. Além disso, há uma dificuldade em prever o lado correto para defender a investida. Apesar de todo este benefício, haverá uma dúvida: a V-Skill 1 já é bastante eficiente, e talvez a troca não valha a pena.

Hell’s Warp (M. Bison)

Este recurso pode ser útil em algumas situações. Quando acionado, ele se teleporta para as costas do adversário. Em seguida, aplica uma joelhada que, caso acerte, abre espaço para aplicar um combo. Mostra-se útil também para escapar do canto da tela. Porém, se aplicado incorretamente, pode ser punido seriamente.

Dive Sonic (Guile)

Os jogadores de Guile, possivelmente, migrarão para a V-Skill 2. O Dive Sonic permite que Guile pule e solte um Sonic Boom no ar, estilo magia do Akuma. Suas possibilidades de aplicação são várias: extensão de combos, controle de espaço, pressionar o adversário. Sem contar que é eficiente, também, para saltar sobre magias.

Crime Sway (Cody)

Lembram-se da esquiva do KOF 95? De forma análoga, o Crime Sway permite que Cody efetue uma esquiva, e aplique um soco logo em seguida. Para adversários que soltam magias a média distância, pode ser bastante eficiente. Visto que a V-Skill 1 de Cody não tem muita utilidade prática, mostra-se uma boa alternativa.

Kiai (Akuma)

O Kiai é utilizado para estender combos. Enquanto acionado, permite encher a barra de V-Trigger.. Porém, qual o adversário que ficará parado, apenas assistindo vocês encher sua barra? Por este motivo, provavelmente será mais interessante continuar a usar a V-Skill 1, que é bastante poderosa na aplicação de combos.

Ryusenkyaku (Ken)

Com um salto rápido, seguido de um chute, Ken pode surpreender os adversários que insistem nas magias. Porém, caso utilizado indevidamente, ficará bastante exposto. De qualquer forma, não dá um ganho substancial ao lutador, em comparação com a V-Skill 1. Case analisar com quais adversários valerá a troca.

Haru Hayate (Sakura)

De forma similar ao SF Alpha 3, Sakura aplica um rolamento. Na prática, permite se deslocar para trás do adversário (com ele no ar), durante a aplicação de um combo. A V-Skill 1 mostra-se mais vantajosa, possibilitando acertar o adversário no ar, seguidas vezes.

Spinning Attack (Cammy)

A V-Skill 2 de Cammy, infelizmente, não traz um benefício adicional para a lutadora. Outros recursos já existentes, realizam efeito semelhante. Com isso, é provável que os jogadores continuem com a V-Skill 1.

Hazansyu (Chun Li)

Possui utilidade similar ao V-Skill 2 de Ken. O Hazansyu lembra um golpe feito com o chute médio, ambos tem animações semelhantes. O V-Skill 1 mostra-se mais versátil por possibilitar múltiplos acertos. Por este motivo, migrar não pareceu ser uma troca vantajosa.

Cartwheel (Poison)

Da mesma forma que o V-Skill 2 de Sakura, o Cartwheel permite um deslocamento rápido para extensão de de combos. A princípio, permanecer com a V-Skill 1 parece ser uma melhor escolha.

Sekieiken (Kage)

Quando utiliza o Sekieiken, Kage dá um salto e cai com um soco sobre o inimigo. Assim como a V-Skill 1, fica muito mais poderoso com o V-Trigger ativado. Ambos são efetivos como extensor de combos, mas o Sekieiken tem muito mais frames de vulnerabilidade, o que pesa na escolha.

Psycho Mine (Falke)

Falke não costuma ser muito escolhido pelos jogadores. Infelizmente, a Psycho Mine não deve ajudar a melhorar este cenário. Ao utilizá-la, uma bola de energia é disparada, ficando imóvel no ar. Porém, só causa dano ao adversário quando você a atinge, o que restringe sua utilidade prática. Desta forma, é preferível continuar utilizando a V-Skill 1.

Overchain (Alex)

Com o Overchain é possível cancelar um golpe especial ao atingir o oponente, para efetuar outro golpe especial em seguida. Assim, é possível efetuar combos agressivos no oponente. Porém, sua ativação é mais demorada que a V-Skill 1. Por isso, podem não haver muitas oportunidades para ativá-lo. Uma delas, será quando o oponente ficar tonto

Pumped Up (R. Mika)

A idéia do Pumped Up é bloquear o golpe do adversário, abrindo espaço para o contra-ataque. Porém, exige uma leitura bastante precisa, sob pena de deixá-la exposta para punição. Se o V-Skill 1 já não era muito atrativo, sua alternativa se mantém no mesmo patamar.

Ainda há muito a explorar

Infelizmente, nem todos os lutadores se beneficiarão com a V-Skill 2. Por isso, esperamos que o próximo balanceamento leve este fato em consideração. Assim, todas elas poderão se tornar alternativas viáveis, a depender do lutador escolhido pelo adversário.

E vocês, o quanto já conseguiram explorar as possibilidades da nova V-Skill? Compartilhem com a gente!