Falta muito pouco para a E3 2018 começar! O evento é sempre recheado de anúncios e novidades para os gamers. Considerando o momento em que estamos na atual geração de consoles, as conferências das grandes empresas devem estar bastante focada nos games, com poucas chances de apresentação de hardware.

Esta também é a chance para a apresentação de jogos ainda melhores. Os sistemas já são mais bem conhecidos pelas desenvolvedoras, que agora podem concentrar mais esforços em processos criativos.

Podemos esperar, portanto, muitos trailers, gameplays e datas de lançamento [cruzem os dedos com este último item aqui!].

O guia a seguir contém jogos confirmados e rumores para a E3 2018 para você se manter bem informado antes do evento começar. Não incluiremos aqui os “Big 4” games exclusivos da Sony (Spider-Man, Ghost of Tsushima, The Last of Us Part II e Death Stranding), que serão abordados em especiais em separado neste período pré-E3.

Esta lista pode ser atualizada conforme novos rumores e anúncios forem surgindo até a E3 2018. Fique ligado!

Anthem (EA, BioWare)

Anthem foi revelado ano passado, também durante a E3. O novo jogo será uma mistura de RPG de ação, MMORPG e muitas histórias, usando todo o know-how da BioWare, também responsável por Dragon Age Inquisition e a franquia Mass Effect.

Na época do anúncio, o game ainda estava em fases de desenvolvimento inicial, mas parecia um concorrente forte para Destiny. O título teria grande foco no multiplayer, mas também garante experiências single-player para o jogador.

A EA já garantiu o hype pré-E3 para Anthem com um curtíssimo teaser de alguns segundos. Até o momento, sabe-se que o game será jogável antes do lançamento, com uma versão BETA.

Apesar da divulgação enigmática, a EA garante que Anthem chega em março de 2019. A revelação de novidades para o título é certa. A BioWare promete mostrar um novo trailer e gameplays. Os desenvolvedores ainda prometem trazer mais detalhes sobre o sistema de combate, mecânicas de vôo e de looting.

Saiba mais:

Assassin’s Creed Odissey (Ubisoft)

Assassin's Creed Odissey

Assasin’s Creed Odissey é mais uma vítima da lista de vazamentos do Wal-Mart que acabou se confirmando como verdadeiro.

Os rumores sobre um novo jogo da série se tornaram mais fortes quando a imagem de um chaveiro de um elmo espartano com o título do game acabou vazando na internet. A Ubisoft não demorou para confirmar a veracidade das informações e anunciou oficialmente Assassin’s Creed Odissey através das redes sociais com um teaser, convidando os público para conferir mais detalhes na E3 2018. A conferência da empresa acontece dia 11 de junho, às 17h.

Segundo informações do Kotaku, o game irá incorporar vários elementos de RPG, incluindo uma árvore de diálogos e a opção de escolher um protagonista feminino ou masculino, que será filho(a) do Rei Leônidas de Esparta.

Saiba mais:

Battlefield V (EA, DICE)

Fonte: divulgação.

Battlefield V foi anunciado no período pré-E3 e se passará durante a Segunda Guerra Mundial. O anúncio chegou acompanhado de polêmicas envolvendo o destaque à uma protagonista feminina.

A EA e a DICE prometem trazer um grande pacote de novas mecânicas, que visam tornar o jogo mais realista e imersivo, a munição se tornou mais escassa e o respawn não recupera totalmente o status de saúde nem todos os itens do jogador. O trabalho em equipe será fundamental e, além da atuação em conflitos, os personagens também estarão envolvidos na construção de bases e fortificações para proteção e conquistas de pontos estratégicos do mapa.

O jogador também terá grande liberade para customizar diversos elementos do seu personagem, incluindo o gênero, rosto, cabelo, roupas, acessórios, armas e veículos.

Mesmo com um grande foco no multiplayer e na cooperação, o modo single-player trará a narrativa “War Stories”, trazendo histórias de soldados, como a de uma mulher norueguesa que tenta salvar sua família em meio ao conflito.

Depois da grande polêmica envolvendo microtransações e loot boxes em Battlefront, a EA resolveu mostrar uma nova política em Battlefield V. O jogo não terá Passe de Temporada nem loot boxes. As microtransações estarão presentes, mas seriam apenas para itens cosméticos.

Saiba mais:

Beyond Good and Evil 2 (Ubisoft)

Beyond Good and Evil 2

O primeiro Beyond Good and Evil foi lançado em 2003 e uma continuação era aguardada desde 2007. Mais de 10 anos depois, o game foi anunciado na E3 de 2017. O jogador irá atuar como um pirata espacial em um prequel do primeiro jogo.

Ao contrário do original, Beyond Good and Evil 2 terá mais elementos de RPG tradicional, colocando o jogador para cumprir missões e melhorar as habilidades do personagem. Com o tempo, será possível formar uma equipe para explorar planetas e criar sua própria sociedade de piratas espaciais. O protagonista é customizável pelo jogador, podendo ser um homem ou uma mulher.

Além do trailer cinemático de anúncio, a Ubisoft revelou apenas um gameplay da versão pré-alfa do jogo. É provável que a E3 2018 traga demonstrações mais concretas, mas ainda é difícil apostar em uma data de lançamento para Beyond Good and Evil 2.

Saiba mais:

[RUMOR] Bloodborne 2 ou Tenchu (From Software)

Bloodborne

Não existe nada muito concreto sobre a existência de um Bloodborne 2, no entanto, o game foi apontado com certa veemência em uma recente publicação do Polygon. O site acredita que o game pode ser uma das apostas para a conferência da Sony deste ano.

No entanto, vale lembrar que os produtores de Bloodborne e funcionários da Japan Studios (parceria da From Software no desenvolvimento do game), disseram que estão ansiosos para anunciarem novidades impactantes em 2018.

A From Software também trouxe um enigmático teaser durante a TGA 2017, com a frase “Shadows die Twice”. No entanto, acredita-se que o vídeo seja relacionado a um novo Tenchu e o uso da frase com a palavra “sombras” tenha sido apenas fazer com que o público acreditasse em um novo Bloodborne.

Saiba mais:

Call of Duty Black Ops 4 (Activision)

Call of Duty: Black Ops 4

Call of Duty Black Ops 4 foi anunciado quebrando tradições. O jogo não terá uma campanha single-player regular e irá trazer um modo focado no popular estilo battle royale. Apesar das mudanças drásticas,  game tenta trazer alguns detalhes mais conservadores em meio a ambientação futurística.

O modo Blackout trará jogadores lutando até a morte para decidir quem será o último a sobreviver. Além do battle royale, o modo zumbi estará de volta com uma nova experiência.

Saiba mais:

Cyberpunk 2077 (CD Projekt RED)

Acredite ou não, as primeiras novidades sobre Cyberpunk 2077 saíram em 2012, como o próximo projeto da CD Projekt RED após o incrível The Witcher 3. Muito pouco do game foi realmente mostrado e detalhes permanecem um verdaeiro mistério.

O que se sabe até o momento é que o game será um PRG de mundo aberto com ambientação futurística na cidade fictícia de Night City. O game será focado em single-player terá elementos multiplayer, mas como isso funcionará ainda não foi bem definido.

A demora na exibição de algo mais concreto sobre o projeto pode ter seus motivos. Cyberpunk 2077 é uma empreitada ousada da CD Projekt RED. O game possui orçamento e escala bem maiores do que The Witcher 3.

É bastante provável que a empresa polonesa finalmente mostre algo mais concreto de Cyberpunk 2077, já que Adam Kiciński, CEO da CD Projekt RED afirmou que “surpresas” estarão a caminho da E3 2018. Rumores do começo deste ano apontam que o game pode ser mostrado no evento, com trailer e até mesmo uma demo.

Saiba mais:

[RUMOR] Devil May Cry 5 (Capcom)

Não faltam rumores sobre Devil May Cry 5. As primeiras informações sobre o game vazaram já no ano passado nos fóruns do ResetERA, mas já se especulava sobre um possível anúncio do game desde a E3 2016.

Acreditava-se que Devil May Cry 5 seria revelado na PSX 2017, porém um acordo com a Sony teria adiado o anúncio após as críticas de uma E3 morna e sem anúncios importantes no ano passado.

Recentemente, o descuido do dublador de Vergil deu a entender que o jogo está mesmo em desenvolvimento e que será revelado durante a E3. Ainda, uma loja austríaca teria listado Devil May Cry 5 em seu catálogo.

Segundo rumores, o jogo pode ter algum tipo de exclusividade temporária no PlayStation 4. O projeto também seria ousado e grandioso, com cenas de corte bem extensas. Dante retornaria como protagonista, ao lado de Nero e Vergil.

Saiba mais:

The Division 2 (Ubisoft)

The Division

Dois anos após o lançamento de Tom Clancy’s The Division, a Ubisoft anunciou o desenvolvimento de uma sequência em março deste ano.

Os detalhes de The Division 2 ainda são escassos, mas, ao que parece, a criação está sob responsabilidade dos mesmos estúdios envolvidos na produção do primeiro: Massive Entertainment, Red Storm e Ubisoft Reflections.

A Ubi promete fazer um novo game ainda melhor do que o primeiro. O lançamento é previsto até março de 2019 e é provável que a empresa traga várias revelações sobre o título na E3 2018.

Saiba mais:

[RUMOR] Dying Light 2 (Techland)

Rumores indicam que Dying Light 2 pode ser anunciado durante a próxima E3. A sequência pode ser uma realidade segundo especulações advindas do webiste ResetEra. A postagem original foi removida, mas alegava que a Techland, desenvolvedora responsável pela franquia, apresentará o trailer do vindouro jogo na feira.

Apesar da empresa não ter realizado o anúncio oficial, ex-funcionários da companhia e outras fontes “confirmam” que a produção de Dying Light 2 é realidade e o anúncio foi adiado múltiplas vezes. Devido ao constante suporte para o primeiro jogo e a produção de Bad Blood, modo Battle Royale para o jogo.

Saiba mais:

Fallout 76 (Bethesda)

A Bethesda se antecipou e resolveu anunciar Fallout 76 antes da E3 2018 com um teaser que não mostrava muita coisa, mas alimentou o hype da galera.

Boa parte das informações do game vieram através do Kotaku, que alega ter “fontes anônimas” envolvidas com o desenvolvimento. Segundo o site, Fallout 76 será um projeto bem ousado e diferente dos jogos anteriores. O game seria um RPG online de sobrevivência, com fortes inspirações em DayZ e Rust, e se passaria apenas 20 anos após a guerra nuclear.

Saiba mais:

Final Fantasy VII Remake (Square Enix)

Final Fantasy VII Remake é 90% formado por hype e 10% por informações. O jogo é extremamente aguardado, mas enfrenta um desenvolvimento aparentemente lento e com poucas informações concretas até o momento. Como é um título icônico para toda uma geração, é muito provável que a Square Enix esteja conduzindo a produção com todo o cuidado possível.

Até o momento, o que se sabe é que Final Fantasy VII Remake será lançado no formato de episódios para evitar cortes na imensa história do jogo. O sistema de combates deve ser bem semelhante ao visto em Final Fantasy XV.

Boa parte do material  em vídeo exibido sobre o jogo data de 2015 – a época de seu anúncio – e deve ter sofrido grandes modificações até o momento. Desde então, a Square se limitou a trazer imagens conceituais do jogo.

Ainda não se sabe se Final Fantasy VII Remake será realmente exibido na E3 2018, mas os fãs aguardam ansiosos, já que a Square voltará a ter sua própria conferência no evento este ano.

Saiba mais:

[RUMOR] Horizon Zero Dawn 2 (Guerrilla Games)

Fonte: YouTube.

A continuação de Horizon Zero Dawn é mais um rumor plantado recentemente por uma postagem do Polygon. Não existe nada de muito concreto sobre o projeto, apenas informações sobre a Guerrilla estar aumentando sua equipe de desenvolvedores e o game original deixar brechas para uma continuação.

Saiba mais:

Kingdom Hearts III (Square Enix)

Kingdom Hearts 3

Kingdom Hearts traz a premissa de misturar um RPG de ação com o universo fantástico da Disney e garante uma base de fãs extremamente fiel. Kingdom Hearts 3 foi anunciado originalmente em 2013 ficou meio “sumido” por um tempo.

O jogo está passando por um longo período de desenvolvimento para garantir sua qualidade, segundo a Square. O novo game deve trazer um Sora mais maduro, para acompanhar também o crescimento dos fãs.

Kingdom Hearts III ainda não tem data de lançamento oficial, mas as expectativas estão concentradas para a chegada do game ainda este ano. Acredita-se que a Square irá trazer mais novidades durante a E3 2018.

Saiba mais:

[RUMOR] Mortal Kombat 11 (WB Games, NetherRealm)

Este rumor surgiu depois de uma postagem feita por Ed Boon, o criador de Mortal Kombat, nas redes sociais.

Boon atiçou o público ao responder um fã sobre novidades em Injustice 2 com a palavra “kool” (legal, em inglês). Ele usou um trocadilho que parece remeter justamente a Mortal Kombat – no título do game, a letra “C” também é substituída pela letra “K”.

Este não foi um anúncio oficial, mas as palavras de Ed Boon – que adora atiçar a curiosidade dos fãs – são bastante sugestivas de que alguma novidade referente a Mortal Kombat pode estar a caminho. Com a grande proximidade da E3, as chances de um novo game ser anunciado para a franquia se tornam mais fortes.

Saiba mais:

Rage 2 (Bethesda)

RAGE 2

Rage 2 é um dos jogos inicialmente revelados como parte de um grande vazamento do Walmart algumas semanas antes da E3 2018.

O acidente foi manejado com ironia pela Bethesda, que aproveitou a situação para revelar o anúncio do game com muita zoeira nas redes sociais e dois trailers.

O primeiro vídeo foi mais “conceitual”, trazendo modelos com um visual “punk” e muita tinta rosa. Em seguida, a Bethesda divulgou um trailer de gameplay, com conceitos de pura insanidade em meio à veículos gigantes, armas destrutivas em um ambiente com cara de Mad Max.

Rage 2 irá se desenrolar em um mundo aberto e muitas novidades devem ser exibidas na conferência da Bathesda em 10 de junho.

Saiba mais:

Red Dead Redemption 2 (Rockstar)

Red Dead Redemption 2

Certamente, um dos grandes lançamentos do ano será Red Dead Redemption 2. O game foi anunciado originalmente em 2016 com previsão de lançamento para o ano seguinte, mas foi adiado duas vezes. Os adiamentos são compreensíveis, considerando que a Rockstar deve trazer uma experiência ampla e completa para os amantes do velho oeste.

Em maio deste ano, Red Dead Redemption 2 recebeu um trailer incrível que contou, inclusive, com a presença de John Marston. Algumas informações sobre o game foram liberadas pela imprensa após um evento fechado com a exibição de um gameplay.

Ao que tudo indica, Red Dead Redemption 2 terá um mundo ainda mais imersivo e realista. Focado no protagonista Arthur e seu bando, o jogador terá acesso a um vasto sistema de interações com outros personagens e com o cenário, além de um grande número de side quests.

Apesar dos adiamentos, Red Dead Redepmtion 2 chega definitivamente em 26 de outubro. Ainda não se sabe se a Rockstar irá exibir mais alguma novidade durante a E3 2018.

Saiba mais:

[RUMOR] Resident Evil 2 Remake (Capcom)

resident evil 2 remake

Resident Evil 2 Remake é outro título rodeado de rumores. O título não foi anunciado como uma estratégia de marketing habitual, com um trailer, teaser ou qualquer tipo de material oficial. A Capcom se adiantou bastante e preferiu anunciar que o desenvolvimento do game havia sido aprovado – ou seja, o projeto nem havia sido iniciado e já era algo público.

Tudo o que se sabe sobre Resident Evil 2 Remake até o momento vem de rumores. Segundo um fã site, o jogo será em terceira pessoa e mostrará locais inéditos. O game também teria duas campanhas, uma para Claire e outra para Leon. Segundo as fontes dos rumores, o jogo estaria muito polido graficamente, com uma grande evolução da RE Engine, o motor gráfico desenvolvido pela Capcom para Resident Evil 7.

A empresa japonesa promete trazer dois grandes lançamentos até março do ano que vem. Todas as apostas estão concentradas em Resident Evil 2 Remake e Devil May Cry 5, cujo anúncio durante a E3 2018 parece iminente.

Saiba mais:

Shadow of the Tomb Raider (Square Enix, EIDOS, Crystal Dynamics)

Shadow of the Tomb Raider

Depois de uma série de vazamentos, a Square Enix fez o grande anúncio de Shadow of the Tomb Raider, o terceiro game após o reboot da franquia, que aconteceu em 2013. Desta vez, o game será desenvolvido principalmente pela EIDOS Montreal, enquanto a Crystal Dynamics, responsável pelo reboot, atuará como uma desenvolvedora adicional.

Desta vez, Lara Croft embarca em uma expedição na America Latina em busca de uma relíquia Maia. A aventura acaba ficando mais complicada quando a organização paramilitar Trinity também resolve ir atrás do mesmo artefato e o Apocalipse Maia se inicia. Ao que tudo indica, Lara deve impedir o evento para salvar o mundo.

Shadow of the Tomb Raider traz novas adições de gameplay, incluindo o foco em um combate mais furtivo. O título terá vários conteúdos adicionais por download, edições especiais e dublagem em português brasileiro.

O lançamento do game está marcado para 14 de setembro deste ano. Um cronograma divulgado pela Square aponta que um gameplay de Shadow of the Tomb Raider será exibido na E3 2018.

Saiba mais:

Shenmue 3 (SEGA)

O desenvolvimento de Shenmue 3 parece bastante complicado, mas segundo o desenvolvedor Cedric Biscay, da Shibuya Productions, teremos novidades sobre o game em 2018.

Shemnue 3 foi anunciado durante a E3 2015 e logo alcançou marcas respeitáveis no site de financiamento coletivo – Kickstarter – alcançando a incrível marca de US$ 6,3 milhões de dólares em julho do mesmo ano.

O game já foi adiado duas vezes e espera-se que o lançamento seja mesmo em 2019. Com a proximidade da data, a E3 2018 é um bom momento para mais demonstrações do aguardado título.

Saiba mais:

[RUMOR] Splinter Cell (Ubisoft)

Sam Fisher de Splinter Cell

Splinter Cell já foi “vazado” por duas lojas. Além da famigerada lista do Wal-Mart, a Amazon Canadense também deixou escapar o anúncio do jogo – que pode muito bem acontecer na E3 2018. A legenda da página do produto na Amazon publicada em março, trazia os dizeres “E3TomClancy’sSplinterCell2018_PC”.

Em dezembro do ano passado, Yves Guillemot, o CEO da Ubisoft, afirmou que deveríamos “ficar atentos para mais informações” sobre a franquia, mas não divulgou nada além do que a declaração enigmática. Até o momento, não há nenhuma informação oficial por parte da Ubisoft sobre o anúncio de um novo jogo.

Saiba mais:

Agenda da E3: Dias e horários

Fique de olho no cronograma da E3 2018. O MeuPS4 irá cobrir todos os detalhes, mas você também pode ficar de olho nas datas e horários de todas as conferências detalhadas neste post.