Quem nunca sonhou em voar ou assumir o manto de um super-herói? Iron Man VR realiza o “desejo” de toda criança e dá a chance aos jogadores de assumirem o papel do poderoso Homem de Ferro. Com uma movimentação bastante livre e um visual impressionante para a realidade virtual, a experiência promete ser um dos principais títulos para o PlayStation VR.

O Meu PS4 testou o jogo na BGS 2019, e ele impressionou positivamente. A demonstração levou uns 25 minutos e boa parte do tempo foi dedicada para se acostumar com a movimentação. Ser o Homem de Ferro não é uma tarefa fácil. É preciso plainar, voar para frente e fazer curvas com os propulsores.

Testamos na BGS: Iron Man VR realiza o sonho de toda criança 1

Embora o tutorial ensine como realizar os movimentos, a prática não acontece de maneira fácil. Assumir a armadura do herói exige agilidade tanto no controle do corpo do personagem, como também na hora de derrubar os alvos. Os jogadores possuem apenas os blasters das mãos para acertar os objetos marcados. A mecânica é simples e também muito divertida.

A experiência fica ainda melhor quando os drones aparecem e causam dano ao herói, desestabilizando o controle do personagem e oferecendo desafios especiais.

Testamos na BGS: Iron Man VR realiza o sonho de toda criança 2

Uma das coisas que notamos na nossa experiência é a imensa liberdade que Iron Man VR oferece. Os jogadores podem, ou melhor, devem movimentar a cabeça e girar o corpo constantemente. É preciso ter uma boa visão sobre todo o cenário para conseguir acertar os alvos e voar para os pontos corretos.

Talvez essa seja a grande dificuldade inicial. É muito difícil ter um controle completo do herói. Quando você acha que entendeu a movimentação, as respostas dos controles não correspondem. Foi somente no final da demo que conseguimos ter uma precisão considerada “satisfatória”.

É interessante que a Camouflaj investe na progressividade da experiência. Em cada momento, os jogadores aprendem novas habilidades e recursos inéditos. De início, apenas os propulsores são apresentados. Depois, os blasters. Após, os socos carregados são introduzidos. É uma experiência que vai evoluindo e auxiliando na explicação de como funcionam as mecânicas.

Testamos na BGS: Iron Man VR realiza o sonho de toda criança 3

O fechamento da demonstração aconteceu com muita intensidade. Foi preciso reunir todos os aprendizados em momentos de provação. O resultado? Um sentimento heroico surge no jogador a ponto de acreditar que pode realizar todos os grandes feitos do Homem de Ferro.

Vale destacar que, mesmo com a ação frenética e uma realidade imersiva na realidade virtual, o famoso “enjoo” não acontece. O PlayStation VR simula tão bem a experiência que faz a jogabilidade ser uma mecânica natural.

Testamos na BGS: Iron Man VR realiza o sonho de toda criança 4

Data de lançamento de Iron Man VR

A Camouflaj anunciou que Iron Man VR chegará ao PlayStation VR no dia 28 de fevereiro. No game, os jogadores acompanharão a jornada do Homem de Ferro contra a vilã Ghost – para quem assistiu aos filmes do MCU, a antagonista esteve em “Homem Formiga e a Vespa”.