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[Testamos na E3 2018] PES 2019 ao ataque: sistema ofensivo é destaque

Ritmo mais acelerado e novas animações chamam a atenção

por Thiago Barros
[Testamos na E3 2018] PES 2019 ao ataque: sistema ofensivo é destaque

Los Angeles (CA) – A Konami prometeu um PES 2019 com várias mudanças. Nos testes que pudemos realizar na E3 2018, ele não pareceu tão diferente assim. Mas é possível, sim, notar algumas coisas que chamam a atenção. Principalmente, o foco no jogo ofensivo. Desde seus trailers, aliás, a empresa já vinha falando bastante do “jogo bonito”.

E isso é o que se percebe, claramente, que foi valorizado. Toque de bola rápido, passes para quebrar linhas, novos movimentos de domínios e dribles, finalizações com maior precisão – e controle. Pro Evolution Soccer 2019 é um prato cheio para quem curtia o estilo acelerado que a série tinha nos tempos de Winning Eleven, por exemplo.

Jogamos diversas partidas do PES 2019 no estande de imprensa da Konami, já que o game não estava disponível no showfloor da E3, e identificamos alguns pontos importantes. Como, por exemplo, as finalizações. Estão melhores, sim, mas ainda tem “apelações”, tipo os chutes bem fraquinhos no canto, chutes fortes da meia lua e toques de cobertura.

Os dribles também parecem menos robóticos, mas depende muito do jogador e da finta que você tenta aplicar. Algumas pedaladas ainda parecem mais lentas do que deveriam, mas os cortes secos com Quadrado + X estão velozes e eficientes. Falando nisso, os passes estão, também, eficazes demais se feitos de forma correta.

É possível envolver totalmente o adversário com toques de primeira, caso você posicione a equipe certinho e toque com a força certa. É necessário ter precisão, mas dá para fazer um tiki-taka bem interessante. E o legal é que, apesar desse foco no ataque, a defesa não fica tão perdida assim. Dá para marcar de forma satisfatória.

No geral, o gameplay é bom. Os gráficos que, curiosamente, não chamam tanto a atenção. Os efeitos de iluminação e de neve, grandes novidades, assim como as animações para o jogador indicar que está cansado, são todos interessantes, mas as faces dos jogadores e, principalmente, a torcida, mudam muito pouco em relaçao ao PES 2018.

O jogo estará disponível em 4K, com HDR, no PS4 Pro, e um destaque positivo nessa área fica por conta da paleta de cores, bem mais próxima da realidade do que nos últimos PES, em que muitas vezes o game parecia mais um desenho animado de tão saturadas que os uniformes ficavam, dependendo dos tons.

Falando em gráficos, as faces dos jogadores brasileiros estão bem melhores. Nem todos, claro, mas a evolução é clara. Flamengo e Corinthians estavam disponíveis na demo, e a quantidade de versões virtuais de atletas bem parecidas com os reais impressionava. No Fla, por exemplo, destaque para Paquetá, Everton Ribeiro e Diego.

E falando em jogadores, a Konami montou um time só com as lendas que ela já anunciou para o modo MyClub. Foi possível jogar com essa equipe nos testes, e foi muito bom ver nomes como Maradona, Cafu, Roberto Carlos, Gullit e, claro, a estrela do novo PES, David Beckham, muito bem feitos – e com atributos excelentes.

No fim das contas, a experiência com PES 2019 foi divertida. Esperamos que o Brasileirão nesse ano tenha todos os times e jogadores licenciados, além dos estádios, como o Maracanã, já disponível na demo, e o Allianz Parque, já anunciado. Mais detalhes sobre isso devem ser divulgados em agosto, quando a Turnê de Imprensa do jogo irá ao Brasil.

https://youtu.be/SSfko2Ps9oY