Battlefield V foi revelado hoje (23) e trouxe muitas surpresas. O novo game da franquia tem como palco histórico a Segunda Guerra Mundial. Segundo os responsáveis pela produção, será “o mais imersivo de todos os jogos” da série. Com uma premissa ousada, a DICE pretende alcançar os objetivos com novos adições.

São várias as características que prometem Battlefield V como um forte expoente para o gênero. O retorno do modo cooperativo, o modo Operações ainda mais incrementado e a surpreendente abolição do Passe de Temporada são algumas das promessas.

Confira um super-resumo sobre o jogo:

Grand Operations de Battlefield V

Grand Operations é a modificação do bem-sucedido modo Operações, inaugurado em Battlefield 1. O modo de jogo será ainda maior. Se no antecessor, a escala da jogabilidade era grande, imagine o que está por vir!? A DICE revelou que as chamadas “Grandes Operações” irão alternar entre os modos de jogos, bem como os mapas ao longo de “dias”.

Durante a apresentação, ocorreu uma explicação de uma Grande Operação ambientada em Roterdã. Confira a sequência:

Dia 1

No começo, o jogador inicia o jogo no “Dia 1” em uma invasão aérea, em um novo modo denominado Airbone. O time de ataque precisa aterrisar atrás das linhas inimigas, derrubar a artilharia de longo alcance para que as forças consigam avançar.

Os jogadores aparecerão em uma aeronave e escolher onde cairão ao longo do mapa. Já os defensores deverão derrubar as forças aéreas.

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 1
Fonte: divulgação.

Dia 2

As forças de ataque movimentam-se em terra para capturar os clássicos pontos, como no modo Operações original, chamados “Breaktrough”. O número de tropas e veículos disponíveis é determinado pela velocidade em que os atacantes desativaram a artilharia no “Dia 1”.

Dia 3

Roterdã está totalmente devastada pela guerra. As bombas fizeram diversos estragos. A Operação pode se encerrar neste dia se os atacantes alcançarem a vitória. Contudo, se a batalha for difícil, então o confronto pode ser estendido para o grand finale.

Dia 4

Agora, entra o modo “Last Stand”, ou “Último Homem Vivo”. O fechamento dramático. Munição escassa. Veículos destruídos. O caos instaurado. Aqui, as mortes são permanentes. Logo, o esquadrão precisa de coordenação para reviver uns aos outros e conquistar a vitória.

É possível alterar previamente as configurações de jogo, como a quantidade de veículos, armas e afins. Ao longo do tempo, os modos tornar-se-ão como os modos clássicos, disponíveis separadamente.

Cooperação é a chave

É possível notar, desde já, que o trabalho em equipe é fundamental. Ao entrar nos jogos, automaticamente, o soldado é colocado em um esquadrão. Até é possível jogar como um lobo solitário. Porém, o design de Battlefield V foi projetado para a cooperação.

O líder do esquadrão pode ser premiado ou rebaixado segundo suas ações. Se o time reclamar da falta de coordenação, a liderança é oferecida para outro soldado. Contudo, se os objetivos forem concluídos, pontos são disponibilizados para serem atribuídos em benefício do esquadrão.

Assim, o líder do esquadrão precisará tomar decisões de investir pontos em melhorias imediatas, ou gastar para desbloquear poderosos foguetes disponíveis para um momento posterior.

Sob o mesmo ponto de vista, em BF V, todos os jogadores serão capazes de reviver um ao outro, independentemente das classes escolhidas. Ressuscitar leva mais tempo e os recuperados retornam com menos vida caso não seja um médico que realize o processo. Será possível arrastar o corpo do caído para um lugar coberto e ajudá-lo.

Forças Combinadas

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 2
Fonte: divulgação.

Um novo modo de jogo chamado Combined Arms apresenta a junção de single com multiplayer. De forma cooperativa, quatro jogadores são colocados no mesmo esquadrão, a fim de cumprir missões especiais. Segundo a DICE, o modo é uma forma de promover a imersão em combates intensos.

Em uma das missões, os jogadores precisarão cair de paraquedas atrás das linhas inimigas e permanecerem invisíveis enquanto realizam os objetivos. Enquanto a operação torna-se mais árdua, os jogadores devem tomar uma decisão: ficar somente com o que ganharam até aquele momento, ou arriscar tudo, e tentar alcançar o verdadeiro prêmio no final?

Com a introdução das mecânicas de esquadrão em um espaço de PvE, a desenvolvedora espera conquistar novos jogadores, da mesma forma que oferece aos veteranos uma experiência inédita.

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 3
Fonte: divulgação.

Personalização

O jogador possuirá plena liberdade para customizar seu personagem. Sexo, elementos faciais, cabelo, tatuagem, calças, acessórios, etc. Serão várias opções para construir o soldado que deseja. Do mesmo modo, armas e veículos também contarão com novidades de personalização. As armas terão entre 5 a 7 partes intercambiáveis.

Essa mecânica afetará também aos perks. Cada classe possui diferentes arquétipos que favorecem modos de jogabilidade. Enquanto um dos seus perks pode favorecer mais dano ao tanque de guerra, por exemplo, outros oferecem velocidade e controle.

Todas essas alterações, estéticas ou não, podem ser visualizadas na famosa killcam, que agora possui movimentos inéditos de finalização dos inimigos. No trailer de revelação, é possível conferir a finalização por meio de um ataque corpo-a-corpo.

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 4
Fonte: divulgação.

Destruição e reconstrução

A destruição de edifícios e mapas sempre foi marca registrada da franquia Battlefield. Assim, não é surpresa que Battlefield V implementará recursos especiais em um ambiente inteiramente devastável. E para um sistema aprimorado, uma novidade: as fortificações.

Os soldados de todas as classes carregam uma caixa de ferramentas que favorece a construção de fortificações para os jogadores. As estruturas encontradas ao longo do mapa podem ser reparadas e melhoradas, a fim de fornecer proteção e conquista de pontos estratégicos.

Serão várias as possibilidades de construção. A classe de suporte oferece uma criação mais rápida do que as outras, inclusive com melhores armas estacionárias e a reparação de várias armas.

Campanha real

A campanha single-player possui o intuito de oferecer uma imersão intensa em vidas de diversos soldados que lutaram em múltiplas fronteiras. A narrativa “War Stories” é baseado em fatos e seguirá com o lema: “fazer as pessoas sentirem algo”.

Uma das estórias é sobre uma mulher norueguesa que coloca sua vida em risco para salvar sua família.

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 5
Fonte: divulgação.

Mudanças de jogabilidade

Para a DICE, Battlefield V será o mais ousado de todos da série. O título contará com diversas modificações de jogabilidade a fim de promover o balanceamento entre as classes e a construção da batalha.

O respawn dos soldados foi alterado. O jogador ainda retorna com munição e algumas granadas, porém, não espere por carregamentos completos. A vida não é restaurada completamente, por isso, é preciso permanecer perto de um médico para manter-se vivo.

Os jogadores podem encontrar em corpos caídos alguns recursos, como munição. Por outro lado, as alterações mais substanciais foram direcionadas especificamente as armas. Sobre a mira, onde o jogador atira é para onde o projétil vai. Sem alteração da trajetória. Já as granadas podem ser jogadas de volta ou explodidas no ar se o jogador acertá-las.

A movimentação dos soldados também foi alterada, adicionando realismo de acordo com o ambiente. Se o soldado passa por um lago, então o personagem levanta as pernas ainda mais alto. Correndo em rochedos, há cautela para não escorregar. Seu deslocamento muda conforme o ambiente.

Tudo o que você precisa saber sobre Battlefield V 6
Fonte: divulgação.

Sem Passe de Temporada

Para fechar, o estúdio revelou que Battlefield V não contará com Passe de Temporada. Todos os mapas,  conteúdos adicionais, armas e veículos novos serão adicionados para todos os jogadores de forma gratuita. Ainda não está claro, no entanto, se algum outro aditivo poderá ser adquirido.

E então, jogador? O que acha disso tudo? Deixe sua opinião nos comentários, e aproveite para conferir também: