Uma tendência que vinha sendo observada há alguns anos parece ter alcançado seu ápice durante esta geração e, em especial, na E3 2019. Cada vez mais atores de Hollywood estão estrelando videogames. Antes delegados a meros “dubladores”, artistas renomados estão cada vez mais emprestando voz, captura de movimentos e aparência a personagens de jogos.

Talvez existam dois motivos principais para impulsionar cada vez mais essa “onda”. Uma é a clara evolução na narrativa dos videogames aliada à tecnologia na indústria. Além de termos histórias melhores, os roteiros foram aprimorados, se aproximando muito do que podemos conferir na TV ou no cinema.

Os sistemas de captura de movimento e fotogrametria, agora praticamente indispensáveis em qualquer triple-A, tornam as atuações dos atores ainda mais visíveis e emocionantes em um mundo que antes era dominado apenas pelas mãos de animadores e ilustradores.

Outra questão também torna tudo mais atrativo para os atores: a indústria dos videogames anda dando um banho na cinematográfica em ternos de faturamento. Os jogos representam a maior fatia do entretenimento, faturando U$ 134 bilhões no ano passado, contra U$ 42 bilhões do cinema.

Ellen Page, Willem Dafoe e Beyond Two Souls

Beyond Two Souls não é exatamente o primeiro jogo a usar atores conhecidos para interpretar personagens, mas talvez seja o maior responsável a abrir as portas para essa tendência. O título do PlayStation 3, estrelando Ellen Page e Willem Dafoe, foi o primeiro videogame a ser apresentado no Festival de Tribeca, antes habitado apenas por filmes.

Um painel com Page e David Cage abriu um precedente inédito, colocando um videogame no centro de um debate de um festival de cinema. Seis anos depois, Hideo Kojima também marcou presença em Tribeca para falar de seu Death Stranding.

O elenco estelar de Death Stranding

DEATH STRANDING

Não dá dúvidas de que o elenco é um dos principais atrativos de Death Stranding. Praticamente todos os personagens são interpretados por atores conhecidos.

Kojima já tinha apostado em algo parecido em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, quando abriu mão da voz de David Hayter e convidou Kiefer Sutherland para dublar Big Boss no game. A mudança foi abrupta e causou polêmica na época, mas o criador da franquia queria garantir mais veracidade ao colocar um ator experiente e conhecido para interpretar o personagem.

Kojima flertou com o cinema em sua tentativa de trazer a série Silent Hill de volta ao lado do diretor e roteirista ganhador do Oscar, Guillermo Del Toro. A Konami frustrou os planos, mas a aposta hollywoodiana seguiu firme e forte com Death Stranding.

O novo game de Hideo Kojima tem nomes como Norman Reedus, o Daryl de The Walking Dead, Mads Mikkelsen (Hannibal), Léa Seydoux (Azul é a Cor Mais Quente) e Lindsay Wagner (A Mulher Biônica).

Vencedor do Oscar atuou em videogame

Until Dawn

Quem diria, não é mesmo? Rami Malek, atualmente vencedor do Oscar de Melhor Ator por interpretar Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, já esteve em um videogame.

Pouco depois de se tornar o hacker mais famoso da televisão em Mr. Robot, o ator interpretou o bizarro Joshua em Until Dawn, do PlayStation 4. O game, aliás, também tem outros rostos famosos no elenco, como Hayden Panettiere (Nashville) e Brett Dalton (Agentes da S.H.I.E.L.D).

Jon Bernthal é o vilão em Ghost Recon

Ghost Recon: Breakpoint Jon Bernthal

Mais conhecido depois de interpretar o Shane de The Walking Dead e dar vida ao Punisher na série homônima da Netflix, Jon Bernthal é mais um ator a dar vida a um personagem de videogame.

Bernthal será o vilão Cole D. Walker em Ghost Recon: Breakpoint, o novo game da série da Ubisoft. A escolha é clara: a experiência do ator em papéis com uma pegada “militar” tornam o personagem mais realista. Segundo o diretor de “Breakpoint”, o Bernthal é perfeito para criar o ar intimidador que ele imaginou para Cole.

Keanu Reeves tira o fôlego do público em Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077

Keanu Reeves, o cara mais gente boa que estrela filmes de ação da atualidade, estará em Cyberpunk 2077. O anúncio de tirar o fôlego levou o público da conferência da Microsoft ao delírio ontem (9).

Reeves, que estrelou Velocidade Máxima, a trilogia Matrix e atualmente faz perseguições urbanas montado em um cavalo em John Wick, será um NPC no game da CD Projekt RED. O ator empresta voz, interpretação e aparência a Johnny Silverhand, um Rockerboy no universo do RPG.

E isso não é tudo…

Além dos atores citados aqui, vale lembrar nomes memoráveis como Sean Bean, Mark Hammil, Kit Harington, Samuel L. Jakcson, Kristen Bell, Gary Oldman e muitos outros já deixaram seus nomes nos créditos de videogames.