Especiais

Você não pode morrer sem jogar Final Fantasy VII, VIII e IX

por Daniel dos Reis
Você não pode morrer sem jogar Final Fantasy VII, VIII e IX

E foi escrevendo para o MeuPS4 que bons momentos da minha infância vieram à tona. Com toda certeza, o PlayStation 1 foi um dos consoles mais presentes na minha história gamer e que abriu as portas para tudo o que eu sei hoje.

Através dele, jogos inesquecíveis fizeram eu perder horas de sono jogando escondido da minha mãe e deixar a lição de casa para mais tarde. Uma época tão boa, que tinha até que compartilhar com vocês.

PlayStation

Foram diversos jogos que eu joguei muito, mas em especial vou falar de 3 títulos: Final Fantasy VII, VIII e IX. É impressionante o poder que um game tem de marcar a sua vida, com o Final Fantasy foi assim.

Final Fantasy IX

 É fato que à partir do Final Fantasy X as coisas começaram a tomar novos rumos, algumas mudanças na jogabilidade e o aprimoramento nos gráficos comprometeram um pouco o que os fãs mais gostavam na série.

Eu particularmente, adorava o sistema mais parado de turnos nas batalhas,  o modo como eu podia evoluir o meu personagem e o carisma dos personagens sem aquela fisionomia engessada japonesa do Final Fantasy X em diante. Mas, independente disso a série sempre foi um sucesso e a Square se aproveita dessa fidelidade para se reerguer até hoje.

 É difícil para mim escolher se eu gosto mais do VII ou do VIII, o IX fica em 3º lugar. A história do Cloud, Aeris e Sephinroth do VII foi simplesmente memorável! Quem não se emociona ao ouvir a canção e assistir à cena da morte de Aeris?

Eu lembro que eu ficava horas e horas upando os meus personagens e matérias (magias) para tentar chegar ao level máximo. Porque não vá você pensando que era moleza, tem desafios no game que vão exigir muito dos seus personagens. Sem falar nos limit breaks (os ataques especiais de cada personagem) que você tinha que conseguir, nas corridas de chocobos e na intensidade que era você ir avançando na história, que prendia a sua atenção a cada coisa que acontecia.

Resumindo, Final Fantasy VII era um jogo bem longo, no qual você criava uma intimidade com os chars e ficava perdidamente apaixonado pela trilha sonora, lembro até hoje.

Já no VIII, o crédito fica principalmente para o Squall e o Seifer com as suas respectivas Gunblades, uma espécie de revolver com espada de uma época do futuro que era muito louca! O Final Fantasy VIII em si foi um jogo mais fácil, o sistema de evolução do personagem era mais fácil do que de costume, mas se compensava no tanto de história que você tinha para passar. E assim como no VII, no VIII você se envolvia muito com os personagens.

Final Fantasy VIII

 Mas o lance mesmo do VIII, foi a virada de uma era de gráficos menos avançados para uma com gráficos  mais fortes. No game, há diversas cenas em CG que deixava todo mundo de boca aberta, como a fuga da cidade de Dollet.

O IX foi ótimo também, para mim. Vejo alguns amigos dizendo que não se encantaram tanto, mas ahhh… foi um game gostoso de jogar, sabe? Parece que era uma característica do Final Fantasy você se envolver com os personagens, pois com o IX também rolou essa afinidade. As batalhas eram ótimas, sistemas de turnos também, assim como a evolução do personagem que era bem diversificada. E ainda uma trilha sonora excelente e a capacidade gráfica mais avançada ainda que o IX, que mostrava que uma nova geração estava por vir, a do PS2.

E é isso galera, RECOMENDO sem pensar 2 vezes que todos vocês joguem pelo menos esses 3 títulos, vale muito a pena prometo! No Steam mesmo vez ou outra você encontra baratinho para comprar, Final Fantasy VII há 1 mês atrás mais ou menos estava por R$ 10,00.

Valeu, abraços!

 Caio Melo – Colunista no blog 1PGames – O blog de games onde você é o primeiro controle