Finalmente, é oficial: Watch Dogs Legion, ambientado em Londres e com uma temática bem politizada, é o mais novo capítulo da franquia da Ubisoft. Focado na “resistência”, ele aposta em um sistema inovador de gameplay, onde não há somente um protagonista. O jogador poderá assumir as identidades de diversos NPCs que ele “escanear” nas ruas da capital inglesa.

O objetivo é fazer uma Londres que foi dominada pelo totalitarismo e se tornou uma cidade abandonada, se transformar novamente no que era. A mensagem é simples: “a cidade é nossa”. Só que ninguém conseguiria fazer isso sozinho. Não existe mais Aiden Pearce ou Marcus Holloway. Cada um deve “fazer a sua parte” na jornada mais difícil da DedSec até agora.

Tudo isso usando a tecnologia, que sempre foi o coração da série. Usar um celular para hackear pessoas e coisas ao seu redor. E em tempos onde tem até ministro e procurador sendo hackeados, não dá pra não dizer que o tema ficou ainda mais relevante.

Watch Dogs Legion tem co-op, quatro edições e jogabilidade inovadora 1

Ninguém solta a mão de ninguém

É como diz o ditado, “a união faz a força”. É esse o core da experiência prometida por Watch Dogs Legion. Houve muitos rumores de que você poderia hackear qualquer pessoa e controlá-la no jogo. Bom, não é por aí, mas faz sentido. O que acontece é que você pode analisar o perfil de uma pessoa, seguir a vida dela e aí, com a ajuda de seus equipamentos eletrônicos e fazendo missões para elevar a percepção do NPC sobre a DedSec, trazê-la para seu lado.

Na verdade, você está montando o seu próprio exército. E cada um vai ter uma história e um estilo de jogo diferente, tornando a abordagem à cada missão imprevisível. E o game de cada um diferente do outro. Isso será o grande diferencial de Legion, cujo nome explica perfeitamente o conceito: legião. Cada personagem tem sua voz, seu background, e os jogadores certamente se divertirão bastante com isso.

Sem falar na nova possibilidade de ter, de fato, pessoas ao seu lado. A possibilidade de recrutar NPCs vai ser bacana, mas nada melhor que ter seus amigos com você. Watch Dogs Legion terá coop para até três jogadores, que poderão explorar o vasto mundo de Londres juntos.

A apresentação da Ubisoft no seu evento para a E3 2019 foi bastante completa, deixando a história com um melhor background do que só a especulação e mostrando muito do gameplay. Sem falar que o visual se pareceu mais “pés no chão” do que nos jogos anteriores, quando houve um claro downgrade dos vídeos de anúncio para o título final.

Isso tem o lado positivo da veracidade, mas também o negativo de que o game não impressiona tanto pelo visual quanto alguns jogos já lançados da atual geração – e muito menos do que os títulos AAA que ainda virão.

Pelo povo, mas..

O discurso, por sua vez, é aquele mesmo que já se tornou famoso tanto no Brasil quanto em vários lugares do mundo. Resistir. Todo mundo se unir contra uma suposta tirania. Independente de concordar ou não, o fato é que o tema existe e é recorrente na sociedade. Agora, chega também com mais força aos games.

Watch Dogs LEGION_1
No game você deverá enfrentar a tirania.

O enredo não é surpresa na série Watch Dogs. Vai ser um grupo de hackers lutando contra governos e corporações malvadonas que são os donas das vidas das pessoas. E os desenvolvedores encontraram a solução perfeita para o gameplay – aliar esse conceito de “legião”, que não é novidade em grupos hackers da vida real. O background político é claro.

Porém, quando falamos da hora de vender Watch Dogs, a Ubisoft nada mais é do que igualzinha às outras empresas. Já anunciou que Legion terá quatro versões (Standard, Gold, Ultimate e Collector) e contará com um Season Pass (algo que algumas marcas já até abandonaram nesses últimos anos). Ou seja, a crítica “ao sistema” fica somente in-game. O preço de cada edição ainda não foi revelado, mas os benefícios sim.

Watch Dogs LEGION_venda
Edições com itens especiais.

Na pré-venda de qualquer uma delas, o jogador ganha skins de máscara, pistola e carro. Além disso, a Gold inclui o Season Pass e três dias de acesso antecipado, a Ultimate tem tudo isso mais bônus de XP e personagens extras. Para colecionadores, somente na Ubisoft Store, uma edição Ultimate com uma réplica da máscara Ded Coronet de LED (além de ganhar o item no jogo), steelbook, adesivos e um pôster.

E aí, ansioso para hackear todo mundo pelas ruas de Londres? Watch Dogs Legion chega em 6 de março de 2020.