Nota: Este artigo faz parte da coletânea especial da história de Wipeout. Para acompanhar publicações anteriores e entender melhor a história, veja abaixo:

A Queda da F9000, Depressão e Renascimento

[Natasha Belmondo] Como eu já havia dito, a queda da Overtel, e consequentemente da F9000, não se deu em apenas um dia. A empresa já cavava sua própria cova muito antes de toda liga se desfazer em um aglomerado de escândalos e denúncias. E tudo graças à Coalizão pela Pureza das Corridas Anti-Gravidade.

Para que você entenda melhor, e possa publicar um trabalho mais bem estruturado, eu vou te explicar como as coisas aconteceram em partes.

  • Background

Desde o início do esporte, as Corporações Overtel são obcecadas com ele, e fizeram de tudo para controla-lo. Sua intenção sempre foi clara: maximizar a audiência a a qualquer custo. Para tanto, começou adquirindo a Indústrias Qirex na década de 2050, e a financiou para ser a equipe mais bem sucedida dos anos iniciais das corridas AG.

Só que isso não passou despercebido pela comissão de corridas, nem por meu tataravô. Este movimento foi visto como uma ameaça aos ideais que Belmondo sempre teve para com o esporte. E com isso, como já dito, a Fundação Belmondo foi criada no início do Séc. XXII, depois de ele resignar sua posição na comissão.

Com sua morte em 2127, a Overtel pôde, finalmente, tomar o controle da Comissão da Liga F7200 (Wipeout 3). Em 2152, houve o anúncio da F9000, com a aclamação pública das “melhorias” que estavam sendo trazidas. Tudo com o intuito de esta ser “mais palatar aos espectadores”.

No entanto, à medida que os anos passavam, tudo se tornava apenas negócios para empresas interessadas. Equipes antes cheias de orgulho, como FEISAR e Piranha Advancements se tornaram meros peões em um jogo sujo de negócios.

Natasha Belmondo pilotando uma nave Xios

-Imagino que isso a tenha deixado um tanto desconcertada.

[N.B.] Desconcertada não é a palavra correta. Eu estava literalmente morta por dentro. Veja, na primeira vez que eles nos fizeram manter as posições por uma volta enquanto transmitiam a mensagem dos patrocinadores – acho que em outubro de 2170 – aquilo me acertou como um tiro direto. Naquele dia eu percebi que a Liga havia finalmente perdido sua alma – o dia em que o sonho de meu tataravô morreu.

Com o tempo, diversas organizações, em protesto com o que estava ocorrendo no meio AG, foram surgindo. A mais famosa delas, a Coalizão da Pureza Anti-Gravidade, formada em 2162, coordenou inúmeras exposições públicas, na tentativa de minar aqueles envolvidos com a F9000 (Wipeout Fusion).

  • Os escândalos de Corrupção – Outubro de 2170

Em outubro de 2170, diversos membros da Coalizão conseguiram hackear o banco de dados da F9000 e copiaram terabytes de dados confidenciais antes de serem pegos. Dentre estes arquivos, estavam inúmeros detalhes de corrupção, assassinatos, práticas ilegais, e muitas outras coisas que percorriam toda história da Overtel.

Esta mensagem foi mostrada em inúmeros locais depois da queda da F9000

A Coalizão tornou os documentos públicos pouco antes do início da penúltima corrida da temporada F9000. Os espectadores ficaram abismados enquanto os documentos iam sendo revelados em telas gigantes em centros de  compras, no centro das cidades e aeroportos ao redor do mundo.

-Nem posso imaginar como deve ter ficado extasiada.

[N.B.] Ninguém pode. Mas eu sabia que, algum dia, chegaríamos a este ponto. No momento em que vi as mensagens nos painéis, parei minha nave e perguntei à equipe ‘Isso é o que acho que é?’. Quando me responderam, senti uma onda de emoções tomar conta de mim. Encostei a nave e comecei a chorar. Não eram lágrimas de tristeza ou alegria, mas de alívio. Finalmente havia acabado.

Enquanto estava sentada no grid, aqueles momentos de silêncio aterrador pareciam durar uma eternidade. Então, a multidão começou a gritar. Ao mesmo tempo, os problemas  começaram a ocorrer ao mesmo tempo – como uma represa gigante de ódio, e nosso mundo foi de um pacífico para a anarquia absoluta.

Nos dias que se seguiram, a Liga F9000 foi suspensa para investigações. Horas após as revelações, muitos dos diretores membros da mesa diretora da Overtel escolheram o caminho mais fácil, cometendo suicídio para evitar processos judiciais. Aqueles que não o fizeram, foram presos na sede da Overtel em New York pelos federais.

  • A Queda

Ao mesmo tempo em que isso tudo acontecia, a mídia instaurava um fogo cruzado entre as companhias expostas pelo escândalo. Acusações seguidas de contra-acusações, equipes e suas controladoras buscando desesperadamente ajuda no alto escalão. Mas para muitos, já era tarde.

A situação ficou fora de controle. Multidões invadiram as sedes das corporações ao redor do mundo nos dias e noite seguintes. Foi necessário até mesmo intervenção militar e declaração de lei marcial em inúmeras cidades.

Empresas Tigron (Wipeout Omega)

A queda mais extraordinária foi a da Empresas Tigron. Com já disse, a companhia era  comandada por um sindicato do crime, que estava no poder na Rússia desde a década de 2140. Como resultado das investigações, descobriu-se que a companhia estava envolvida como a principal cúmplice da Overtel nos escândalos.

Depois de adquirir a Qirex em 2140, a Tigron descobriu todas as atividades ilegais nas quais a Overtel estava envolvida. Com isso, chantageou-a, para burlar as regras, e até mesmo combinar corridas. Com os documentos expostos, a empresa foi fechada e suas propriedades abandonadas. Posteriormente, a população se revoltou e derrubou o sindicato do poder em um ano.

Logo G-Tech Systems (Wipeout Fusion)

Outra que teve um destino semelhante foi a Sistemas G-Tech. Especificamente falando, a empresa era financiada pela Overtel de forma ilícita, por meio de várias operações ilegais. Isso explica por que a empresa continuou na disputa, de forma arrogante, mesmo que ameaçada da sua retirada e seu desempenho pífio na competição. Depois das revelações, ela ficou extremamente deficitária, e seus recursos foram leiloados pouco depois de a companhia sair dos negócios.

Outras equipes envolvidas no escândalo se dissolveram ou se uniram (como o caso da EG-R e Xios, que formaram a EG-X, embora não se saiba se estavam envolvidas ou não), ou mesmo se distanciaram do esporte. Mas mesmo aquelas que se fundiram sofreram com a recessão financeira ao longo do tempo.

  • O Dia Seguinte

Tudo isso teve um impacto devastador na economia mundial. O choque levou a uma recessão global que demorou anos para que o mundo se refizesse de seus efeitos.

No meio desses anos, empresas que mais tarde integrariam o rol de equipes profissionais foram criadas, como é o caso da Harimau Internacional, fundada na Malásia como uma organização humanitária, cujo objetivo foi fornecer ajuda à regiões asiáticas atingidas pela grande depressão.

A Qirex foi restabelecida após sua compra pelo magnata Feliks Levovich, e a Assegai foi novamente incorporada após apelo da Piranha Advancements à ONU. Com estas coisas acontecendo, eu sabia que o esporte não havia morrido, e por isso a Fundação Belmondo promoveu, em 2185, o Festival de Renascimento Anti-Gravidade.

Paralelamente, também anunciamos a Liga Amadora FX150, em comemoração ao aniversário de 150 anos do nascimento de meu tataravô, apenas com empresas iniciantes. Corporações como AG Systems, Qirex e Van-Über forneciam peças a elas. Em 2193, a Icaras foi reestabelecida pelo neto de Burnston Burns, Connor, nomeado diretor.

E, em 2195, anunciamos, após 10 anos de sucesso da FX150, a Liga Profissional FX300. Este anúncio marcava, de certa forma, o fim da grande depressão, já que o mundo já estava se reerguendo por si só.

Era FX (Wipeout Pure/HD-Fury/Pulse)

FX300
Logo FX 300 (Wipeout Pulse)

A temporada inaugural da FX300 (Wipeout Pure) começou em 2197, exatamente 100 anos após a F5000 (Wipeout 2097). Esta foi a terceira vez em toda história do esporte que a competição ocorreu em uma única cidade – na ilha artificial de Makana. Esta também era a primeira liga profissional em quase 30 anos.

Estabelecemos, nessa época, uma nova comissão, a Comissão de Corridas AG, que consistia em membros da Fundação Belmondo, e das equipes participantes das competições. Tudo para dar mais transparência.

Com toda situação ainda nova, percebemos que as ligas seguintes precisariam de novas pistas, fora da cidade, por causa dos problemas de tráfego detectado. Com isso, em preparação para as ligas subsequentes, novas pistas começaram a ser construídas além dos limites de Makana, em 2200.

Já em 2202, a empresa Mirage foi fundada pelo Sheike Mani Zayed e o Centro de Excelência Anti-Gravidade Mirage, em Dubai, Emirados Árabes. A companhia a escolheu para ser sua representante na competição. Nesse mesmo ano a Goteki 45 foi reestabelecida, e se uniu à FX300 como time convidado.

Logo FX 350 (Wipeout HD/Fury)

Em 2206, ano da última corrida da temporada final da FX300, ocorreu um incidente curioso. A Triakis ganhou o campeonato. Mas investigações posteriores comprovaram o uso de um sistema desacelerador baseado na inércia-reversa. Apesar de quase todas as equipes usarem um desses hoje em dia, à época ele não era permitido. Por isso, o título foi para a AG Systems.

Nesse mesmo ano, resolvemos criar uma liga intermediária – a FX 350 (Wipeout HD/Fury). Dessa forma, poderíamos usa-la como base de testes para a próxima Liga. Por isso mesmo, ela durou menos de um ano. Diversos protótipos foram utilizados nas corridas. E vimos ainda a estranha participação de um modelo já esquecido da Tigron, o que levantou suspeitas.

Logo FX400 (Wipeout Pulse)

E este ano, teremos a corrida inaugural da FX400 (Wipeout Pulse). Com todos os modelos já apresentados à imprensa, creio que esta não seja um conteúdo do qual deseje falar mais.

[O gravador é desligado]

-Tenho que dizer. Estou impressionado com o quanto de história havia por trás de simples corridas. Não apenas isso. Esse relato suscitou ainda mais a minha curiosidade sobre sua opinião acerca das competições. Quais foram as melhores, no seu ponto de vista?

[N.B.] Não poderia dizer melhores, mas se tivesse que escolher entre todas, seria a primeira AGCR, e a FX 350 (Wipeout Omega Collection). Estas realmente ainda são as mais marcantes para mim.

-Poderia me descrever sua opinião sobre elas? O que mais lhe agrada, ou desagrada?

[N.B.] Façamos melhor. Eu mesma escreverei um artigo, e lhe enviarei para publicação. Então, você poderá conferir qual é minha opinião sobre estas competições. Mas já adianto: não poderiam ser melhores.