Notícias

Sony não acredita que o PS4 tenha o mesmo ciclo que o PS2

O mito PS2 não será superado.

por Daniel dos Reis
Sony não acredita que o PS4 tenha o mesmo ciclo que o PS2

O PlayStation 2 foi um sucesso tão grande que nem a própria Sony acredita que ‘o raio cai duas vezes no mesmo lugar’. Segundo Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment Europa, mesmo que o PS4 esteja indo muito bem em vendas, ele não acredita que a longevidade do console se repita.

A declaração foi dada para revista EDGE publicada recentemente. O executivo pontuou que o cenário atual é muito diferente hoje em dia e que a mentalidade de atualizações regulares, aplicada em smartphones e tablets, é a predominante.

É uma questão muito interessante. O fenômeno cultural de atualizações regulares para smartphones e tablets é, sem dúvida, talvez uma mentalidade colorida. E os dias de ciclo de PlayStation 2, de 13 anos, quase que certamente nunca se repetirão. Mas, igualmente, uma plataforma é um ecossistema muito delicado e, se essa plataforma for bem sucedida, você deve dar aos que fazem conteúdos a chance de recupera-lo (investimentos). No final, goste ou não, são negócios.

Nós atingimos um bom equilíbrio de inovação dentro dos limites da plataforma. Além disso, os serviços como PlayStation Now, por exemplo, são coisas que você vai ver mais. Eu acho que estamos apenas com seis de PS4 Pro e é muito cedo para contabilizar. O Xbox One X ainda não foi lançado. Não sei se é o caminho a seguir o não.

Lançado em 2013, o PlayStation 4 já soma mais de 60 milhões de unidades vendidas. A Sony almeja atingir os 100 milhões com seus novos grandes blockbusters (Spider-Man, God of War, The Last of Us: Part II, Death Stranding e outros). A meta também é bastante ambiciosa, mas mais aceitável que os 140 milhões do clássico PlayStation 2. Além disso, o tempo de vida do PS2 foi muito longo, algo que o console de oitava geração não deve conseguir.