Notícias

Activision Blizzard será investigada por “separação da Bungie”; entenda

Investidores suspeitam de ilegalidades no divórcio com a dona de Destiny.

por Raphael Batista
Activision Blizzard será investigada por

O escritório de advocacia Pomerantz LLP anunciou (via PLS), através de uma comunicado à imprensa, que está conduzindo investigações para apuração de uma suspeita de fraude financeira cometida pela Activision Blizzard. O escritório foi contratado por parte dos investidores da empresa após o anúncio da separação da Bungie incorrer em queda de até 12% das ações durante o dia 11 de janeiro.

Ao que tudo indica, os investidores não estão satisfeitos com a atual administração da empresa que vem promovendo decisões questionáveis. A queda dos papeis foi o estopim para o início de uma investigação sobre o comportamento de “certos executivos e diretores”.

Em 11 de janeiro de 2019, a empresa divulgou que estaria se separando de sua parceira de design e desenvolvimento, Bungie Inc. e que a Bungie assumirá todos os direitos e responsabilidades de publicação da franquia Destiny. Nos primeiros cinco dias do lançamento da franquia Destiny, ela vendeu US $ 325 milhões no varejo. Após este anúncio, o preço das ações da Activision caiu drasticamente durante o pregão em 11 de janeiro de 2019.


O comunicado não deixa claro, no entanto, quais são os argumentos para abertura da investigação. Ao que sugere, o escritório acredita que alguns executivos da Activision estejam envolvidos em esquemas ilegais. Vale frisar ainda que esta é uma investigação – muito comum – não ligadas às autoridades oficiais, mas sim um processo independente.

E Activision parece estar passando mesmo por “momentos turbulentos”. Recentemente, a empresa anunciou a demissão do chefe financeiro após informações sobre ele ter aceitado um emprego na Netflix, o que contradiz os termos políticos do contrato. Além disso, especulações apontam que o co-fundador da Blizzard, Michael Morhaime, também deixará seu cargo em abril de 2019.